Clássico Vovô: O Carioca de 1907 e Polêmicas
- Updated: 11 de março de 2016
No primeiro Vovô de 2016 vencido pelo Botafogo por 2×0, uma provocação colocou mais gás no clássico mais antigo do futebol carioca. Antes da partida, em sua conta oficial do twitter, o Fluminense publicou “…você sabia que o Fluminense conquistou os campeonatos cariocas de 1906, 1907, 1908 e 1909 e se tornou o primeiro tetracampeão carioca?”. A diretoria alvinegra respondeu “Olha ela aí! A camisa especial começou a ser vendida! Tem referências ao único tetra carioca conquistado em campo!” Com uma foto mostrando o escudo na camisa com os dizeres “Único Tetracampeão Carioca”.
[Camisa do Uniforme 2016]
Afinal, Fluminense foi o primeiro tetracampeão carioca ou o Botafogo é o único que detém o feito? Essa discussão é muito antiga, e teve início em 1907.
Os dois clubes dominavam o campeonato carioca daquele ano se mantendo invictos até se enfrentarem. Fluminense 3 a 0 no primeiro jogo e Botafogo 4 a 2 no segundo. Ao fim do campeonato, os dois times estavam empatados em pontos e a LIGA METROPOLITANA não previa critérios desempate. Fluminense com o melhor saldo de gols declarou-se campeão. Já o Botafogo exigia a disputa de um jogo-desempate, que não foi aceito pelos tricolores. Sem conseguir a conciliação, a LIGA não declarou um campeão.
A oficialização do então primeiro título carioca do Botafogo aconteceu somente em 1996 (a FERJ declarou os dois clubes campeões daquele ano). Isso fez com que o hino do Botafogo “campeão desde 1910” mudasse para “campeão desde 1907”.
Por vencer quatro vezes seguidas o campeonato carioca (no campo), em 1932, 33, 34 e 35 o Glorioso reconhece ser o único tetracampeão carioca.
[O Botafogo de 1907: Entrando para a história como “a maior batalha jurídica do futebol brasileiro”, Botafogo e Fluminense disputaram nos tribunais durante 89 anos quem era o verdadeiro campeão carioca].
POLÊMICAS DO CLÁSSICO
As brigas não ficaram somente nos tribunais. Atualmente quando os dois clubes entram em campo o único objetivo é a vitória a qualquer custo.
Se falarmos dos recentes encontros dos dois times, muitos devem se lembrar daquele Fluminense 2×3 Botafogo de 2011. Após pênalti para o Botafogo, Fred e Loco Abreu se estranharam. Loco cobrou de cavadinha, Cavallieri defendeu. Em seguida, outro pênalti para o Fogão, e novamente de cavadinha, honrando o apelido, Loco empatou para o Botafogo. Rafael Moura fez os dois gols do Flu, Renato Cajá e Herrera garantiram a vitória do Glorioso. A confusão entre Loco e Fred rendeu muita discussão durante as semanas seguintes.
Em 2013 nova contenda. No empate em 1×1 no estádio Nilton Santos, foi divulgado pelas mídias sociais do Botafogo um vídeo em que o então técnico Oswaldo de Oliveira (apoiado por Seedorf e Bolívar) durante preleção, chama os atletas do Fluminense de “putos” e pede para que os seus jogadores “metessem a mão na cara” dos adversários. O que gerou descontentamento por parte dos torcedores e dirigentes dos tricolores.
Polêmicas à parte, o que podemos esperar desse clássico de domingo (13/03) é muita garra das duas equipes. O Fluminense vem completo, já que utilizou praticamente todo o elenco reserva na vitória de ontem (10/03) contra o Criciúma, válido pela PRIMEIRA LIGA. Já no Botafogo, Salgueiro ganha a vaga de Luis Henrique no ataque. A escalação no coletivo de ontem foi: Jefferson, Luis Ricardo, Carli, Emerson e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Lindoso e Gegê; Salgueiro e Ribamar.
O jogo será às 18h30 no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e marca a estreia dos clubes na Taça Guanabara.
Celso Lúcio da Luz Neto
@celsoluciodl