Mercado do Futebol

Seleção convocada e cheia de “dunguices”.

35

Os primeiros dois jogos das eliminatórias já foram realizados, a seleção brasileira e o seu técnico receberam críticas pela derrota para o Chile e seu futebol mequetrefe e logo depois ganhou alguns elogios pontuais quando venceu a Venezuela. É óbvio que o torcedor brasileiro ainda está com o pé atrás, não tem confiança no time, mas quem parece muito satisfeito é o Dunga, que hoje (22) demonstrou isso muito bem em mais uma convocação. A única surpresa foi a presença do goleiro Cássio e o restante foi simplesmente mais do mesmo.

Tudo bem que o correto é formar pelo menos uma espinha dorsal do time titular, para que exista o entrosamento e o melhor aproveitamento possível das qualidades de cada jogador, mas tem nomes que Dunga insiste em convocar que não dá para entender o porquê. A começar por David Luiz, que estava lesionado e já retorna correndo graças aos desejos do treinador, que ainda não percebeu os buracos que o defensor do PSG deixa no sistema defensivo e acaba minando qualquer tipo de confiança que o torcedor pense em ter. É apenas a primeira ‘dunguice’. Acredito que uma zaga formada por Miranda e Marquinhos ou até mesmo Miranda e Gil seria mais sólida.

Pra variar, o técnico preferiu deixar Philippe Coutinho e Jadson fora da lista, mantendo o sempre irregular e nunca convincente Oscar. Ainda sacou Lucas (PSG) da convocação, antes mesmo que o próprio demonstrasse a sua capacidade de contribuir. Não dá pra concordar com essa cegueira que Dunga insiste em ter com esses jogadores, que poderiam ser pelo menos opções no banco de reservas. Oscar como meia de articulação já demonstrou que não tem condições de colaborar nem servindo os atacantes e nem no poder de decisão. Ou será que a ideia é manter um meio-campo pouco criativo, obrigando ao time recorrer somente as jogadas pelas laterais?

E como é de praxe, Dunga voltou a chamar Neymar, já que o atacante cumpriu devidamente a suspensão de dois jogos por ter perdido a cabeça na Copa América. Claro que nisso ele acerta, já que o jogador do Barcelona vive um grande momento, sabe do seu potencial e sua importância nas eliminatórias… Por isso, essa dá pra aplaudir. No entanto, ao mesmo tempo em que é benéfica a volta da principal estrela brasileira, fica a questão de quem sairá do time. Se eu pudesse escolher, deixaria Douglas Costa e Willian pelos lados e Neymar centralizado. Outra opção seria a saída de um desses para que Ricardo Oliveira pudesse formar uma dupla de ataque com o ‘camisa 10’ da seleção. Dá pra fazer uma boa escolha, só espero que não venha mais uma Dunguice.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: