- Adversário definido, já o local… só após muita confusão
- CRB SE DESPEDE DA COPA DO BRASIL E SEGUE NA COPA DO NORDESTE E ESTADUAL
- O Ceará “oscilante” conquista fácil classificação
- JADSON VOLTOU!
- Entrevista com o técnico Rogério Mancini, do Ratchaburi, da Tailândia
- Estreia e retornos importantes: O Palmeiras se prepara para enfrentar o Ituano
Ah é Lucas Pratto!!! Ah é Lucas Pratto!!!
- Updated: 10 de fevereiro de 2017
Em uma coletiva ontem (09), antes do jogo contra o Joinville válido pela Primeira Liga, o atacante argentino Lucas Pratto e o Presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, falaram sobre a negociação com o São Paulo, em tom despedida, o craque da seleção argentina agradeceu o carinho de todos no clube e a massa atleticana pelo respeito e admiração pelo craque.
Daniel começou a coletiva dizendo que o falta apenas o anuncio oficial mas já confirmou a negociação e que ela deve se concretizar nas ultimas horas. A pedido do presidente, minutos antes da partida, foi feito o pedido que o atacante fosse retirado do jogo, para não prejudicar a negociação que gira em torno de 12 milhões de euros. Segundo palavras do presidente, a venda do atacante será a segunda maior transação de todos os tempos do clube alvinegro, lembrando que a maior venda foi do meia Bernard, para o Shakhtar Donetsk por 25 milhões de euros, em 2013 e agora a terceira maior negociação, do zagueiro Jemerson com o Mônaco da França por 11 milhões de euros.
Após a fala do presidente, foi a vez do atacante se pronunciar.
– Eu sempre falei que se chegasse uma boa proposta para o clube e para mim a gente iria sentar e conversar. E chegou de um clube bom do Brasil. Acho que o elenco está muito forte, principalmente no ataque. E acho que não vão sentir muito a minha saída. Só tenho a agradecer pelo respeito que sempre tive do presidente Daniel, dos meus companheiros, e de todo mundo – disse o argentino.
Começo da carreira
Pratto nasceu em La Plata e começou a jogar futebol no clube local, Gimnasia de Los Hornos e foi rejeitado pelas categorias de base do Estudiantes de La Plata, ate que foi aceito nas equipes de base do Defensores de Cambaceres, clube no qual o seu irmão jogava naquela época.
Inicio de empréstimos no Boca Juniors
Após passar para o Cambaceres, Pratto foi para as categorias de base do Boca Juniors, em 2006, por indicação do atacante Martin Palermo, no clube ele jogou nas divisões inferiores, onde marcou mais de 20 gols e formou dupla de ataque com Óscar Trejo.
Em junho de 2007, foi emprestado para o Tigre, onde se manteve entre os reservas na primeira temporada. Na temporada seguinte, Pratto jogou 10 partidas no Clausura de 2008 e marcou contra o San Martin de San Juan o gol da vitória por 2 a 1.
Em agosto de 2008, Pratto chegou ao clube norueguês Lyn, emprestado pelo Boca. Entre 2008 e 2009 fez 21 jogos pela liga norueguesa e fez 4 gols. Pratto então retornou para a Argentina aonde se integrou ao elenco profissional do Boca Juniors.
Universidad Católica
Em junho de 2010, Pratto foi transferido para a Universidad Católica do Chile, dessa vez em negociação envolvendo o meia Gary Medel para o Boca.
Pratto marcou logo na estreia contra o Everton, em um empate por 1 a 1. No começo de clube, ele foi criticado por sua má forma física, mas gols importantes principalmente no final da temporada, ajudaram ao clube chileno a vencer mais um titulo nacional.
Na temporada de 2011, iniciou bem marcando 6 gols na Copa Libertadores e 6 no campeonato, que aliado a boas exibições, lhe permitiu ser negociado com o Genoa da Itália.
Genoa-ITA
Pratto chegou no clube italiano em 2011, estreou como titular pelo Genoa na Copa da Itália, em uma vitória em casa por 4 a 3 contra a Nocerina, ele marcou um gol na partida. Pratto fez boa dupla de ataque com Rodrigo Palacio, mas o treinador que o relacionava para a equipe titular foi despedido, desde então Pratto não jogou durante o restante da temporada.
Velez Sarsfiled
No inicio de 2012, Pratto retornou a Argentina para jogar no Velez Sarsfiled, tendo sido contratado por empréstimo com opção de compra após o contrato. Pratto se tornou titular da campanha vencedora do Velez no Torneio Inicial em 2012, fazendo parceira com Facundo Ferreyra, teve um papel importante participando de 19 jogos e marcando 7 gols.
Em janeiro de 2013, foi noticiado a contratação oficial junto ao Genoa por 2 Milhões de euros, após uma temporada espetacular naquele ano, Pratto foi eleito o melhor jogador do Velez na temporada. Em 2014, as exibições continuaram e ele levou também o prêmio Olimpia de Plata, eleito pelos jornalistas argentinos como o melhor jogador do ano na Argentina.
Atlético Mineiro
Em dezembro de 2014, o Atlético Mineiro anunciou a contratação do atacante por quatro temporada por 4 Milhões de euros, sua estreia foi num amistoso contra o Shakthar, marcando o primeiro gol com a camisa alvinegra. Naquele mesmo ano Pratto deu a vitória para o Galo em frente ao seu rival na semifinal do Mineiro daquele ano, marcando um belo gol, após cruzamento de Guilherme. O Galo foi campeão mineiro daquele ano, Pratto foi o artilheiro da equipe, escolhido para a seleção do campeonato e já se tornou um ídolo da massa atleticana.
Em julho de 2015, Pratto se tornou o maior artilheiro estrangeiro da história do Atlético Mineiro e marcou seu primeiro hat-trick na carreira, com três gols no primeiro tempo, e uma espetacular exibição do atacante, numa vitória por 3 a 1 em frente ao São Paulo.
Seleção Argentina
Sua aguardada convocação para a Seleção Argentina aconteceu em Agosto de 2016, quando ele integrou a primeira lista de convocação do técnico Edgardo Bauza. Sua estréia na Argentina aconteceu na vitória por 1 a 0 sobre o Uruguai. Na partida seguinte, Pratto marcou seu primeiro gol pela seleção principal no empate com a Venezuela por 2 a 2.
Um jogador de raça, determinação e faro de gol. Lucas Pratto sempre ficará marcado pelo esforço e alma que jogava suas partidas com a camisa alvinegra do Clube Atlético Mineiro.