De Conto Esportes
Mercado do Futebol

Ricardo Gomes demitido e cabeça em 2017!

Ricardo Gomes não é mais técnico do São Paulo FC!

Apesar do presidente Leco ter afirmado em entrevistas recentes que Ricardo Gomes permaneceria no comando tricolor em 2017, o treinador foi demitido nesta quarta feira (23/11). O diretor executivo de futebol Marco Aurélio Cunha anunciou a demissão em entrevista coletiva após o treino. “É o momento mais adequado para esta mudança. A partir de agora pensaremos em novos planos e rumos dentro de uma ideologia que planejamos para 2017.”, foi o que disse MAC. Pintado comandará o time nas duas partidas que restam.

Os baixos números de Ricardo Gomes e o fraco futebol apresentado nas quatro linhas fez com que a torcida cobrasse sua demissão a cada partida. Foram 18 jogos no comando tricolor nesta temporada, sendo 6 vitórias, 5 empates e 7 derrotas com aproveitamento de apenas 42,5%. É inegável que Ricardo é um vencedor na vida, entretanto seu trabalho a frente da equipe do São Paulo era muito fraco. O time não mostrava alternativas de jogo e parecia depender apenas de talentos individuais. Poré, é importante lembrar que o ano péssimo não é de total responsabilidade do treinador, não podemos esquecer dos erros da diretoria que não conseguiu repor a altura as peças que saíram para o exterior.

E claro, já começaram a surgir diversas especulações para o posto de treinador. Primeiro, os “de casa”: Rogério Ceni é o mais cotado por grande parte da imprensa. Todos sabemos que o M1T0 conhece muito de bola e ainda tem se preparado fazendo estágios na Europa em diversos clubes. (Para uma opinião sobre o maior ídolo tricolor no comando da equipe, sugiro o texto de Lawanda Fernandes, também colunista do site). André Jardine, treinador multicampeão do sub-20, também é visto como uma boa opção pela diretoria, porém prefiro que continue seu ótimo trabalho na base no ano que vem.

Agora, os “de fora”: Roger Machado e Vanderlei Luxemburgo livres no mercado também são opções. O primeiro vejo com bons olhos, fez um bom trabalho no Grêmio com um time que jogava muito bem coletivamente com um elenco de nível parecido com o nosso atual. Já Luxa, que sempre demonstrou interesse de trabalhar no São Paulo FC, apesar de ser reconhecido (merecidamente) como um grande treinador não ganha títulos de expressão desde 2004. -de lá pra cá, apenas estaduais-. Há ainda Jorginho, atualmente no Vasco, o que seria quase uma “troca” já que Ricardo Gomes interessa à diretoria cruzmaltina.

São diversos nomes, e é preciso que a diretoria analise com cuidado e traga o melhor e mais competente. A participação do novo treinador no planejamento para 2017, principalmente na contratação de atletas será decisiva e a torcida, que espera uma próxima temporada totalmente diferente desta, cobrará ainda mais a equipe. Enquanto isso, aguardemos com MUITA ansiedade.

Abraços,

Guilherme Goya.

Twitter: @Gui__Goya

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.