Mercado do Futebol

SANTOS COMPLETA MAIS UM ANO DE UMA HISTÓRIA IMPAGÁVEL

O esquadrão do Peixe dos anos 60 (Foto: Importais do futebol)

Robinho, meu nome é Guilherme Lesnok, e eu queria te contar que hoje comemora-se uma coisa….

14 de abril de 1912 era fundando o Santos Futebol Clube, coincidentemente afundava o RMS Titanic, maior navio da época. Não foi por caso, é difícil dividir em um mesmo mundo duas coisas são grandes…

Sua história é infungível, foi o primeiro e o maior campeão de uma cidade que não é da capital nem da província. É o time com mais gols na história. Foi o único a marcar 100 gols em 16 jogos (1937). Foi o primeiro campeão da américa. Primeiro Bi. Segundo TRI.

O esquadrão do Peixe dos anos 60 (Foto: Importais do futebol)

O esquadrão do Peixe dos anos 60 (Foto: Importais do futebol)

Claro que um clube com tantos anos passou por deslizes, muitas vezes por culpa de planejamentos de uma diretoria torta, com pensamentos arcaicos.  Foi também deixado para trás pela mídia, em sua maioria o discrimina, renegando uma história rica… É que muitas vezes a gente se esquece (ser humano) as coisas boas que já aconteceram e as melhorias que o Santos trouxe para o futebol brasileiro. O próprio Pelé fala que o Peixe só não levou o Brasil para Lua.

Mas o Santos sempre deixou isso de lado, e quando menos esperavam, lá estava o time alvinegro surpreendendo a todos. Foi assim em 2002. Chegava a ser cômico para mídia acreditar que um time com garotos disputaria o campeonato brasileiro. Você fez parte dessa história, Robinho. O Santos foi vencendo os favoritos. Desmontou o São Paulo no Morumbi e bateu o super favorito Corinthians, com duas vitórias nos dois jogos.

Em 1995, quem não se emocionou vendo o time do Santos não descer ao vestiário? O Santos precisava de 3 gols de diferença para avançar de fase. Comandado por Giovanni, o Santos chegou até a final, que por ironia do destino não ganhou, mas só um clube tão grande para deixar marcado em sua história mesmo com a não conquista, uma página tão bonita. Campeonato brasileiro de 1995, o Santos foi vice campeão, mas ficou para história.

Giovanni em ação pelo brasileiro de 1995 (Foto: imortais do futebol)

Giovanni em ação pelo brasileiro de 1995 (Foto: imortais do futebol)

Em 2011, também nos levantamos na libertadores. O projeto foi mal feito, talvez a escolha do treinador não tenha sido das melhores, com Adilson Batista… mas houve tempo para corrigir. Chegamos na penúltima rodada da primeira fase sem se quer ter o privilégio de empatar. Jogaríamos sem Neymar e Elano, então  mais uma vez a camisa pesou. Duas vitórias seguidas, classificação garantida para próxima fase. Fase que o Santos foi levando e os outros foram tombando. Campeonato que o Santos venceu o TRI campeonato da libertadores.

No ano passado, a imprensa como um todo apontou o Santos como um dos possíveis candidatos a descer.  Diversos jogadores deixaram o Santos pelas portas dos fundos. Jogadores com história no clube, como Arouca. Mas a história de descer ficou só nas capas de jornais e dos falsos profetas da imprensa. O alvinegro não conseguiu classificar-se pra Libertadores, perdeu a final da copa do brasil, mas o saldo foi positivo. Terminamos a temporada com um bom futebol, com título Paulista, com jogadores na seleção e com o artilheiro do Brasil no clube.

Esse texto não é um resumo da história do Santos FC, e sim, uma breve lembrança para muita gente que se esquece do que o clube significa. Hoje é fácil colocar os filhos para falar que o CT do Santos é pequeno (mesmo sendo um dos mais avançados do país), fácil falar que a outra torcida é a mais fanática e etc.

Robinho, o salário que muito torcedor ganha não compra as mansões, carros, iates, condomínios, joias que você tem… mas as coisas que nós vimos o Santos fazer, e a história que esse time tem, o seu salário milionário também não compra.

Parabéns, Santos FC!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: