Mercado do Futebol

Hoje o clube mais tradicional de Santa Catarina completa 94 anos. Parabéns Avaí!

avai.com.br

No dia 1° de setembro de 1923 foi fundado em Florianópolis o Avahy Foot Ball Club. A história do Avaí começa bem antes, mas o momento exato já se perdeu no tempo.

O time foi feito na residência de Amadeu Horn, com um grupo de amigos, onde hoje fica a Frei Caneca. As cores foram escolhidas para homenagear o Clube de Regatas Riachuelo, que hoje tem uma relação muito íntima com o Avaí.

Agora, vamos ao nome: O Avaí chegou a fazer duas partidas contra o Humaitá, e após duas vitórias, apareceu o nome de Independência. O nome não pegou por que já havia um independência em Florianópolis, e alguém argumentou que um clube com esse nome deveria vestir verde e amarelo ao invés de azul e branco. Logo surgiu o nome AVAHY. Tirado das páginas da história do Brasil, mais precisamente de uma batalha da guerra do Paraguai.

Time de muitas conquistas, o maior campeão catarinense dentro de campo. Identificado com o torcedor da grande Florianópolis, o único representante de Florianópolis na série A, o único clube de futebol profissional da Ilha de Florianópolis.

São tantos nomes para citar dentre tantos ídolos e dirigentes, como o do lendário Zineta, que marcou 2 gols no clássico n°42 no qual o Avaí venceu o Figueirense por 11×2 e jogou no Leão por 14 anos. Cavallazzi, o “garoto ser ouro”, Adolfinho, goleiro que mais vestiu a camisa do Avaí. Na galeria de ídolos o Avaí ainda tem Balduíno, Zenon, Jorge Fossati, Adilson Heleno, Saul Oliveira, maior goleador da história do clube, com 187 gols, Marquinhos Santos, Cléber Santana, entre muito a outros. E fora dos gramados encontramos nomes com o a do ex-presidente João Nilson Zunino, do ex-governador Aderbal Ramos da Silva, que empresta seu nome ao atual estádio do Avaí e até de ilustríssimos torcedores como o Gustavo Kuerten.

O título nacional do Avaí, em 98 alavancou o futebol da capital catarinense para outro nível. Hoje o Avaí é o único representante da capital na série A do campeonato Brasileiro. O Leão da Ilha é um time cercado de mística, e a velha expressão de “esse Avaí faz coisa” traduz bem alguns eventos inexplicáveis que acontecem a favor do Avaí. Já vimos na história recente por exemplo, o goleiro Eduardo Martini marcando gol de tiro de meta pro Avaí na Ressacada, os golaços de biclicleta do Evando, um acesso pra série A em uma rodada que todos os resultados tiveram que conspirar a favor. Sem contar a melhor campanha de um time de Santa Catarina na história da série A.

Hoje é dia de festa em Florianópolis, e a torcida avaiana promete uma grande carreata saindo da região central de Florianópolis, com a presença de grandes idolos, como o Jacaré. A carreata deverá começar a partir das 19:30 e deve cruzar a cidade.

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.