Eleições, renovações, especulações e a volta dos que não foram
- Updated: 16 de dezembro de 2015
No último domingo (13), foi realizada as eleições para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva, para o biênio de 2016/2017, e do Conselheiro Deliberativo para o quatriênio de 2015/2019, do Clube Náutico Capibaribe.
Presidência Executiva
30 – Marcos Freitas 777 49,77%
20 – Edno Melo 767 49,13%
Brancos e Nulos 17 1,08%
Conselho Deliberativo
200 – Vermelho de Luta 806 51,63%
300 – Náutico de Todos 699 44,77%
Brancos e Nulos 56 3,58%
Total Sócios Aptos 3.166 100%
Total de Votantes 1.561 49,31%
Isso foi uma nota oficial divulgada pelo Náutico apenas na segunda-feira às 18h, ou seja, o perfil do Clube só se pronunciou sobre as eleições 24h depois que os resultados foram divulgados pela imprensa. No domingo, por incrível que pareça, no perfil oficial do Twitter, apenas retweetaram o Santa Cruz parabenizando Marcos Freitas e desejando sorte aos vencedores.
Uma bela atitude foi, também em sua conta do Twitter, o Vermelho de Luta, Branco de Paz parabenizar os vitoriosos nas eleições, apesar de terem vencido apenas no Conselho Deliberativo. O presidente Marcos Freitas, em seu discurso, fez questão de tirar a camisa do partido e garantiu que a divisão acabou, agora somos todos Náutico. A torcida espera união no Náutico, para que as dificuldades sejam mais facilmente vencidas ou contornadas.
Passada a euforia das eleições, na segunda-feira (14) surgiu a notícia que Julio Cesar havia cansado de esperar algum contato do Náutico e estava indo jogar no futebol árabe. Rodolpho têm pré-contrato com a atual diretoria e precisa apenas do aval da nova gestão para permanecer no Timbu até o fim de 2016, então, foi cotado como goleiro titular para a próxima temporada. Surgiram boatos de que Julio aceitaria diminuir o salário para ficar, mas o empresário não concorda, e também há quem diga que ele não tem proposta de outros clubes, apenas quer pressionar o Náutico para uma decisão quanto a seu futuro. Com o fim do patrocínio com a Turquesa, dificilmente o atleta permanecerá no Timbu sem reduzir o salário.
Outra perda que a torcida lamentou bastante, ficou conhecida como “a volta dos que não foram”. Na última terça-feira (15), o técnico Gilmar Dal Pozzo teria saído do Náutico com proposta de outro time, mas, no apagar as luzes, o treinador assinou a renovação por mais um ano e fica no Náutico para 2016. Não é nenhum ídolo, mas fez um excelente trabalho nesse fim de Série B e seria difícil o clube começar do zero com um baixo orçamento. Desde Alexandre Gallo (2012) que o Náutico não inicia a temporada com um técnico, ponto para a nova gestão.
Dal Pozzo será reapresentado amanhã (17), quando também acontecerá a apresentação de uma novidade, Alexandre Farias, que foi contratado enquanto o Timbu ainda procurava um treinador. O ex-diretor executivo de futebol do Bahia foi a primeira contratação da nova gestão e chega amanhã ao Recife e continuará o trabalho, que inicialmente era encontrar um técnico com o perfil semelhante ao traçado pelo Timbu.
Já na quarta-feira, outra perda importante. Com a lesão de João Ananias, Jackson Caucaia e Fillipe Soutto assumiram a responsabilidade no posto de volante no Timbu, mas já há especulação de Caucaia no Figueirense. Após o caso Dal Pozzo, ficou evidente que antes das eleições o Náutico não entrou em contato com alguns atletas e isso pesou para que muitos procurem outros times. Então, ainda há a expectativa de uma conversa com o atleta e, se possível, uma renovação para 2016.
Outras duas saídas recentes foram os goleiros Dasaev, que não teve o contrato renovado, e Jefferson, que perdeu espaço com a volta de Rodolpho e foi emprestado ao CSA-AL para ganhar mais experiências. O prata da casa disputará o Campeonato Alagoano pelo Azulão, mas não há confirmação de quanto tempo ficará emprestado. Vale lembrar que Carlos Kila, ex-gerente de futebol do Náutico, está cumprindo essa função no time alagoano.
Na tarde dessa quarta-feira (16) foi divulgada a seleção da Copa do Nordeste Sub-20 com três atletas da base Alvirrubra, que foi vice-campeã. Mais uma vez o Náutico chama atenção por ter uma base forte e bem preparada que precisa ser melhor aproveitada no futebol profissional e, inclusive, enquanto ainda estão na base. Parabéns aos jovens garotos e aos que não entraram na seleção, mas lutaram como grandes e conseguiram uma colocação importante na primeira edição da Copa do Nordeste Sub 20.