Estação Copa do Mundo: Portugal, na labuta pelo histórico título

A Seleção Portuguesa de Futebol junto com o seu maestro ultimamente está chegando forte em todas as competições, sendo que agora a procura é pelo seu maior título

 

História de Portugal:

 

Portugal ao se comparar as outras grandes seleções tem menor tradição e número de conquistas dentre elas: Três Torneios de Toulon (1992, 2001 e 2003), dois campeonatos mundiais sub-20 (1989 e 1991), três campeonatos europeus sub-19 (1961, 1994 e 1999), além de sub-17 europeu, jogos da Lusofonia e Jogos da CPLP (em duas oportunidades, competição com participação dos países de língua portuguesa). A única conquista do time profissional foi a Eurocopa de 2016.

Sobre as participações nas competições principais iniciou em 1928 nos Jogos Olímpicos chegando nas quartas-de-final, o retorno foi em 1996 com um quarto lugar nos Estados Unidos, na Grécia em 2004 ficou na primeira fase e no Brasil em 2016 ficou nas quartas-de-final contra a Alemanha. Na Eurocopa sua participação inicial foi em 1984, na primeira fase ficou em segundo lugar após vencer a Romênia, na semifinal foi eliminado pelos donos da casa, a França por 3 a 2.

Em 1996 na Inglaterra foi para as quartas-de-final, na edição seguinte na Holanda e Bélgica foi 100% no Grupo A com Romênia, Inglaterra e Alemanha, na segunda fase superou a Turquia e esbarrou na França na semifinal. Em 2004 em casa chegou a final inédita, após ser primeiro lugar no Grupo A, nas quartas venceu a Inglaterra, na semifinal a Holanda e no jogo decisivo perdeu novamente para a Grécia (no primeiro jogo do campeonato tinha perdido para a seleção).

Em 2008 na Suíça e Polônia chegou nas quartas, na edição posterior na Polônia e Ucrânia chegou a semifinal, após ser eliminado pela Espanha nas penalidades máximas. Na última edição na França foi o vencedor da competição, ao empatar seus três jogos na primeira fase e se classificar como melhor terceiro, além de eliminar a Croácia, Polônia, País de Gales e o grande entrave da sua história, a França na final. Em sua única participação na Copa das Confederações foi terceiro lugar na Rússia em 2017.

Sobre a Copa do Mundo foram seis participações, na estreia em 1966 na Inglaterra foi terceiro lugar, na primeira fase eliminou o Brasil após vencer por 3 a 1 e superar a Coreia do Norte por 5 a 3 nas quartas, na disputa do bronze venceu a União Soviética por 2 a 1. Em 1986 no México, 2002 na Coreia do Sul e Japão e no Brasil em 2014 ficou na primeira fase. Em 2006 na Alemanha ficou em quarto lugar, após perder para a França e pelos donos da casa na disputa do terceiro lugar. Em 2010 na África do Sul parou nas oitavas-de-final.

 

Principais nomes:

 

O treinador Fernando Santos não tem um grande elenco, mas com o que possui faz um bom trabalho, quem sabe chega como foi na Eurocopa aos poucos e respeitando cada adversário da competição. Cristiano Ronaldo é um nome essencial no esquema do selecionado.

 

Goleiro: Beto (Götzepe, Turquia)

Lateral: Nélson Semedo (Barcelona)

Zagueiro: Pepe (Besiktas)

Volante: João Mário (Inter de Milão)

Meia: Bernardo Silva (Manchester City)

Atacantes: Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e André Silva (Milan)

 

Foto: Seleção de Portugal.

Deixe seu comentário:

Jean Lucas

Criador do site Mercado do Futebol, jornalista em busca de aprimorar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.