De Conto Esportes
Mercado do Futebol

RETROSPECTIVA: CRUZEIRO EC 2016.

TROFÉU DA COMPETIÇÃO.

O ano começou para a equipe celeste com a Copa da Primeira Liga, um torneio independente criado pelos dirigentes de alguns dos maiores clubes do país como, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e outros. Competição que recebeu o apelido de Copa Sul-Minas-Rio e teve a participação de: Cruzeiro, Atlético Mineiro, América Mineiro, Atlético Paranaense, Coritiba, Criciúma, Avaí, Figueirense, Grêmio, Internacional, Flamengo e o campeão Fluminense.

Um formato bem simples, 3 grupos com 4 clubes, apenas 3 partidas por grupo. O 1° colocado de cada grupo de classifica para a semifinal junto com o melhor 2° colocado. Os grupos foram:

GRUPO A: Fluminense, Atlético Paranaense, Cruzeiro e Criciúma.

GRUPO B: Internacional, Grêmio, Coritiba e Avaí.

GRUPO C: Flamengo, Figueirense, América Mineiro e Atlético Mineiro.

Classificados a Semifinal: Fluminense, Internacional, Flamengo em 1° lugar de seus grupos, e o Atlético Paranaense como melhor 2° colocado. Fluminense eliminou o Inter nos pênaltis, já o Furacão passou pelo Flamengo. Na final, o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 1 a 0 e se tornou o primeiro campeão da Copa da Primeira Liga.

Já o Cruzeiro, em 3 jogos obteve, 1 empate, 1 derrota e 1 vitória. Ficando em 3° colocado do Grupo A.

TROFÉU DA COMPETIÇÃO.

No Campeonato Mineiro a campanha na primeira fase foi impecável, apesar do futebol não convincente, a equipe treinada por Deivid obteve 9 vitórias e 2 empates em 11 jogos. Porém na semifinal perdeu o primeiro jogo no Independência para o América Mineiro por 2 a 0, e na partida de volta apenas empatou em 0 a 0 no Mineirão e foi eliminado. América-MG que enfrentou o Atlético-MG na final e se sagrou campeão mineiro pela 16ª vez em sua história.

TROFÉU DA COMPETIÇÃO.

Na Copa do Brasil a campanha começou tímida, empate com o Campinense fora de casa por 0 a 0 e um 3 a 2 no Mineirão suado garantiram o Cruzeiro na segunda fase. Segunda fase que foi mais tranquila que na fase anterior, 2 a 0 no Londrina fora de casa que classificou o clube sem necessidade da partida de volta. Na terceira fase duas vitórias por 2 a 1 sobre o Vitória que levaram a equipe celeste as Oitavas de Finais da Copa do Brasil, onde enfrentaria o Botafogo. Na partida de ida do Rio de Janeiro uma GIGANTE goleada por 5 a 2 que garantiu a tranquilidade, e a vaga se confirmou com um 1 a 0 na volta no Mineirão. Nas Quartas de finais duas partidas EMOCIONANTES contra o Corinthians, depois de perder por 2 a 1 na Arena Corinthians, o Cruzeiro precisava apenas de 1 a 0 na volta, mas ninguém esperava o espetáculo que foi a partida. A equipe mineira abriu 1 a 0 logo cedo, mas no final do primeiro tempo Rodriguinho empatou para o Corinthians, no intervalo o Corinthians estava classificando, e 2 a 1 levava a decisão para os pênaltis, mas o 2° tempo foi extraordinário, Cruzeiro não só fez 2 a 1, e sim, abriu 4 a 1 diante do clube paulista que diminuiu a goleada para 4 a 2 no final, porém a vaga já estava garantida para o Cruzeiro. Na semifinal a decepção, empolgado pela classificação na fase anterior, o Cruzeiro encarou o Grêmio, com a casa cheia perdeu por 2 a 0 para o clube gaúcho que segurou o Cruzeiro na volta na Arena do Grêmio e avançou para a final, onde foi campeão em cima do Atlético Mineiro.

TROFÉU DA COMPETIÇÃO.

O Brasileirão desde 2015 para o Cruzeiro vem sendo um tormento de péssimas atuações e brigando constantemente contra o rebaixamento, esse ano o Cruzeiro só conseguiu a primeira vitória na competição apenas na 5ª rodada, quando venceu o Botafogo por 1 a 0 no Mané Garrincha em Brasília. Com Paulo Bento no comando o Cruzeiro foi da 2ª rodada até a 16ª rodada na derrota em pleno Mineirão por 2 a 1 para o Sport, foram 17 jogos, 15 pelo Brasileirão e dois pela Copa do Brasil. Sob seu comando, o time conseguiu seis vitórias, três empates e oito derrotas, o que representa aproveitamento de 41,17% dos pontos. Veio o velho conhecido Mano Menezes de 54 anos para ocupar seu lugar, estreou contra o Santos perdendo por 2 a 0 na Vila Belmiro, depois disso foram 28 jogos, 22 pelo Brasileirão e 6 pela Copa do Brasil, obteve 14 vitórias, 7 empates e 7 derrotas. Livrou a equipe do rebaixamento, garantiu uma vaga na Copa Sul-Americana de 2017 e ainda levou a equipe até a Semifinal da Copa do Brasil.

 

TREINADORES EM 2016

Depois da saída de Mano Menezes do Cruzeiro no final de 2015 a equipe “sofreu” até a volta do treinador em 2016.

 DEVID:

O ex-jogador da raposa recebeu uma chance de ouro no começo da temporada no Cruzeiro. Treinou a equipe até o final do Campeonato Mineiro, obtendo 9 vitórias e 3 empates e apenas 1 derrota em 13 jogos. Mas o futebol apresentado pela equipe não satisfazia a torcida, que pedia sua cabeça no comando da equipe. E depois da eliminação na semifinal do Mineiro, Deivid foi demitido.

 

 PAULO BENTO:

O português chegou badalado no Cruzeiro após ter treinado a seleção portuguesa de Cristiano Ronaldo. Mas isso não foi suficiente para um bom trabalho frente ao Maior de Minas, Paulo Bento estreou no Mineirão pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro e ficou num empate contra o Figueirense (rebaixado à Série B). Depois disso foram 17 jogos, 15 pelo Brasileirão e dois pela Copa do Brasil. Sob seu comando, o time conseguiu 6 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, a última contra o Sport por 2 a 1 em pleno Mineirão pela 16ª rodada do Brasileirão que resultou na sua demissão.

 

 MANO MENEZES:

Mano Menezes volta ao Cruzeiro depois de uma passagem ruim pela China, e com a mesma missão que chegou ao clube em 2015, mas com algumas rodadas a mais. Mano conseguiu “reerguer” a equipe que brigava contra o rebaixamento no Brasileirão, e terminou a competição na 12ª colocação, o que deu a vaga ao Cruzeiro para a Copa Sul-Americana de 2017. Pela Copa do Brasil, levou o Cruzeiro até a Semifinal onde saiu para o campeão Grêmio, após perder em pleno Mineirão lotado por 2 a 0, e ficar apenas no empate por 0 a 0 no Sul.

 

A TORCIDA ESPERA UM 2017 DE MUITAS CONQUISTAS, POIS É O NORMAL EM UM CLUBE DA GRANDEZA DO CRUZEIRO ESPORTE CLUBE.

Por: Luiz Henrique

@LuizHenrique97_

14 de dezembro de 2016.

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.