De Conto Esportes
Mercado do Futebol

O grande desafio de Ricardo Gomes!

Foto: (Vipcomm)

Após anunciada sua contratação, no último sábado, o novo treinador tricolor Ricardo Gomes foi apresentado nesta terça feira no CT da Barra Funda e sabe que terá um dos maiores desafios de sua carreira pela frente. Assumindo um São Paulo que navega em águas turbulentas, Gomes terá de administrar problemas dentro e fora das quatro linhas.

Digo fora das quatro linhas por que, como todos sabem, a questão política dentro do maior do mundo está longe de ter um final feliz. Após a manobra feita por Juvenal Juvêncio em 2009, mudando o estatuto tricolor para que continuasse na presidência, no último dia 06/08 foi realizado uma assembléia onde os sócios do São Paulo votaram para que seja formulado um novo estatuto do clube.

Obtendo o “SIM” dos sócios, a diretoria formulou um conselho que irá analisar todas as novas mudanças propostas de alteração estatutária já realizada pelos conselheiros do clube e tem um prazo de 30 dias para dar seu parecer final. Desta forma, o novo estatuto do clube deve ser mais moderno e voltado para o futebol atual.

Mas o que isso tem a ver com o time de futebol?

Tem a ver que, dependendo de como for esse novo estatuto, mudanças drásticas poderão ocorrer no departamento de futebol e que podem impactar diretamente no elenco comandado por Ricardo Gomes. Como todos sabemos, ano que vem é ano de eleições no São Paulo e Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, é forte candidato a reeleição. Ou seja: a política vai atrapalhar o futebol, DE NOVO!

fd_sp_1608-238-de-166-1024x682

Leco e Ricardo Gomes, na apresentação do treinador (FOTO: Fernando Dantas/Gazeta Press)

Junta-se a toda crise política tricolor ao fato de que o time venceu uma das últimas 6 partidas. Desses 6 jogos, 3 foram no Sacrossanto Morumbi com empate para Chapecoense e derrotas para Atlético Mineiro e Botafogo. O problema dentro das quatro linhas começa na formação, de novo, de um time. Apresentado logo após seu primeiro treino com o elenco, o treinador afirmou que quem joga no São Paulo precisa ter postura de jogador do São Paulo:

– Se eu estou voltando para São Paulo, não é por acaso. Fiz coisas boas e não boas, mas tenho uma “conduta São Paulo”. Desde o primeiro toque, você tem que exigir o “comportamento São Paulo”. Comportamento, entrega… Quem não entendeu, está fora. Não dá para o São Paulo estar em 12º no Brasileiro. Dessa conduta não vou abrir mãoafirmou na entrevista de apresentação.

Este será o pilar de reconstrução tricolor.

Na mesma entrevista, Ricardo afirmou que precisará de um mês para poder deixar o São Paulo com a sua cara, um time com o dedo do técnico. Nestes jogos, ele deverá fazer mudanças táticas para conseguir chegar na escalação ideal. O que sabemos é que Lyanco será sim mais aproveitado. Com a saída de Rodrigo Caio praticamente selada, o jovem zagueiro que é considerado como uma “joia a ser lapidada” deve se afirmar ao lado de Maicon e ganhar muitos minutos de jogo.

Outra coisa que devemos notar é que em seus primeiros trabalhos, Ricardo esteve sempre acompanhado por André Jardine. O comandante do Sub-20 que assumiu o tricolor nesses últimos dois jogos, ficava ao lado do novo treineiro sempre conversando, mostrando algo a Ricardo. Essas dicas podem ser sim valiosas para o novo comandante, uma vez que com Jardine, o tricolor fez um jogo preciso contra o Santa Cruz e vacilou nas finalizações contra o Botafogo.

Tanto é que, ontem nos treinos, Ricardo Gomes ordenou trabalhos táticos onde a posse de bola é valorizada. Devemos ter uma pequena mudança neste aspecto no jogo de domingo, contra o Internacional em Porto Alegre. Aproximação, saída de bola, toques rápidos e precisos. Essa é a nova característica que Ricardo deve implementar neste time, a priori.

É o que temos nação.

A primeiro momento é apoiar sim, todo instante. Ricardo Gomes está assumindo um catado de jogadores e precisa transformá-los em um time de futebol. Com nosso apoio ele pode conseguir isso por que capacidade ele tem. Só precisamos deixar essa estigma de técnico ruim de lado e torcer para o São Paulo Futebol Clube.

Nas boas te apoio, nas más te amo!

Saudações Tricolores!

Assinatura Tricolor!

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.