Mercado do Futebol

Baú do Galo – Somos Campeões do Gelo

cujley3xiaacipw

Créditos: @galomemoria

Em meados de 1950, o Clube Atlético Mineiro foi convidado para participar de uma excursão europeia, representando o futebol brasileiro no velho continente. Pela primeira vez uma equipe brasileira viajaria até a Europa, enfrentando adversários difíceis e principalmente o terrível frio, que se tornou o maior adversário do Galo.

Após a Copa do Mundo de 1950, aonde o Brasil foi derrotado na final contra o Uruguai, a Federação Alemã de Futebol, veio até o pais para convidar um clube, para uma viagem a Alemanha, para disputar uma serie de amistosos contra as principais equipes do país. As equipes de São Paulo e do Rio de Janeiro, com trauma do Maracanazo, recusaram o convite, abrindo então a oportunidade do convite para o Clube Atlético Mineiro, que tinha grandes jogadores, como Kafunga, Barbatana, Nivio Gabrich, Vaguinho e Lucas Miranda.

Os jogadores do Clube Atlético Mineiro apresentaram-se no Estádio de Lourdes (Hoje sede social do clube) todos devidamente aprontados. Com um uniforme preparado para o inverno que os esperava, compunham-se de calça cor cinza, paletó jaquetão azul, camisa branca e gravata azul. Todos de muito bom humor e cheios de expectativas, foram levados para o Aeroporto da Pampulha, após escala no Rio de Janeiro, o time alvinegro embarcou para a Europa.

A delegação atleticana chegou a Frankfurt em 27 de Outubro, onde foi recebida mídia esportiva alemã com entusiasmo, uma vez que um time brasileiro iria se apresentar naquele pais. O Atlético seguiu para Munique, aonde faria sua primeira partida em solo europeu, enfrentou o TSV 1860 Munchen e venceu pelo placar de 4×3 diante de 35.000 espectadores no Grünwalder Stadion.

Estado de Minas 01/11/1950

Estado de Minas 01/11/1950 (@galomemoria)

Logo após a partida, o Atlético embarcou para Hamburgo, onde venceu o Hamburgue SV por 4 a 0. Em apenas 24 horas após o time alvinegro já estava em Bremem para enfrentar o Werder Bremem, pelo desgaste das breves viagens e pouco descanso entre as partidas, o clube brasileiro foi derrotado por 3 a 1. Conseguindo uma semana de folga, o Galo viajou para Gelsenkirchen para enfrentar e vencer o Schalke 04 por 3 a 1.

Banco de reservas do Atlético em Hamburgo. (@galomemoria)

Banco de reservas do Atlético em Hamburgo. (@galomemoria)

Após os jogos na Alemanha, o time alvinegro viajou para Viena, na Áustria, para enfrentar o Rapid Viena diante de 60.000 torcedores, a partida terminou 3 a 0 para os autríacos. Cabe ressaltar que a equipe era a base da seleção austríaca.

Chegada na estação de trem em Viena, Austria. (@galomemoria)

Chegada na estação de trem em Viena, Austria. (@galomemoria)

O Atlético voltou para a Alemanha, e venceu o Saarbrücken por 2 a 0, com grande atuação do goleiro adversário Erwin Strempel.

Time atleticano e diretoria da fábrica da Volkswagen em passeio na Alemanha.

Time atleticano e diretoria da fábrica da Volkswagen em passeio na Alemanha. (@galomemoria)

Dois dias depois, em 22 de Novembro, a equipe mineira estava em Bruxelas, para enfrentar o Anderlecht e com uma belíssima atuação o Galo venceu por 2×1 o time belga.

No jogo seguinte, contra o Eintracht Braunschweig na cidade de Frankfurt, o empate por 3 a 3 foi uma decepção, a equipe era considerada fraca e não fazia frente ao forte time alvinegro, mas o desgaste das viagens começava a atrapalhar o Atlético.

No dia 5 de Dezembro, o Galo foi para Luxemburgo mostrar o futebol brasileiro numa exibição contra a seleção dos clubes do país, chamado de Union Luxemburgo, a partida ficou empatada novamente por 3 a 3.

Passeio do jogador Osvaldo em Luxemburgo. (@galomemoria)

Passeio do jogador Osvaldo em Luxemburgo. (@galomemoria)

Para encerrar a excursão européia, não teria melhor lugar do que Paris, na França, ao entrarem em campo, os jogadores logo escutaram o barulho de baterias e cantarola de samba e marchas. Havia uns estudantes brasileiros entusiasmados para dar apoio ao time. Eram estudantes de Belo Horizonte e outras cidades do Brasil. A vitória do clube mineiro sobre o Stade Francais (atual Paris Saint Germain) por 2 a 1, com gols marcados por Lucas e Nívio. Foi um triunfo consagrador, onde o desejo de terminar a excursão com uma grande glória foi maior que o cansaço e o frio que atormentou os jogadores.

Passeio pela Place d´Hôtel de Ville, em Paris, França.

Passeio pela Place d´Hôtel de Ville, em Paris, França. (@galomemoria)

Outros dois jogos que já estavam agendados foram desmarcados devido ao estado de saúde dos atletas: contra o Arsenal FC em Londres, e contra o Lille em Paris.

Jornal relata sobre a dificuldade dos jogadores com o frio. (galomemoria)

Jornal relata sobre a dificuldade dos jogadores com o frio. (galomemoria)

A chegada da delegação em Belo Horizonte foi sensacional. O povo saiu às ruas para saudar seus ídolos, cortejos foram formados, pois todos queriam participar da euforia que dominava o público mineiro. À noite, estava programado um banquete. Os jogadores compareceram e este contava com a presença dos diretores do Clube Atlético Mineiro e membros da sociedade de Belo Horizonte. As homenagens sucederam-se nos dias posteriores à chegada, com os jogadores requisitados pela imprensa e sempre contando os feitos da primeira excursão de um clube mineiro à Europa.

Fazendo um balanço da excursão, o resultado foi bastante positivo. Foram disputadas 10 partidas, 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Marcou o Atlético 24 gols e sofreu 18 gols.

Noticia do jornal Estado de Minas sobre o retorno do Clube Atlético Mineiro. (galomemoria)

Noticia do Jornal Estado de Minas sobre o retorno do Clube Atlético Mineiro. (galomemoria)

A belíssima participação do futebol mineiro na Europa, representando o futebol brasileiro, levaram o Atlético a receber o saudoso titulo de Campeão do Gelo, devido a enfrentar as equipes em condições nunca antes enfrentada por uma equipe brasileira.

Os jogadores do Atlético desfilaram com sua torcida, sendo bastante aplaudidos. (galomemoria)

Os jogadores do Atlético desfilaram com sua torcida, sendo bastante aplaudidos. (galomemoria)

Era o Atlético consagrando o futebol brasileiro no exterior.

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.