Idas e vindas: a movimentação nos bastidores do Palmeiras
- Updated: 28 de abril de 2016
Após uma Libertadores frustrante, saindo na primeira fase, e a eliminação nos pênaltis para o Santos, no campeonato paulista, o técnico Cuca começou uma pequena reformulação na equipe, visando contratações pontuais, e também reduzir o inchado elenco alviverde. A diretoria já havia começado a se mexer no início do mês, quando o Verdão ainda disputava as duas competições, trazendo o atacante Roger Guedes, com contrato de 5 anos e, em troca, cederia 4 atletas ao Criciúma. O lateral-direito Lucas Taylor, o atacante Gabriel Leite e, mais recentemente, o zagueiro Nathan, todos formados no Palmeiras, ficarão no clube catarinense, por empréstimo, até o fim deste ano. O 4º jogador à ir possivelmente será Leandro Almeida, pois o técnico do Tigre demonstrou interesse no atleta, que não vem sendo utilizado por Cuca.
A primeira investida do treinador do Palmeiras foi um tanto quanto contestada pela torcida e por muitos jornalistas. O Cruzeiro, também eliminado do estadual, foi procurado pela diretoria palmeirense para a troca de 2 jogadores. O lateral-direito Lucas e o meia Robinho pelo também lateral-direito Fabiano e o lateral-esquerdo Fabrício. O negócio foi fechado na última terça-feira (26) e pegou muitos de surpresa, até porque, mesmo em baixa, Lucas fez uma boa temporada em 2015, sendo considerado um dos melhores do ano na sua posição, e Robinho, foi um dos melhores jogadores do Palmeiras ao longo do ano passado, principalmente no campeonato paulista, e em 2016, mesmo em má fase, era o principal passador do time, com 8 assistências no ano. Cuca diz saber o que está fazendo, pede a confiança do torcedor e prega o discurso: “seremos campeões”.
A troca foi feita da seguinte forma:
Lucas por Fabiano: ambos por empréstimo até o fim deste ano.
Robinho por Fabrício: também por empréstimo, até o fim de 2017.
As negociações com o Cruzeiro parecem que ainda não acabaram. O Palmeiras estuda fazer uma nova troca, dessa vez de Zé Roberto, que tem contrato até o fim do ano, quando encerrará sua carreira, e Edu Dracena pelo meia De Arrascaeta. O Verdão, mesmo com a boa volta de Cleiton Xavier, busca um outro meia para acertar o time, já que Robinho saiu, Allione foi operado e para por 8 semanas e Régis, que não vem sendo utilizado, pode voltar ao Sport. Até o momento, nenhuma proposta foi oficializada.
Algumas saídas de jogadores ainda são estudadas pela diretoria. O goleiro Jaílson, o lateral João Pedro, os volantes Rodrigo e Thiago Santos, o meia Régis e os atacantes Luan e Cristaldo, pouco ou nada utilizados, podem ser emprestados ou, até mesmo, negociados. O meia Moisés, que chegou nesta temporada mas passou por cirurgia, segue em recuperação e deve permanecer.
Além disso, o Verdão conta com a volta de 8 jogadores no fim deste mês e mais 5 no fim do próximo, que estavam emprestados. São eles: Raphael Alemão (goleiro), Leo Cunha, Matheus Muller (laterais), Gabriel Dias, Luiz Gustavo (zagueiros), Bruninho, João Denoni (volantes), Bruno Dybal, Diego Souza, Juninho (meias) Caio e Rodolfo (atacantes). Com exceção de Rodolfo, todos foram formados no Palmeiras, porém, o treinador Cuca só deve utilizar Juninho, que está fazendo um bom Paulistão pelo Audax, e disputa a primeira das duas finais no próximo domingo. Do atual time da base, serão promovidos o zagueiro Augusto e o meia Vitinho. A diretoria ainda reincidiu um contrato essa semana. O meia Fellype Gabriel, contratado na metade de 2015, entrou em campo apenas por 20 minutos. Muitas lesões o atrapalharam a atuar pelo Verdão. O atleta recebeu e assinou a rescisão de forma amigável.
O lateral Victor Luís, que seria usado nesta temporada, acabou sendo liberado para assinar com o Botafogo – RJ, por empréstimo.
Para fechar, o treinador alviverde ainda pede um zagueiro. Luan era o nome mais cotado nos bastidores mas, após renovar com o Vasco até 2019, a diretoria mudou o foco para Cleberson, jogador de 23 que atua pelo Atlético – PR. O atleta possui as características que o técnico quer: velocidade e desarme. O Palmeiras deve fazer uma proposta ao clube paranaense até o meio do próximo mês, antes do campeonato brasileiro.