Entrevista com o comentarista Fael Lima, da TV Alterosa .
- Updated: 11 de agosto de 2016
‘Quase jornalista,Totalmente ATLETICANO’
Fael Lima, nasceu no dia 29 de julho de 1985, em Minas Gerais. Editor Blog Cam1sa Do2e. Fael é autor dos livros “A Tradução do Sentimento Alvinegro”, uma coletânea de crônicas publicadas no blog, e “Nós vivemos, nós vencemos”, com histórias da Massa Atleticana durante a Libertadores 2013. Atualmente, representa o Atlético no programa Alterosa Esporte,na TV Alterosa.
Mercado do futebol: Seja Bem-Vindo Fael. De onde surgiu o interesse em atuar no jornalismo? Fale sobre o começo da sua carreira, expondo os pontos positivos e negativos de ser jornalista?
Resposta -Acho que a maioria dos alunos do curso de jornalismo cita o prazer pela leitura, facilidade em se comunicar com outras pessoas e o interesse por escrever, desde a infância. Comigo não foi diferente e ainda adiciono o amor pelo futebol e pelo Galo nessa lista. Escolhi o jornalismo e havia ainda a opção de trabalhar em uma área onde eu já me dedicava, que é o futebol.
Mercado do futebol:O que o motivou em criar o site Cam1sa Do2e?
Resposta -Sempre morei no interior e percebia que os veículos de comunicação faziam um conteúdo para moradores de BH. Queria algo além dos poucos segundos exibidos na TV. Decidi criar um canal feito de torcedor para torcedor. Antes tínhamos transmissões nacionais, depois vieram as estaduais, municipais e agora o público quer algo mais específico. Quer notícias no bairro, da rua e do time do coração. Com muitas câmeras voltadas para os gramados, registrei as arquibancadas, a festa do torcedor fora do estádio e isso foi ganhando um alcance cada vez maior. As mensagens que recebo de Atleticanos por todo o mundo mostram que o Cam1sa Do2e realmente leva esse torcedor para dentro do jogo.
Mercado do futebol: A internet é um lugar onde qualquer pessoa pode comentar sobre o seu trabalho, sendo de forma positiva ou negativa, como lida com os elogios e porventura algum desacato ao seu trabalho?
Resposta -A internet é a porta do inferno na Terra. As pessoas tratam com naturalidade qualquer ofensa, por mais pesada que ela seja. Na comunicação, ela serve como balança para avaliar o trabalho. Você coloca de um lado todos os elogios, comentários positivos para saber o que agrada o público. Do outro lado, tenta aprender com os comentários de quem critica qualquer publicação ou a forma como você trabalha. O ideal é ignorar ofensas e ameaças.
Mercado do futebol: Qual a sensação de representar o seu time na Bancada Democrática?
Resposta -A famosa frase “a ficha ainda não caiu” representa bem tudo isso. Era meu sonho desde a adolescência. Mesmo quando estive distante de realizar esse sonho, sentava em frente à TV e o coração batia diferente ao ver aquela bancada. Todos os dias em que eu passo pela porta da TV Alterosa, paro uns segundos para pensar em todo o caminho que percorri até chegar ali.
Mercado do futebol: Qual foi a reportagem que mais lhe marcou e por qual motivo?
Resposta – O Atlético perdeu para o Coritiba, no Paraná, em 2011. Alguns torcedores se desentenderam com um dirigente e ficaram na porta do estádio para aguardá-lo após o jogo. Liguei a câmera e esperei por horas à espera de algum registro interessante. O Cuca, treinador do Galo naquele ano, saiu do carro para acalmar os ânimos dos Atleticanos e pediu para que eles cobrassem a contratação do volante Pierre à diretoria. Publiquei o vídeo e o Pierre estava em Bh horas depois. O jogador foi fundamental para evitar o rebaixamento, se tornou um dos maiores ídolos da história e o Cuca disse que o vídeo foi fundamental para a contratação do atleta.
Mercado do futebol: Estamos iniciando o segundo turno do Campeonato Brasileiro 2016,quais as suas expectativas com o Atlético para esse segundo semestre?
Resposta – De tempos em tempos, os clube de futebol passam por reformulações que podem ser rápidas ou não. O Atlético passa por uma atualmente e não se sabe quanto tempo será preciso até que tudo se encaixe. Acredito que participar da Libertadores 2017 estaria de bom tamanho.
Mercado do futebol: Uma mensagem aos leitores e colunistas do site mercadodofutebol.net.br?