Ressacada: 33 anos de muita história
- Updated: 15 de novembro de 2016
Palco de inúmeras memórias e títulos, o Estádio da Ressacada completa hoje 33 anos.
É difícil pensar na Ressacada e não lembrar dos momentos inesquecíveis. Esse estádio carrega consigo um histórico imenso de alegrias e tristezas. Já foi palco do show de Paul McCartney, cenário de pedido de casamento, sediou jogos da Seleção Brasileira e por aí vai.
A cada jogo que passa, sentimos uma emoção diferente, inventamos uma comemoração nova, conhecemos alguém, e claro, sofremos até o último minuto.
E para “comemorar” esta data tão especial, nada melhor do que relembrar alguns jogos e acontecimentos que ficaram marcados e algumas curiosidades sobre a nossa segunda casa.
História
Inicialmente, o clube era proprietário do Estádio Adolfo Konder – localizado onde hoje é o Beira Mar Shopping – junto com o Figueirense. Possuía um gramado de 110x75m em um terreno de 15.000m² e foi construído em 1929/30. Sua partida inaugural foi em 11 de março de 1930 entre Avaí e Tamandaré, onde o time da casa venceu por 3 a 0. O time permaneceu jogando ali até o início da década de 80, quando trocou de terreno e mudou-se para o sul da ilha.
O novo terreno possui 120.000m², sendo 17.270m² ocupado pelo estádio Aderbal Ramos da Silva. Atualmente, tem capacidade para 17.800 pessoas, mas já chegou a acolher 25.735 pessoas em 17 de julho de 1988, na final do Catarinense, contra o Blumenau.
Jogo de inauguração
O Vasco foi escolhido para enfrentar o Avaí na inauguração do estádio, no dia 15 de novembro de 83. O Leão acabou perdendo por 6 a 1, mas isso não foi motivo para a comemoração terminar. Vílson Tadei, do Vasco, fez o primeiro gol da história do estádio.
Esta partida teve um pequeno acontecimento inusitado. Antes de começar a partida, Pai Santana, roupeiro da equipe vascaína, procurou Duca, roupeiro do Leão, para pegar meiões emprestados, já que o elenco do RJ viajou sem a vestimenta.
Ressacada On Fire
Com o intuito de fazer uma bela festa nas arquibancadas do estádio, foi criada uma comissão de festas para a realização da Ressacada On Fire (ROF). A ROF era organizada por torcedores e o dinheiro era arrecadado a partir de doação dos próprios torcedores, venda de rifas, leilões de camisas doadas pelos jogadores, entre outras coisas. A ROF nunca recebeu qualquer tipo de ajuda do clube na questão financeira.
Curiosidades
A Seleção Brasileira jogou no estádio em 1987, contra o Equador, e em 1994, contra a Islândia.
O Brasil ganhou de 5 a 1 da Dinamarca na Ressacada em 10 de julho de 1996, no último jogo da Seleção no Brasil, antes dos jogos Olímpicos de Atlanta.
Desde quando a Ressacada foi inaugurada, o Avaí nunca perdeu um título em casa (no jogo final). Confira aqui os jogos finais e títulos conquistados no estádio.