Baú do Galo – O único Bicampeão da Conmebol
- Updated: 6 de dezembro de 2016
Créditos: conmebol.com
A Copa Conmebol de 1997 foi um torneio que o Galo disputou com perfeição, foi o único time na história a conquistá-la duas vezes. Havia sido campeão na primeira edição em 1992 e em Dezembro de 1997 ergueu o troféu de Bicampeão ao vencer o Lanús da Argentina na final. A formula de disputa era no sistema mata a mata, com jogos de ida e volta.
O caminho para o titulo começou em 3 de Setembro, no Canindé em São Paulo, o Galo derrotou a Portuguesa por 4 a 1, com gols de Jorginho e Valdir, que mais pra frente seria artilheiro do torneio. No jogo de volta, no Mineirão, em um empate sem gols, a equipe alvinegra se classificava para a fase seguinte.
Nas quartas de final, enfrentou o dificil time colombiano, América de Cali. O jogo de ida aconteceu na Colômbia e o Atlético Mineiro obteve uma vitória decisiva, vencendo fora de casa or 2 a 1. Trazendo a vantagem para a casa, o time alvinegro adminstrou e ficou com um empate de 1 a 1 para garantir a classificação.
Nas semi finais, o Atlético Mineiro viajou para Lima, aonde enfrentou o Universitário e voltou a demonstrar sua capacidade de jogar como visitante na competição, venceu o jogo de ida por 2 a 0, com gols de Valdir e Jorginho, que eram grandes destaques da competição, juntamente com Taffarel no gol. No jogo em Belo Horizonte, o Galo aplicou uma goleada de 4 a 0, com gols de Valdir, Marques e Cairo.
Na final, contra o Lanús, que como o Galo estava fazendo uma excelente campanha no torneio, o primeiro jogo aconteceu em Buenos Aires, o time da casa abriu o placar com Ariel Ibagaza, Bruno igualou o placar. No segundo tempo veio a reação alvinegra, Marques marcou e virou a partida, apenas cinco minutos depois Hernani marcou o terceiro, o Lanús se desesperou e com o contra ataque, Valdir marcou o quarto gol, fazendo o Galo vencer o primeiro jogo por 4 a 1.
Melhores Momentos do 1º jogo da Final
A grande final aconteceu em 17 de Dezembro, o Galo com a vantagem conquistada na primeira partida, selou o titulo com empate por 1 a 1, com gols de Jorginho e Trimarchi. A euforia do Clube Atlético Mineiro em conquistar mais um titulo internacional juntou com a alegria e a festa da torcida nas arquibancadas.
Melhores Momentos do 2º jogo da Final
A escalação da equipe bicampeã, dirigida por Emerson Leão, foi: Taffarel, Bruno, Neguette, Sandro Barbosa e Dedê; Roberto, Hernani, Jorginho e Almir (Edgar); Marques e Valdir Bigode.
Valdir Bigode foi artilheiro da competição com 7 gols.