De Conto Esportes
Mercado do Futebol

Centenário cheio de glórias

Dia 12 de Outubro a “Vila mais famosa do mundo”, a Vila Belmiro completará 100 anos. Neste fim de semana, diversas festividades marcaram as comemorações. Diversas homenagens aconteceram neste final de semana, e a maior delas, foi ao lateral esquerdo Léo, que fez seu jogo oficial de despedida, contra o Benfica de Portugal, time que jogou e fez história na europa e também o time que em 1962, o Santos derrotou e conquistou seu primeiro título mundial de clubes. O adversário não poderia ser outro, já que naquela época, eram os dois maiores times que o mundo via jogar. O Santos, com seu elenco cheio de estrelas, liderados pelo Rei Pelé e do outro lado, Euzébio, o maior jogador português de todos os tempos, liderava o Benfica. Outra relevante homenagem foi ao meia Giovanni, ídolo alvinegro nos anos 90, que a convite de Léo, participou da partida amistosa e recebeu uma bela homenagem da diretoria santista, que o condecorou com uma placa.

 

A JOVEM CENTENÁRIA VILA BELMIRO

Após a fundação do Santos, em 1912, o time treinava em um campo no Bairro do Macuco, que não tinha as dimensões oficiais mínimas, e seus jogos eram disputado em um terreno, onde hoje é a Igreja do Macuco, na Avenida Ana costa. Desta forma, em 31 de maio de 1916, após Assembléia geral, foi aprovado a compra de uma área de 16.500m², no Bairro da Vila Belmiro e no dia 12 de outubro do mesmo ano, era inaugurada a praça de esportes do estádio. O primeiro jogo aconteceu 10 dias depois, contra o Ypiranga, pelo Campeonato Paulista, com vitória do Santos por 2×1. Na Vila Belmiro, até então só se poderia fazer jogos durante o dia, pois não havia luz artifical. Em 1931, em um amistoso do Santos x Seleção Santista, foi inaugurado o sistema de iluminação do estádio, e o jogo terminou empatado em 1×1. Em 1933, um dos maiores benfeitores do Santos Futebol Clube, teve seu nome eternizado no Estádio, que passou a se chamar Estádio Urbano Caldeira.

Vila Belmiro em 1916. (Foto: acervo Santos Futebol Clube - www.santosfc.com.br)

Vila Belmiro em 1916. (Foto: acervo Santos Futebol Clube – www.santosfc.com.br)

 

NÚMEROS QUE IMPRESSIONAM

O Santos em seus domínios tiveram resultados que impressionam. São 2.207 partidas realizadas, com incríveis 1.413 vitórias, 434 empates e apenas 360 derrotas. O Santos balançou as redes em 5.591 oportunidades e sofreu 2.616 gols. Os placares mais elásticos foram em 1927 e em 1959, ambos por 12×1, contra o C.A. Ypiranga e Ponte Preta, respectivamente.

Em seus domínios, quem mais dirigiu o Santos foi o treinador Lula, que dirigiu o time em 289 partidas, com 229 vitórias. O segundo com mais jogos é Emerson Leão, com 123 jogos e 79 vitórias. Já pelos jogadores, pela equipe principal Zito foi quem mais jogou pela equipe santista, com 218 jogos, e em segundo, aparecem Pelé e Léo com 210 partidas. Pelé, sempre presente nos números mais expressivos do Santos, é o jogador que mais gols fez no estádio, com 288 tentos marcados, seguido por Feitiço, que marcou em 162 oportunidades e Pepe balançou as redes 152 vezes. Pelé também lidera a estatística de ter marcado mais gols em uma única partida. Em 1964, marcou 8 gols na vitória em sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, por 11 x 0. Araken Patusca em 1927 anotou 7 gols na goleada por 12×1 frente ao Ypiranga.

Em seus números ou em qualquer estatística, sempre este trio de ferro estará em destaque, Pelé, Coutinho e Pepe, talvez o melhor ataque que o mundo já viu. (Foto: Acervo Santos Futebol Clube)

Em seus números ou em qualquer estatística, sempre este trio de ferro estará em destaque, Pelé, Coutinho e Pepe, talvez o melhor ataque que o mundo já viu. (Foto: Acervo Santos Futebol Clube)

Em finais na Vila Belmiro, quem mais comemorou conquistas foi o atacante Pepe, com 6 conquistas. Pelé, Tite, Zito e Coutinho conquistaram 5 títulos, Dorval, Mauro Ramos de Oliveira e Lima conquistaram 4 títulos e Manga, Hélvio, Melgávio, Calvet e Laércio, conquistaram 3 títulos.

A Vila Belmiro atualmente tem capacidade para pouco mais de 16.000 pessoas, mas já chegou a ter mais de 30.000 expectadores. Nos três confrontos com maiores públicos, o Santos não teve boas recordações. No jogo com maior público, o time foi goleado pelo Palmeiras por 0x5, em fevereiro de 1976, pelo Torneio Governador do Estado, com 31.662 torcedores. Em 1978, quando perdeu por 2×0 para o Guarani, pelo Campeonato Paulista, teve um público de 31.172 e em 1980, um empate sem gols com a Desportiva de Cariacica em 0x0, pelo Campeonato Brasileiro, levou 31.146 torcedores ao estádio.

 

COMENTÁRIOS DE QUEM JÁ JOGOU CONTRA O SANTOS NA VILA

Ao longo dos anos, a Vila Belmiro se tornou um verdadeiro pesadelo para os adversários. Vários atletas já deram interessantes declarações ao jogar na Vila Belmiro contra o Santos:

”A Vila Belmiro com 15 mil sufoca mais que o Maracanã com 70 mil, parece que os torcedores estão gritando do nosso lado.”Juninho Paulista

”Eu joguei em estádios lotados por todo o mundo, mas pelo jeito que a Vila Belmiro foi construída, jogar aqui é onde a gente mais sente a pressão da torcida.” Raí

”O meu maior medo é enfrentar o Santos na Vila Belmiro, porque lá o bicho pega, é muito mais tensão, muito mais influência do que no Morumbi ou qualquer outro estádio lotado.”Vanderlei Luxemburgo

”O estádio mais difícil de se jogar é na Vila Belmiro.”Rogério Ceni

”Jogar aqui, na Vila Belmiro, é como jogar no inferno.”Canera (jogador do Cúcuta)

Vídeo feito pela SantosTV, 5ª maior TV de um clube do mundo, maior do Brasil, com mais de 19 milhões de visualizações.

 

 

 

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.