Mercado do Futebol

Estaduais Nordestinos (Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe)

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Hoje (05/01) continuamos nosso projeto de contar sobre os estaduais no país, agora estamos completando os estados do Nordeste

 

Campeonato Cearense:

O formato do estadual é diferente dos outros, são 10 equipes que em nove jogos decidem os seis que avançam da primeira fase, na segunda fase se dividem em dois grupos e os dois primeiros vão para a semifinal, depois disso jogos mata-mata.

 

Ceará:

O Ceará é o atual campeão e pelo acesso na Série A é o favorito-mor ao título, porém a equipe deve se dividir no calendário apertado do país entre três competições, a tendência é a utilização de um time alternativo no estadual, os principais nomes são: O goleiro Everson, O lateral-direito Leandro Silva, o zagueiro Rafael Pereira, o volante Richardson, o meia Ricardinho (foto) e o atacante Douglas Coutinho. O técnico é Marcelo Chamusca.

Leitura: Entrevista com o zagueiro Rafael Pereira, do Ceará

Imagem: Ceará SC.

 

Ferroviário:

Depois de muitos anos, o Ferrão da Barra retorna ao cenário nacional e regional com a conquista do vice-campeonato estadual no ano passado, no momento montou um elenco interessante para quem sabe chegar a final novamente, os destaques são: O zagueiro Túlio ex-Ceará, o volante Piauí ex-Guarany de Sobral e o atacante Mota (foto) ex-Cruzeiro. O técnico é Carlos Rabelo.

Imagem: Ferrovíario AC.

 

Floresta:

O atual campeão da Fares Lopes também tem vaga na Copa do Brasil, um novo time que tem um bom trabalho, os destaques são: O goleiro Mauro ex-Ferroviário, o zagueiro Regineldo ex-Guarani de Juazeiro, o volante Bruno Ocara ex-Sousa-PB e o atacante Edson Cariús ex-Uniclinic. O técnico é Raimundo Vágner.

 

Fortaleza:

O Fortaleza diferente dos outros times citados acima tem somente o estadual para competir no primeiro semestre, apesar de ter ascendido a segunda divisão nacional depois de muito tempo, fica atrás de seu rival em termos de elenco, os nomes principais são: O goleiro Marcelo Boeck, o lateral-esquerdo Bruno Melo (foto), o zagueiro Diego Jussani, o meia Alan Mineiro e o atacante Alípio. O técnico é Rogério Ceni.

Imagem: JL Rosa/Agência Diário.

 

Guarani de Juazeiro:

Um dos poucos representantes do interior no estadual, ainda assim a desorganização deixa a equipe comprometida na competição, os destaques são: O zagueiro Hygor ex-Ceará e o meia-atacante Leílson ex-Náutico.

 

Horizonte:

O Galo do Tabuleiro quer a vaga na Série D em 2019 mesmo com um investimento modesto, montou um elenco com nomes interessantes, os principais nomes são: O goleiro Gustavo Alves ex-Ceará, o zagueiro Zé Antônio ex-Remo, o volante Hércules ex-Botafogo-PB e o meia Chapinha ex-Icasa. o técnico é Marcelo Vilar.

 

Iguatu:

O time da região do Cariri é uma grata surpresa e parece que não quer somente ficar por um pequeno tempo para isso investiu bem, os destaques são: O zagueiro Albano ex-Horizonte, o lateral-esquerdo Andrezinho ex-CRAC-GO, o volante Michel ex-Ceará, o meia Elanardo ex-Paysandu e o atacante Otacílio Neto ex-Corinthians. O técnico é Roberto Carlos.

 

Maranguape:

O Gavião da Serra sempre é um dos cotados a serem rebaixados no estadual, contudo sempre permanece fazendo um bom trabalho, os principais nomes são: O meia Mimi ex-Itapipoca e o atacante Gugu ex-Flamengo-PI.

 

Tiradentes:

O Tigre da Polícia Militar chega para tentar buscar uma vaga na Série D em 2019 para isso fez contratações precisas em cada posição, os destaques são: O goleiro Fábio Lima ex-Horizonte, o lateral-esquerdo Glaybson ex-Gama, o zagueiro Tony Belém ex-Ferroviário, o meia Patuta ex-Fortaleza e o atacante Thiago Furlan ex-Guarany de Sobral.

 

Uniclinic:

A Águia da Precabura corre atrás de seus adversários, principalmente por ter uma nova gestão (com o atacante Ari na parte financeira e Maria José Vieira como presidente), dentre os nomes principais estão: O lateral-direito Zé Aquiraz ex-Sampaio Corrêa e o atacante Marcelo Nicácio ex-Ceará.

 

Campeonato Maranhense:

É um estilo simples com oito times que disputam sete partidas para ver quem passa a semifinal, a partir em diante serão jogos mata-mata.

 

Bacabal:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Cordino:

O time de Barra do Corda com calendário cheio tem um maior fôlego nas finanças e procurou montar um time experiente, o destaque é o atacante Ulisses ex-Ypiranga-RS.

 

Imperatriz:

É o time do interior que pode aprontar e quem sabe ser campeão estadual novamente, dentre os principais nomes estão: O zagueiro Asprilla ex-Tupi-MG, o lateral-esquerdo Renan Luis ex-Red Bull Brasil e o atacante nigeriano Yerien ex-Salgueiro. O técnico é Paulinho Kobayashi.

 

Maranhão:

O objetivo do Maranhão é garantir uma vaga na Série D do Brasileiro em 2019, os destaques são: O volante Válber ex-Moto Club, o meia Felipe Costa ex-Sampaio Corrêa e o atacante Fábio Lopes ex-Cruzeiro.

 

Moto Club:

Com o rebaixamento a Série D, as aspirações e os investimentos tiveram um grande decréscimo, pelo visto pode até surpreendido e não chegar a final do estadual, os destaques são: O goleiro Rodrigo Ramos (foto) ex-Imperatriz, o zagueiro Paulo Sérgio ex-Sampaio Corrêa e o meia André Lima ex-Londrina. O técnico é Marcinho Guerreiro.

Imagem: Moto Club-MA.

 

Sampaio Corrêa:

É o amplo favorito a conquistar mais um título estadual, o passaporte Série B deixa a equipe mais robusta para enfrentar seus adversários. O melhor elenco disparado com destaques para: O goleiro Andrey ex-Botafogo, o zagueiro Maracás ex-Vitória, o volante Yuri ex-CRB, o meia Fernando Sobral (foto) ex-Horizonte e o atacante Reginaldo Junior ex-Fortaleza. O técnico é Francisco Diá.

Imagem: De Jesus/Jornal O Estado.

 

Santa Quitéria:

O destaque é o goleiro Laerte ex-Timon-MA.

 

São José de Ribamar:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Campeonato Pernambucano:

O campeonato será decidido entre 11 equipes, na primeira fase serão 11 rodadas que definirão os oito melhores times que disputarão as quartas-de-final, assim em diante são disputas no mata-mata.

 

Afogados de Ingazeira:

A equipe quer permanecer na primeira divisão e para isso contratou o volante Naldinho ex-Sport e o meia-atacante Bebeto ex-Paraná.

 

América:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Belo Jardim:

O destaque é o meia experiente Junior ex-Larissa (Grécia).

 

Central:

No pacotão de reforços para estadual e Série D, o principal nome do elenco é o zagueiro William Paulista ex-Friburguense-RJ.

 

Flamengo de Arcoverde:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Náutico:

O Timbu está em contenção de gastos após o descenso a Série C, mesmo assim quem sabe possa sonhar com o título estadual, por o campeonato estar parelho entre as equipes, os destaques são: O goleiro Jefferson (foto), o lateral-esquerdo Gabriel Araújo ex-Ypiranga de Erechim-RS, o zagueiro Camacho ex-Juventus-SP, o volante Medina ex-Guarani, o meia Wallace Pernambucano ex-Ceará e o atacante Daniel Bueno ex-Flamengo-SP. O técnico é Roberto Fernandes.

Leitura: Entrevista com o lateral-esquerdo, Gabriel Araújo

Imagem: Náutico-PE.

 

Pesqueira:

O time é um dos favoritos ao rebaixamento, por ter um time jovem e desconhecidos, o destaque é o meia Válber ex-Afogados de Ingazeira.

 

Salgueiro:

O time do Carcará manteve a base com alguns atletas e contratou pouco, o resultado foi de principal com: O goleiro Mondragon ex-Icasa, o lateral-direito Marcos Tamandaré ex-Macaé-RJ, o volante Dadá ex-Náutico e o atacante Piauí ex-Oeste de Itápolis-SP.

 

Santa Cruz:

O Santa vive uma situação parecido com o seu rival Náutico, no entanto em cerca de uma semana montou prontamente seu elenco com atletas experientes a nível regional e nacional, os destaques são: O goleiro Tiago ex-Grêmio, o lateral-direito Vitor ex-Palmeiras, o zagueiro Genílson ex-Guarani, o volante Ilaílson ex-Paysandu, o meia Daniel Sobralense ex-Fortaleza e o atacante Grafite (foto) ex-Atlético Paranaense. O técnico é Junior Rocha.

Imagem: Santa Cruz.

 

Sport:

O rubro-negro após escapar do rebaixamento parecia que estaria em melhor situação, no entanto a diretoria atrasou muito a formação do elenco e por enquanto ainda não possui um time base definido, os destaques são: O goleiro Magrão ex-Ceará, o lateral-direito Raul Prata ex-Luverdense, o zagueiro Durval ex-Santos, o volante Anselmo ex-Internacional, o meia Diego Souza (foto) ex-Palmeiras e o atacante André ex-Corinthians. O técnico é Nelsinho Baptista.

Imagem: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press.

 

Vitória das Tabocas:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Campeonato Sergipano:

O estadual tem formato diferenciado, são 10 equipes que disputam 9 partidas, as 6 melhores disputam um hexagonal que define os clubes que irão a final.

 

Amadense:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Boca Juniors:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Confiança:

O Dragão Industrial é o atual campeão e favorito ao título novamente, possui um elenco superior aos dos seus adversários, os principais nomes são: O goleiro Rafael Roballo ex-ABC, o lateral-direito Raí ex-Paysandu, o zagueiro Renato Camilo ex-Santa Cruz, o meia Gilsinho ex-XV de Piracicaba e o atacante argentino Frontini (foto) ex-Vila Nova.

Imagem: TV Sergipe.

 

Dorense:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Frei Paulistano:

O destaque vai para o atacante Dagil ex-Gondomar (Portugal).

 

Itabaiana:

O clube interiorano geralmente apronta e monta elencos interessantes, no entanto fez um investimento menor esse ano, mesmo assim possui bons nomes como: O zagueiro Diego Bispo ex-Paysandu, o volante Bida ex-ABC e o atacante Douglas ex-Criciúma.

 

Lagarto:

Podemos dizer o que nome maior do campeonato sergipano (o gestor é o atacante Diego Costa) esteja nesse pequeno clube, o zagueiro Nivaldo ex-Valladoid (Espanha).

Foto: Maccabi Yavne (Israel).

 

Olímpico:

Não temos informações sobre o elenco.

 

Sergipe:

Apesar da vaga na Série D e a tradição por ser da capital e um dos maiores do estado, o elenco é limitado e novamente pode ficar fora da final estadual, os principais nomes são: O lateral-esquerdo Marinho Donizete ex-Vila Nova, o volante Ramalho ex-Goiás e o atacante Diego Ceará ex-Juazeirense-BA.

 

 

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.