Mercado do Futebol

Floresta, o planejamento que obteve sucesso no Ceará

Foto: Evilázio Bezerra/O Povo.

Os meninos da Vila Manoel Sátiro conquistaram a Copa Fares Lopes, em dois anos conseguiram o objetivo de revelar bons atletas e subir à primeira divisão estadual

 

O Floresta Esporte Clube foi fundado no dia 11 de setembro de 1954, mas retornou a atividade em 2008 no Futebol Feminino com o vice-campeonato estadual. No time masculino, a equipe começou a aparecer no cenário em 2015 com o segundo lugar da Série C, após perder para o Alto Santo por 3 a 2. No ano passado ficou com o quarto lugar da 2ª Divisão do Estado e também na Fares Lopes com duas derrotas para o Horizonte na semifinal. Porém o ano especial viria em 2017.

Na segunda divisão estadual, o acesso veio ao superar o Aliança na semifinal, no final decisivo perdeu para o Iguatu por 1 a 0 e deixou escapar o título. Na Copa Fares Lopes, o time não era um dos favoritos a conquista, contudo aos poucos foi chegando, na primeira fase foi 1º lugar no Grupo A com 10 pontos em 4 partidas. Nas quartas eliminou o Horizonte após vencer por 2 a 1, na semifinal superou o Guarani de Juazeiro. A final chegou e a síndrome do vice-campeonato foi extirpado após dois empates contra o Fortaleza, o regulamento estava a seu favor.

Foto: Helene Santos/Diário do Nordeste.

O elenco que superou o Fortaleza e conquistou sua inédita vaga na Copa do Brasil deixou sua marca de somente atletas jovens e trouxe consigo alguns atletas veteranos dentre eles: O zagueiro Regineudo, o meia Otacílio Neto ex-Corinthians e o atacante Edson Cariús (vice-artilheiro do Cearense neste ano). O time principal: Davi; Renezinho, Regineuldo, Claudio Caça-Rato, José Carlos; Dim, Bruno Ocara, Felipinho, Otacílio Neto, Edson Carius e Paulo Vitor (artilheiro da competição).

Além de ascender cada vez mais no cenário estadual e aos poucos entrando no nível nacional, outro ponto relevante é o trabalho com a base. Neste ano disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior e fez seu papel ao vencer o Audax Osasco por 4 a 3, na primeira rodada perdeu para o temido Santos por 1 a 0 atuando de igual para igual, no último jogo tinha até chance de conquistar uma vaga na próxima fase, porém a situação foi fora do normal e o elenco foi derrotado por 5 a 1 para o Rio Branco, do Acre.

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.