Estação Copa do Mundo: As várias facetas do futebol suíço

A seleção da Suíça chegou pela primeira vez a quarta Copa do Mundo seguida consolidando sua força em nível mundial

 

História do Futebol suíço:

 

Quando se fala em Suíça pensam em relógio e chocolate, porém o futebol aos poucos vai ganhando espaço no imaginário da população mundial. Em 1934, 1938 e 1954 (jogou em casa) em suas primeiras participações ficou nas quartas-de-final do campeonato, após perder para Tchecoslováquia por 3 a 2 , para a Hungria por 2 a 0 e pela Áustria por incríveis 7 a 5. No Brasil em 1950 conseguiu a sua melhor posição na competição, um sexto lugar após ficar em terceiro lugar no Grupo 1 da primeira fase (13 equipes participaram da competição).

Em outras oportunidades, o país participa da Copa do Mundo (1962, 1966 e 2010), sendo que em 2010 ficou em terceiro lugar com quatro pontos. Em 1994, 2006 e 2014 chegaram as oitavas-de-final perdendo para a Espanha por 3 a 0, em 2006 ficou em primeiro lugar no grupo G com 7 pontos desbancando a favorita França e foi eliminado nos pênaltis após empate contra a Ucrânia (a equipe não perdeu no campeonato). Em 2014 o trocou veio na mesma medida no Grupo E, a França em primeiro e a Suíça em segundo, na fase seguinte perdeu para a Argentina por 1 a 0.

Houveram outras campanhas de destaque como o vice-campeonato nas Olímpiadas de 1924 em Paris e o nono lugar na Eurocopa de 2008 no próprio país e na Áustria. O atleta com maior número de participações foi o meia Heinz Hermann com 118 jogos pela seleção e o artilheiro é ainda Alexander Frei com 42 gols (autor de 200 tentos durante a carreira e passagem por Borussia Dortmund). A Squadra nazionale (esquadra nacional) vai em busca de uma semifinal, pois já bateu na trave em três oportunidades.

Além disso tem duas conquistas na sua história, o Campeonato Europeu sub-17 em 2002 (após vencer a França por 4 a 2 nas penalidades) foi sediado na Dinamarca e a Copa do Mundo sub-17 em 2009 na casa dos adversários venceu a Nigéria pelo placar de 1 a 0 e também foi vice-campeão da Copa do Mundo de Futebol de Areia em 2009 sendo eliminado pelo Brasil na cidade de Dubai nos Emirados Árabes Unidos. As várias facetas do futebol suíço estão presentes e agora a busca é pelo contínuo crescimento.

 

Principais jogadores:

 

O técnico Vladimir Petkovic conseguiu colocar a equipe em sétimo lugar no Ranking da FIFA com um futebol convicente e que bate de frente a frente com as grandes equipes europeias.

 

Goleiro: Yan Sommer (Borussia Monchengladbach)

Lateral: Stephan Lichtsteiner (Juventus)

Zagueiro: Johan Djourou (Antalyaspor)

Volante: Granit Xhaka (Arsenal)

Meia: Xherdan Shaqiri (Stoke City)

Atacantes: Haris Seferovic (Benfica) e Admir Mehmedi (Bayer Leverkusen)

Foto: Reuters.

Deixe seu comentário:

Jean Lucas

Criador do site Mercado do Futebol, jornalista em busca de aprimorar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.