Blog da Gabi – Mercado do Futebol http://mercadodofutebol.net.br Somos Apaixonados por Futebol Wed, 13 Apr 2016 21:52:17 +0000 pt-BR hourly 1 #?v=4.5 Sim, eu sou apaixonada por futebol. E não, não sou maria-chuteira. http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/sim-eu-sou-apaixonada-por-futebol-e-nao-nao-sou-maria-chuteira/ http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/sim-eu-sou-apaixonada-por-futebol-e-nao-nao-sou-maria-chuteira/#comments Tue, 08 Mar 2016 19:40:29 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=7854 Eu estudo futebol, acredite. Futebol é uma obra-prima que eu agradeço aos ingleses poderem proporcionar essa divindade para nossa sociedade. Não sei se para muitos é apenas um lazer, mas para mim é algo que representa muito mais que “é apenas futebol”, representa paixão, o meu eterno amante. É algo que eu escolhi como minha […]

O post Sim, eu sou apaixonada por futebol. E não, não sou maria-chuteira. apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Eu estudo futebol, acredite.

Futebol é uma obra-prima que eu agradeço aos ingleses poderem proporcionar essa divindade para nossa sociedade. Não sei se para muitos é apenas um lazer, mas para mim é algo que representa muito mais que “é apenas futebol”, representa paixão, o meu eterno amante. É algo que eu escolhi como minha profissão e quero levar por muitos anos.

Na escola eu andava com os meninos e conversamos sobre futebol e videogame. Trocava figurinhas da Copa do Mundo e comentávamos na sala de aula sobre a rodada anterior do Brasileirão. Nunca dei trela para o que dizem ou pensam de mim. Muitos diziam que eu era “sapatona” por gostar de futebol e só andar com meninos na escola. Ou porque sou “bonitinha” e quero mídia, na linha de raciocínio dessas pessoas: ser famosa e rica. Podem dizer o que quiser, quero ser feliz fazendo o que eu mais amo, quero ser jornalista esportiva, e não irei deixar o charme e a elegância de mulher de lado, ou meu estilo meio “não-ligo-se-você-goste-porque-para-mim-estou-confortável”.

Quero ser reconhecida pelo meu conhecimento, pelo meu estudo. Se um dia eu realizar o meu grande sonho foi pela minha dedicação e esforço. Futebol não é apenas mídia, é a paixão que move o espetáculo, ele respira com os torcedores e bate o coração nos 90 minutos.

Só queremos igualdade. Entendam!

Futebol é feito de magia, onde une as pessoas. Pessoas > seres humanos > homens e mulheres.

O futebol não será arruinado ou acabará só porque as mulheres estão ganhando espaço. Não vai deixar de ser um grandioso espetáculo e não ficará feminino, apenas será o bom e velho futebol.

Somos amantes da redondinha, amiga da grama e parceira do gol. Amamos a magia que nos proporciona. Enlouquecemos com os dribles, com as jogadas, com os lançamentos, com os gols. Xingamos com as faltas adversárias, gritamos quando erra o passe ou quando é impedimento. Choramos quando perdemos. Emocionamos quando vemos nosso time campeão e bate um nervosismo quando é disputa de pênalti.

Possa ser que somos o sonho de consumo para muitos homens, mas o que importa mesmo é o futebol. Nós entendemos o que é impedimento, escalação, tática, hat-trick, caneta, cavadinha, acompanhamos a tabela de classificação e cartola.

Somos torcedoras, jogadoras, árbitras, bandeirinhas, gandulas, repórteres ou fotografas. Estamos para acrescentar, não para subtrair. Estamos para compor o time.

Lugar de mulher é no estádio, sim!

O post Sim, eu sou apaixonada por futebol. E não, não sou maria-chuteira. apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/sim-eu-sou-apaixonada-por-futebol-e-nao-nao-sou-maria-chuteira/feed/ 1
Fica ou não, Ney? http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/5321/ http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/5321/#respond Fri, 22 Jan 2016 00:57:50 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=5321 Sabemos que há uma briga política entre Catalunha e Espanha, e também que o governo espanhol beneficia muito o time merengue, vulgo Real Madrid. Posso até está errada (ou enganada), mas é bem provável o Neymar sair do Barça por essa “guerra”. Uma das questões seja o desvio de dinheiro na contratação envolvendo o ex-presidente […]

O post Fica ou não, Ney? apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Sabemos que há uma briga política entre Catalunha e Espanha, e também que o governo espanhol beneficia muito o time merengue, vulgo Real Madrid. Posso até está errada (ou enganada), mas é bem provável o Neymar sair do Barça por essa “guerra”.

Uma das questões seja o desvio de dinheiro na contratação envolvendo o ex-presidente do Barça e a empresa do pai do Neymar, pelo que constatou muitos jornais espanhóis. Com muita pressão do governo, isso pode gerar um certo repúdio para a família, e um “enchimento de saco” ter que prestar esclarecimentos ao governo diversas vezes.

E também, o Barça é uma máquina insuperável atualmente, ainda mais com 3 excelentes jogadores na linha de frente: Messi, Suárez e Neymar. É viável para eles (governo) a saída do Ney, assim, ele não assumiria o trono do Messi. Leva um tempo, mas enquanto o trio estiver do time catalão, o Barça vai ser a potência.

Para desespero de muitos, isso é horrível, até porque de 6 títulos, eles ganham APENAS 5 (Copa do Rei, Liga BBVA, Champions League, Supercopa UEFA e Mundial) na temporada passada (2014/2015).

msn

Trio MSN pela Liga BBVA:
44 gols em 20 jogos
18: Suárez | 16: Neymar | 10: Messi

Como agora o Real Madrid foi punido por 1 ano pela FIFA, por contratar jogadores menores de idade, a pressão será maior ainda.

Agora em Fevereiro, o time catalão irá renovar o contrato do Neymar para 2022, cabe à ele quer ou não, mas para ser o melhor do mundo, não tem como jogar ao lado de Messi.

Neymar fica mais retrancado quando o Messi joga, porque o trono é dele e respeita. Faz mais assistências do que gols. Agora quando ele joga sem o Messi em campo, Ney dá conta do recado, tem mais liberdade e faz muitos gols.

Agora é esperar saber se ele quer continuar no Barça, esperar para assumir o trono. Ou, ir para outro time ser o destaque e referência principal.

Espero e quero muito vê-lo algum dia no campeonato Inglês (“sonho meu…”).

O post Fica ou não, Ney? apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/5321/feed/ 0
Lutar com Fé http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/lutar-com-fe/ http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/lutar-com-fe/#respond Mon, 30 Nov 2015 03:05:35 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=2285 Não vai ser nada fácil para as duas equipes: sem G4, disputando o título e vaga para a Libertadores, tudo em 90 minutos. Copa do Brasil me remete aquele quarteto santástico, criadores das dançinhas durante a comemoração do gol, dançarinos e meninos propaganda da Ceara, e algumas recordações chatas como aquela cena do Prof. Dorival Junior […]

O post Lutar com Fé apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Não vai ser nada fácil para as duas equipes: sem G4, disputando o título e vaga para a Libertadores, tudo em 90 minutos.

Copa do Brasil me remete aquele quarteto santástico, criadores das dançinhas durante a comemoração do gol, dançarinos e meninos propaganda da Ceara, e algumas recordações chatas como aquela cena do Prof. Dorival Junior com Neymar juntamente ao Paulo Henrique Ganso estrelando o “Não vou sair não”, no primeiro jogo da final contra o Vitória em 2010, ocorrendo na Vila Belmiro emplacando o 2×0, com gols de Neymar e Marquinhos.

E não pense que foi fácil, na segunda partida, haja coração e cardiologista que preparasse o coração dos santistas durante 90 minutos, o Vitória ganhou do Peixe por 2×1, mas se não fosse o zagueiro Edu Dracena, iriamos para os pênaltis.

Balança mas não cai

Esse ano foi e está sendo recheado de lições, ganhamos o Paulista e afundamos no Brasileiro. Mas no final do túnel, havia uma esperança chamada Dorival Junior, amigo do Guardiola. A evolução desse time foi demais. O único jogo que a equipe perdeu dentro de casa foi contra o Grêmio por 3×1, com direito a lei do ex emplacada, Galhardo.

O time estava com faltava esquema tático e fez bonito:

Na zaga com Van Der Lei (não existe mais muralha de Berlim, mas existe a muralha da baixada), Gustavo Henrique (tem muita confiança e tranquilidade para desarmar, chama a responsabilidade) e David Braz (pegou mais segurança com o Prof. e vibra pra caramba, ele é santista não engana “nóis”)

As laterais formadas com Victor Ferraz (Daniel Guedes ajudou bastante quando ele estava machucado, muito obrigado) e Zeca (bateu na trave a transferência pros EUA, graças à Deus).

Pelo meio de campo fechadinho com Renatinho (elevou sua qualidade e confiança com o Dorival, terno e classe mais ainda), Lucas Lima (meia armador, formador de jogadas de Champions e Nasa) e Thiago Maia (resgatado da base, fruto dos meninos da Vila, está sendo essencial e decisivo).

E o contra-ataque que a zaga adversária treme, ou melhor, o ataque veloz formado por Gabriel (tá demais o moleque, mesmo perdendo o pênalti ele não se abalou e sabe de sua responsabilidade, e fez o gol. Amadureceu muito com a chegada do Dorival e mostrou garra e amor pelo peixão), Marquinhos Gabriel (mostrou para o que veio, foi um excelente substituto do Geuvanio e é titular absoluto, grande evolução) e o Pastor Oliveira (centroavante primordial e essencial para contemplar o time, artilheiro isolado desse ano).

Ele basicamente trocou:

  • Vladimir por Vanderlei
  • Werley por Gustavo Henrique
  • Chiquinho e Valencia por Zeca e Thiago Maia
  • Geuvanio* por Marquinhos Gabriel (*tinha se machucado)
  • Cicinho por Gabriel

É meus caros, e chegar até aqui foi com muito suor e garra, em intensos 12 jogos, o Santos chega a sua segunda final da Copa do BR e segunda final no ano, contando a reação do Brasileiro e desfalques, é sensacional o trabalho do Dorival, que soube conciliar os dois ao mesmo tempo.

De um passado e um presente só de glórias.

De um passado e um presente só de glórias.

Tragetória do Peixe na Copa do Brasil:

  • Primeira fase: Londrina, ganhando dentro e fora de casa pelo placar de 1×0 nos dois jogos (sendo que no segundo jogo o time era misto);
  • Segunda fase: Maringá, empatando fora de casa por 2×2 com o time reserva, onde estava ganhando até o finalzinho do jogo, o Maringá empatar. E assim, ganhou na Vila por 1×0 (sofrido);
  • Terceira fase: campeão de 87, Sport, perdendo fora de casa por 2×1 e consagrando por 3×1 em casa (a partir desse jogo, Dorival começou a comandar);

Durante as três primeiras fases, os jogadores: Lucas Crispim (emprestado pro Joinville), Elano (emprestado para um time da Índia) Robinho (foi para a China), Valencia (machucou em um jogo da Colômbia, + de 180 dias fora dos gramados), Cicinho (foi para um time da Bulgária), Caju, Chiquinho, Lucas Otávio e Paulo Ricardo (estão no banco de reservas, atualmente) jogaram a maioria das partidas como titulares na Copa do Brasil.

  • Oitavas de final: ganhando dentro e fora de casa pelo Corinthians. No primeiro jogo por 2×0 e no segundo por 2×1 com a Arena Corinthians lotada, foi muita emoção.
  • Quartas de final: Figueirense, fora e dentro de casa (Pacaembu) ganhamos. Não foi nada fácil, primeiro jogo pelo placar de 1×0 e o segundo com 30 mil pessoas cantando, emplacando 3×2, em um jogo lindíssimo.
  • Semifinal: São Paulo, dentro e fora de casa, o Peixe ganhou pelo mesmo placar nos dois jogos: 3×1.

Agora é final: tudo ou nada!

O Leão do Mar tem uma vantagem de 1 gol de diferença, com INÚMEROS gols perdidos no primeiro jogo: um pênalti e o gol de 1% do Nilson. Não há favorito, tudo é possível nesses últimos 90 minutos. Santos saiu na frente, porém o Palmeiras tem o fator casa onde é muito forte, ainda mais com o apoio da torcida apaixonada. Os dois times são merecedores, chegaram aqui por mérito e não é à toa que seja a segunda final no ano se enfrentando.

Em 98, Santos perdeu a vaga para a final da Copa do BR ao Palmeiras, onde os dois jogos foram empatados, mas o Verdão fez a melhor campanha, assim, saiu na frente (naquela época não tinha disputa de pênaltis nos mata-mata). Primeiro jogo, no antigo Palestra Italia, pelo placar de 1×1. E o segundo jogo, na Vila Belmiro por 2×2. Assim, o Porco eliminou o Alvinegro e foi campeão da Copa em cima do Cruzeiro.

Agora é reação, Alvinegro.

Batalhou, reagiu, enfrentou, ganhou, perdeu, superou, apanhou e se levantou. Esse é nosso DNA: reagir e levantar para a próxima batalha. Nos derrubam e levantamos mais fortes. Se erramos, aprendemos e consertamos. Somos aqueles que poucos acreditavam. Somos o amante das quatro linhas e apaixonados pela redondinha, onde nenhum dinheiro compra esse amor. Somos os apaixonados pelo manto branco, símbolo de um time que parou uma guerra. Somos o fruto das oportunidades para base. Somos os que acolhem o menino que jogava na rua, quando sua bola era uma latinha. Somos o eterno menino e menina da Vila.

Até porque, quem não quer jogar onde Pelé, Robinho e Neymar foram revelados? Temos fé e esperança no time, batalhamos e não vamos desistir. Não foi fácil a trilha e não devemos abaixar a cabeça.

Vila Belmiro, o templo sagrado.

Vila Belmiro, o templo sagrado.

Não temos a Arena mais moderna do Mundo, ou até mesmo a maior. Mas temos um templo, chamado estádio Urbano Caldeira, mais conhecido com Vila Belmiro, onde o futebol respira. É coladinho e recheado de histórias. Não é moderna, não é grande, mas o bicho pega. Cabe 20 mil, mas com sensação de 60 mil. Nos alambrados colocaram vidros e camarotes, mas sempre será o fruto e raiz do futebol.

Somos contra tudo e todos. Somos a nação alvinegra.

E a reação não parou, não vai parar, hoje e nunca.

Que vença o melhor.

O post Lutar com Fé apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/lutar-com-fe/feed/ 0
#PrayForSantos http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/prayforsantos/ http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/prayforsantos/#respond Fri, 20 Nov 2015 03:48:05 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=1704 3 rodadas para o final do Brasileirão e 2 jogos fora de casa: só nos resta orar. Depois de 6 lindas rodadas no G4 (de 29ª à 35ª), o Peixe se despede com o segundo empate consecutivo nas duas últimas rodadas (Joinville e Flamengo) e pela vitória do São Paulo em cima do Atlético-MG. O […]

O post #PrayForSantos apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
3 rodadas para o final do Brasileirão e 2 jogos fora de casa: só nos resta orar.

Depois de 6 lindas rodadas no G4 (de 29ª à 35ª), o Peixe se despede com o segundo empate consecutivo nas duas últimas rodadas (Joinville e Flamengo) e pela vitória do São Paulo em cima do Atlético-MG.

O Leão do Mar fez um péssimo jogo. Mal posicionado, não conseguia construir jogadas, com muitas dificuldades de sair do campo de defesa, contra-ataque parecia o impossível e no meio de campo com Marquinhos Gabriel (hoje não teve Messinho em campo) e Geuvanio não deram certo: os 10 dias se passaram e não acordaram.

Professor Dorival não gostou NADA do jogo, quase teve um infarto de tão rosa que estava. O único que suou muito foi a muralha chamada Van Der Lei, nos salvando, principalmente em 6 finalizações claríssimas para o Fla. E o ÚNICO (único mesmo) lance apavorante, foi a assistência do Pastor Oliveira para o Geuvanio, mas faltou um pouco de sorte, iria ser um golaço. Apesar do Gabigol ter tentado, a maré hoje estava azeda. Assim, o time estava a La Marcelo Fernandes (que triste, meus irmãozinhos).

Fechando a rodada, o Santos segue em 5º com 55 pontos, das 5 últimas rodadas: ganhou 2 (Goiás e Palmeiras) e empatou 3 (Figueirense, Joinville e Flamengo).

O foco passa ser a próxima partida pela 36ª rodada do Brasileirão, no domingo (22), ás 19h30, contra o Coxa, no Couto Pereira.

Artilhe

Artilharia da temporada: Santos com 113 gols. Em seguida, Corinthians com 110.

Parabéns, Corinthians!

Por outro lado, 30 milhões de loucos estão em festa. Campanha sensacional do Corinthians, com um MONSTRO de técnico, Adenor. Mereceu demais esse título. Apaixonado pelo que faz, mostra seu diferencial, une o time, passa confiança para os jogadores e sem melhor ou pior, são 11 jogadores jogando por 1 só. Claro que teve muitos erros de arbitragem, mas Tite conseguiu mostrar que a união sempre vencerá.

Quem diria ver Vagner Love com 13 gols e Renato Augusto jogando ao lado de Jadson… Meus parabéns!

FOCO: A final da Copa do Brasil tá chegando… De jegue.

E vamos preparando o teste cardíaco, santistas e palmeirense, que dia 25 começa a batalha. Sem favorito onde tudo é possível. Esperamos muitos shows, dribles, golaços e jogadas fantásticas, onde o Fair Play domina.

O post #PrayForSantos apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/prayforsantos/feed/ 0
Ousadia e alegria, é com o Menino Neymar http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/ousadia-e-alegria-e-com-o-menino-neymar/ http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/ousadia-e-alegria-e-com-o-menino-neymar/#respond Wed, 11 Nov 2015 20:23:08 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=1392 Não é nada fácil o “Filé de borboleta” do Paulista se tornar o atual campeão da Champions League e artilheiro do campeonato espanhol de faixa preta. Cada dia que se passa, vão se acabando as desculpas dos corneteiros de plantão. Sua capacidade não de passar da artilharia do Paulistinha, não conseguir se adaptar ao futebol […]

O post Ousadia e alegria, é com o Menino Neymar apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Não é nada fácil o “Filé de borboleta” do Paulista se tornar o atual campeão da Champions League e artilheiro do campeonato espanhol de faixa preta. Cada dia que se passa, vão se acabando as desculpas dos corneteiros de plantão. Sua capacidade não de passar da artilharia do Paulistinha, não conseguir se adaptar ao futebol europeu e se tornar o novo “Lulinha”, mas, vivendo e calando os outros, o menino Neymar brilha cada dia mais.

O famoso “Neymídia” conhecido por seus diferentes cortes de cabelo, roupas chamativas, sempre bem acompanhado, de suas dancinhas nas comemorações, apenas seria mais um. Pois bem, seria mesmo. Ele não soma, ele multiplica.

Me lembro muito bem do dia 7 de março de 2009, no estádio do Pacaembu, Santos e Oeste, partida pelo campeonato Paulista, em uma noite de domingo quente e com o céu brilhante, a torcida pedia para o prof. Mancini, a entrada do “novo Robinho”. Um menino magrinho, com 17 anos, ansioso e um brilho nos pés. Assim, atendendo aos pedidos, Ney entrou no lugar de Molina, aos 14 minutos do segundo tempo. 5 minutos se passaram, e gol do Santos. Deu ritmo e velocidade, acordando o Peixão, que fez o primeiro tempo sonolento. Ele não fez gol, mas mostrou para o que veio e brilhantar os olhos do mundo com seu futebol arte.

pulinho ney

Pulinho com soco no ar, aprendeu direitinho com o Rei Pelé.

São tantas histórias no Peixe que ficaria horas e horas escrevendo sobre o quanto os santistas são gratos por ele ter proporcionado muitas alegrias. Não só santistas, mas todos os amantes de futebol.

Uma recordação que nunca me esquecerei, é de seu gol na final da Libertadores contra o Peñarol, no Pacaembu. Que dia. Choros, um excepcional coro da torcida, o mar branco com vermelho, ansiedade, nervosismo, gritos, palavrões, vibrações e 2 belíssimos gols: Ney e Danilo, decididos no segundo tempo numa enorme angústia. Na estrada fechada, tomada por carros, com buzinas que faziam a sinfonia de comemoração, aquela era uma noite de criança. Inesquecível.

Conforme os títulos que ele contribuía para o Leão do Mar, a Neydependência foi crescendo. O medo de perder ele cedo, indo para a Europa ou até dele se machucar. O medo do Santos cair para a série B com a sua saída, mas, era só um sustinho de pegadinha mesmo. Onde ele joga, vira referência. O time se torna dependente dele, não tem jeito.

meninos da vila

O que tem pra hoje é saudade. Foto: Ricardo Saibun/Gazeta Press

Desde do começo de sua carreira, sempre chamou a responsabilidade para ele, indo pra cima, sem medo e nem piedade. Ataca, distribuí, marca, cria, dribla. De assistente, goleador, ambidestro, cabeceador até criador de dribles e jogadas: agora me diz, quem não quer ter esse menino no time? Com todos esses fatores, o maior deles e o que eu mais admiro: sua humildade dentro e fora de campo, sempre buscando melhorar e evoluir, mas com os pés no chão. Aliás, sua chuteira pretinha, cabelo raspado e faixa na cabeça está trazendo sorte, só falta a camisa por dentro do calção que o hexa vem!

Só quero frisar os três gols que me deixaram perplexa:

  1. O gol do strike em 6 marcadores, contra o Fla
  2. O mais recente contra Villarreal, domínio no peito, chapéu de 360°, finalizando com um puta golaço (Puskas na certa!).
  3. E claro, o gol na final da liberadores, aliás, eu chorei com aquele gol.
-"Tá vendo aquele cara?" -"Tõ" -"É assim que dibra lek"

-“Tá vendo aquele cara?”
-“Tô”
-“Hahahaha coitado, vai ser dibrado”

Curiosidades

Desde de muito cedo seu pai o treinava no quintal de casa, deve ter sido esse esforço de ambas as partes que o tornou diferente, com a família sempre presente, principalmente com o seu pai como treinador. Quando atuava no Santos, depois dos treinos ele ficava treinando cobrança de faltas com Marcos Assunção, agora tudo se explica. E com 14 anos, Neymar fez um intercâmbio na Espanha e passou no Real Madrid, mas, o Peixe não queria perder sua joia e comprou por 1 milhão para manter na base. Como os madrilenos acharam que não era uma boa desembolsar tanto dinheiro por um jovem, hoje, devem ter se arrependido.

Quero agradecer especialmente e sou grata para sempre, ao eterno capitão santista, Zito, por ter dado oportunidade de vermos (principalmente a minha geração) o futebol brasileiro brilhando novamente.

#Toiss

O post Ousadia e alegria, é com o Menino Neymar apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/ousadia-e-alegria-e-com-o-menino-neymar/feed/ 0
Paulistinha is coming! http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/paulistinha-is-coming/ http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/paulistinha-is-coming/#comments Thu, 29 Oct 2015 04:31:05 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=876 SanSão como sempre, foi um belo espetáculo. Em menos de 25 minutos o Santos ampliava o placar para 3-0. Contra-ataques da Nasa, eficiente, lançamentos incríveis e sem muitos erros. Com direito à 2 gols do Pastor, uma tijolada do Marquinhos G. e Lucas Lima estava em todas: Enfiada de bola para Gabigol, finalizada pelo Pastor. […]

O post Paulistinha is coming! apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
SanSão como sempre, foi um belo espetáculo. Em menos de 25 minutos o Santos ampliava o placar para 3-0. Contra-ataques da Nasa, eficiente, lançamentos incríveis e sem muitos erros.

Com direito à 2 gols do Pastor, uma tijolada do Marquinhos G. e Lucas Lima estava em todas:

  1. Enfiada de bola para Gabigol, finalizada pelo Pastor.
  2. Lançamento para Marquinhos Gabriel (para os mais íntimos, Messinho Gabriel) e um golaço, centímetros de fora da área
  3. Contra-ataque com a roubada de bola, saiu igual um foguete, assim, deixando o Pastor cara-a-cara para o gol.

Uma característica do Santos é atacar quando precisa, e manter o jogo quanto necessário. Deu uma recuada no segundo, mas deixou suas chances de fazer o quarto gol bem próximas. Média de 5 gols perdidos cara-a-cara.

Os números são mais favores para o SP: em posse de bola são 48% contra 52%. Nem sempre jogar com 3 atacantes seja uma ofensiva. Guardiola já jogou com 5 zagueiros e saiu vitorioso (comparando esquema tático, não os times).

O São Paulo jogou bem. No primeiro tempo, Ganso lançou para Pato cruzando para a grande área, mas, Alan Kardec e Luis Fabiano se atrapalharam. Não entendo porque o Centurión está no banco, entrou e já deixou sua assistência com o gol marcado pelo Michel Bastos no segundo tempo e ainda houve uma bola na trave.

Rogério Ceni, 25 anos de uma linda história, mas um final não tão feliz. Não voltou no segundo tempo, por uma dor no tornozelo em um lance com o Lucas Lima no começo do primeiro tempo (na roubada de bola), assim, Dênis escorregou após receber uma bola recuada do zagueiro (quem aposenta primeiro: Dênis ou Rogério Ceni?).

Santos: time do amor, da virada, dos gols e das bençãos.

Santos: time do amor, da virada, dos gols e das bençãos. #DNAOfensivo

Notas:

  • Lucas Reus Lima: busca, marca, lança, distribui e 100% das assistências ele está envolvido. Esse é o maestro da Vila!
  • Gabigol presente nos lances, mas deixou de marcar o dele, teve desentendimento com o Pato e até mandou beijinho, destaque para o ‘a La Ronaldinho”: olha pra um lado e toca para o outro.
  • Gustavo Henrique e David Braz foram bem felizes nas marcações (faltou o Werley pra dá uma brincada).
  • Thiago Maia, Zeca e Daniel Guedes, eita base que o raio caí mais de 10 vezes.
  • Renato: terno, classe e calma.
  • Marquinhos G. de reserva à titular, tá jogando muita bola, bastante presente nas jogadas e fez um puta golaço.
  • O irmãozinho Geuvanio entrou no segundo tempo, o mlk tá mais liso do que nunca, correu mais que o Bolt no contra-ataque mas foi parado pelo Matheus Reis.
  • O cachorro louco, Alisson, tá de volta após 7 meses, jogou no meio do segundo tempo (bom começo, pitbull!).
  • Prof. Dori Van Gaal Jr. até deu uma zuada, colocou o Chiquinho pra descontrair, esse professor tá numa sequência sensacional (Guardiola curtiu isso).
  • Van Der Lei, a muralha, salvou mais de 8372727 vezes esse ano, peça fundamental no DNA ofensivo.
  • E por fim, Pastor Oliveira, artilheiro absoluto desse ano: 35 gols com 35 anos, abençoando dentro e fora de campo (quanto mais “velho”, mais experiente e mais gols na gaveta!).

Assim, segue o Santos com mais de 90% de aproveitamento com 65 gols em 28 jogos em casa. Quem diria, de Z4 para G4 e finalista da Copa do Brasil. Futebol é uma caixinha de surpresas.

Parabéns ao Santos, fazendo o futebol lindo de se assistir, até quem é torcedor de outro time, gosta de ver. Alô Modestinho, já pode abrir uma loja de chapelaria na Vila.

dorival

Dorival em 2010: 4 atacantes | Dorival em 2015: 4 zagueiros

E meus singelos aplausos ao Palmeiras que fez numa semifinal eletrizante e teste cardíaco para os palmeirenses. Zé Roberto deu até uma de Matrix no último lance para não tocar a mão na bola, mas o destaque vai para o Prass, na agilidade e defesas esplendidas, defendeu o lance do jogo quando Fred chutou cara-a-cara.

A final é paulistinha!

O post Paulistinha is coming! apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/paulistinha-is-coming/feed/ 2
De menino da Vila, para o Rei do Futebol. http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/de-menino-da-vila-para-o-rei-do-futebol/ http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/de-menino-da-vila-para-o-rei-do-futebol/#comments Fri, 23 Oct 2015 04:25:12 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=561 “Se eu pudesse me chamaria Edson Arantes do Nascimento Bola. Seria a única maneira de agradecer o que ela fez por mim” Edson Arantes do Nascimento, no papo de boleiro, Pelé, o rei do futebol. Três Corações, 2 pernas (corria 100 metros em 9 á 11 segundos), 1.251 gols em 1.365 jogos, 21 anos de […]

O post De menino da Vila, para o Rei do Futebol. apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
“Se eu pudesse me chamaria Edson Arantes do Nascimento Bola. Seria a única maneira de agradecer o que ela fez por mim”

De Rei, para Ney.

De Rei, para Ney.

Edson Arantes do Nascimento, no papo de boleiro, Pelé, o rei do futebol. Três Corações, 2 pernas (corria 100 metros em 9 á 11 segundos), 1.251 gols em 1.365 jogos, 21 anos de muito sucesso e 75 anos no trono. Aos 11 anos já encantava e abrilhantava os olhos da torcida, principalmente do Waldemar de Brito, que descobriu o menino dos pés de ouro. Com apenas 16 anos, já jogava na Seleção Brasileira. Aos 17, disputou a Copa de 58 e já foi campeão, se bem que jogar com Didi, Vavá, Zagallo, Mazzola, entre outros, facilita demais, mas, ser bola de prata e 6 gols pela competição e ganhar do time da Casa (5-2), a Suécia de Simonsson, não é para qualquer um… Na verdade era, apenas para o Rei Pelé. Quer dizer, bicampeão mundial com Didi, Zagallo, Zito, Pepe, Garrincha, Gilmar, Djalma Santos (olha essa seleção!) na copa de 62 no Chile, tudo bem que apenas fez 1 gol na competição, mas nosso Eterno Zito deixou sua marca na final contra a Tchecoslováquia (3-1).

Falando em seleção, a época de ouro do Peixão: 62/63, queria muito ter visto o Zito puxar a orelha do Pelé. Em dois anos, o Peixe ganhou tudo, só não ganhou mais porque não teve jogo fora da terra. Paulista (9 anos consecutivos como artilheiro do campeonato) , Taça Rio-SP, Libertadores, Mundial, Taça Brasil, Taça das Américas, fora os outros anos. Alguns números em questão: em 57, emplacou como o mais jovem artilheiro do Campeonato Paulista, a mesma quantidade de gols, era de sua idade = 17. Em 59, foi o maior artilheiro da temporada com 127 gols, com apenas 19 anos. Maior artilheiro da Seleção com 95 gols em 114 jogos. Com o time a parar uma guerra, em 1969, onde o país africano vivia momento de guerra civil entre nigerianos e separatistas do Leste Africano. 32 títulos conquistados, com média de 1,5 por ano. Aos 22 anos, tinha 500 gols, 7 anos depois, fazia mais 500 para sua conta.

Copa de 70, o soquinho no ar virou referência nas comemorações.

Copa de 62, o soquinho no ar virou referência nas comemorações.

Depois de tantas conquistas, gols e gritos, aos 34 anos, encerrou o namoro de muito afeto pela redondinha, ganhando, é claro. Forte, valente, habilidoso, ator, guerreiro, comentarista do Tetra, o melhor do século. Em terra de Pelé, Maradona aplaude. O menino do pulo com o soquinho no ar.

Eterno menino da Vila e atual Rei do Futebol, muito obrigado por abrilhantar os olhos do meu vô, ensinar ao meu pai a amar o Santos, e transmitir esse amor para mim.

O post De menino da Vila, para o Rei do Futebol. apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/blog-da-gabi/de-menino-da-vila-para-o-rei-do-futebol/feed/ 1