De Conto Esportes
Mercado do Futebol

1981 – Libertadores é pra quem tem tradição!

Há 35 anos a America ficava vermelha e preta. No dia 23/11/1981, o Flamengo entrava no Estádio Centenário do Uruguai pra decidir a final da Copa Libertadores. O adversário era o Cobreloa-CHI, clube conhecido por seu histórico violento na competição, fato que, infelizmente, se repetiu no jogo decisivo.

O Flamengo, atual campeão brasileiro daquele ano, tinha uma máquina em campo, um time recheado de craques que até hoje é considerado o maior time da história do clube, mas a conquista veio com muito suor e esforço. A equipe carioca precisou de 3 confrontos pra levantar a taça mais importante do continente.

O primeiro jogo foi realizado no Maracanã e o Flamengo venceu por 2×1 com show de Zico, o galinho marcou duas vezes e colocou o Flamengo numa enorme vantagem rumo a conquista, porém, lamentavelmente o jogo ficou marcado pelas inúmeras agressões que os jogadores do flamengo recebiam, sem nenhuma punição do juiz.

Já na segunda partida (se é que podemos chamar assim) o Cobreloa resolveu entrar com seus melhores lutadores em campo, afinal, o jogo foi marcado por entradas violentas e desleais nos jogadores rubro-negros. O zagueiro do time chileno, Mario Soto, chegou a agredir fisicamente os atletas do Flamengo com um pedra, nessa luta, Adílio e Lico foram os que mais sofreram, inclusive, o atacante (Lico) ficou de fora na partida 3 da final por conta das agressões. Mas tentando falar do jogo, o Flamengo conseguiu segurar a pressão e as pancadas da equipe chilena e com isso, tava sagrando-se campeão da libertadores, mas aos 39 do segundo tempo, Marello bate falta com perfeição e o Cobreloa devolve o placar, ganha a partida e força o 3º e decisivo jogo.

A equipe do Flamengo saiu transtornada de jogo, mas em reunião antes da terceira partida, os jogadores se uniram e determinaram que não podiam entrar na catimba chilena e que deveriam devolver tudo do jeito que sabem, jogando futebol.

E o terceiro jogo foi decidido em campo neutro, ou seja, sem mandante. O local escolhido foi o Uruguai, mais precisamente no estádio Centenário. A violência característica do time chileno continuou, mas nós tínhamos algo que eles não tinham: Futebol! O Flamengo começou pressionando e logo cedo, aos 13 minutos, o nosso Deus Arthur Antunes Coimbra, Zico, colocou o time carioca em vantagem no placar. Com o Flamengo colocando o Cobreloa na roda, o time chileno partiu pra pancadaria e começou a mostrar seu repertório de socos e pontapés, porém, em entrada criminosa no meio campo, o volante Alarcon foi expulso, deixando o Flamengo (que jogava melhor) em vantagem pro resto da partida. Tudo parecia sob-controle, mas Andrade, que não tinha sangue de barata, revidou as agressões que vinha sofrendo e foi expulso aos 36 minutos (unica expulsão da carreira), igualando os jogadores de cada equipe e com isso, o primeiro tempo terminou 1×0.

No segundo tempo, o Flamengo nem se deu conta que não tinha o seu volante, começou partindo pra cima. Zico tentou duas vezes mas errou o alvo em ambas. O jogo só tava Flamengo, Zico era o cara da partida, mas precisava se consagrar, né? Até que aos 31 minutos, o camisa 10 da Gávea teve a chance na sua especialidade, a falta na entrada da área. E eu te pergunto, você acha que ele ia deixar essa passar? Amigo, dali pro Zico era pênalti sem goleiro. O galinho colocou no ângulo, boatos dizem que até hoje o goleiro do Cobreloa procura a bola.

É amigo, não tinha mais jeito, o Flamengo naquela altura do jogo já era o campeão da libertadores e a torcida já fazia sua festa característica. Mas você pensa que acabou? Calma, ainda não! Era a hora do verdadeiro troco. Aos 42 do segundo tempo, o técnico Paulo César Carpegiani chamou o meia Anselmo pra entrar pra partida, até ai tudo bem, só que algo muito incrível (e merecido) aconteceu. Anselmo entrou apenas pra cumprir uma missão: Agredir Mario Soto. o meia entrou em campo e sem nem disfarçar, correu até o zagueiro e deu um soco no defensor chileno. PRONTO, AGORA TÁ RESOLVIDO, MEU IRMÃO!

Nem preciso falar que depois disso a confusão tomou conta do jogo, né? A atitude causou a expulsão de Anselmo, Mario Soto e de Jimenez.

Depois disso foi só alegria, o Flamengo levantou a taça e foi consagrado campeão de 1981. Zico foi o grande jogador e artilheiro da competição com 11 gols. Gênio. E 1981 também proporcionou o título mundial, mas isso falaremos em outra oportunidade…

DADOS DA FINAL:

Flamengo 2×0 Cobreloa
Local: Estádio Centenário
Data: 23 de novembro de 1981
Gols: Zico 1/T 18′, 2/T 39′
Flamengo: Raul, Nei Dias, Marinho, Mozer, Júnior, Leandro, Andrade, Zico, Tita, Nunes (Anselmo), Adílio.
Cobreloa: Wirth, Tabilo, Páez (Múñoz), Soto, Escobar, Jiménez, Merello, Alarcón, Puebla, Siviero, W. Olivera.
Árbitro: Roque Cerullo (Uruguai). /Fonte: Flamengo

CAMPANHA COMPLETA DO FLAMENGO NA LIBERTADORES:

1ª Fase (Grupo 3)
03/07 – Atlético-MG 2×2 Flamengo
14/07 – Flamengo 5×2 Cerro Porteño-PAR
24/07 – Flamengo 1×1 Olimpia-PAR
07/08 – Flamengo 2×2 Atlético-MG
11/08 – Cerro Porteño-PAR 2×4 Flamengo
14/08 – Olímpia-PAR 0x0 Flamengo
21/08 – Flamengo 0x0 Atlético-MG
2ª Fase (triangular semifinal) – Grupo 1
02/10 – Deportivo Cali-COL 0x1 Flamengo
13/10 – Jorge Wilstermann-BOL 1×2 Flamengo
23/10 – Flamengo 3×0 Deportivo Cali-COL
30/10 – Flamengo 4×1 Jorge Wilstermann-BOL
Finais
13/11 – Flamengo 2×1 Cobreloa-CHI
20/11 – Cobreola-CHI 1×0 Flamengo
23/11 – Flamengo 2×0 Cobreloa-CHI

mengoliberta

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.