De Conto Esportes
Mercado do Futebol

4 Chaves para o clássico

Atlético de Madrid e Barcelona prometem mais uma guerra hoje em campo, como vem sendo os clássicos entre madrilenhos e catalães desde a chegada de Diego Simeone no clube colchonero.

As equipes já estão entrando no ritmo da temporada 16/17: enquanto o Atleti já possui a melhor defesa de La Liga, o Barça já tem o melhor ataque da competição.

E como toda guerra, a vitória é decidida nos detalhes, muitas vezes quase imperceptíveis. O que decidirá o jogo de logo mais no Campo Novo? Confira os detalhes que separamos!


Intensidade

Isso já podemos esperar do Atleti, correria e aplicação tática do primeiro ao último minuto de jogo. Resta saber como a equipe de Luis Enrique entrará nesse jogo, que geralmente tira seus craques do sério, sendo bom apenas para Suárez, que terá outro round de suas lutas com Godín.

Outro fator importante: como a equipe rojiblanca vai adaptar sua intensidade ao estilo do árbitro do jogo. Nos últimos 2 jogos na Catalunha, 3 comandados de Simeone foram expulsos de campo, enquanto o Barça saiu com os 11 em ambas partidas (sabe-se lá como Busquests e Suárez não foram expulsos).


Laterais

O jogo de ambas equipes baseiam-se em estocadas verticais, geralmente partindo pelos flancos, daí já vemos a importância do jogo pelas laterais.

Nos acostumamos a ver Juanfran x Neymar e Filipe Luis x Messi, e são esses confrontos que decidirão a partida. Claro, ninguém está sozinho, os ótimos laterais da equipe do Manzanares terão o apoio dos incansáveis Koke e Gabi frequentemente, enquanto Messi e Neymar terão o apoio de seus laterais.

E é aí que entra outros confrontos decisivos: Saul x Jordi Alba e Carrasco x Sergi Roberto. Simeone sempre explora muito bem o jogo às costas do lateral/ala catalão, inclusive num cruzamento de Saúl por aí que saiu o primeiro gol de Griezmann na última Champions. A expectativa também é da entrada de Carrasco para explorar as costas do inconstante Sergi Roberto. Busquests foi poupado do último jogo justamente para ter fôlego para fazer essas coberturas.


Inspiração

São 2 das equipes mais valiosas do mundo, capacidade de decidir os jogadores tem de sobra. O Atlético de Madrid tem um dos melhores jogadores da última temporada no ataque: Antoine Griezmann, que já é um dos artilheiros de La Liga, com 4 gols em 3 jogos. Kevin Gameiro chegou e tem características bem interessantes para esse jogo, sendo um atacante de movimentação, Fernando Torres tem no Camp Nou seu campo favorito para fazer gols. Isso sem contar a defesa absurda, com os laterais já citados e o melhor zagueiro do mundo: Diego Godín já decidiu um título de campeonato espanhol na casa do Barça.

Falar da qualidade do Barcelona é chover no molhado. Luis Suárez vem se destacando nos últimos clássicos, justamente por gostar do estilo de guerra imposto pelo clube Colchonero. Rakitic, Iniesta e Busquests serão fundamentais para o resultado, tendo em vista que a melhor forma de furar o bloqueio de Simeone é com infiltrações.

Outro duelo que merece destaque é o dos goleiros. Enquanto Oblak se consolidou como um dos melhores do mundo e o Atleti tem nele uma das armas para segurar o poder ofensivo catalão, a atuação de Ter Stegen será fundamental. Nos últimos clássicos pela Liga, Claudio Bravo foi destaque. Será que o alemão tem essa capacidade?


Banco

O “fundo do armário” é super importante num confronto quanto esse, ainda mais se levarmos em conta que ambas equipes jogaram no fim de semana e esse jogo será extenuante.

O Atlético de Madrid reforçou seu elenco e possui muitas opções para mudar o jogo no banco de reservas, dependendo do desenrolar do jogo, Simeone pode colocar Fernando Torres, Correa, Carrasco/Gaitán, Augusto. Todos jogadores importantes que podem decidir a partida. Outro ponto é o técnico argentino saber avaliar o jogo e não chamar demais a equipe catalã, tendo em vista que o pivô não está funcionando, o que para para os contra-ataques do Atleti é fundamental (é o desafogo e tempo para os meias e laterais subirem).

O Barcelona reforçou justamente para essas situações. Paco Alcácer e André Gomes são valores importantíssimos caso Lucho queira dar uma cara nova no confronto.


Também temos as escalações oficiais! Confira abaixo:

Barcelona: Ter Stegen; Sergi Roberto, Piqué, mascherano, Jordi Alba; Busquests, Rakitic, Iniesta; Messi, Suárez e Neymar.

Atlético de Madrid: Oblak; Juanfran, Godín, Savic, Filipe Luis; Gabi, Koke, Saúl, Carrasco; Griezmann e Gameiro.

E aí, qual chave você acha que decidirá o jogo? Vitória colchonera no Camp Nou?

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.