Bora Vozão – Mercado do Futebol http://mercadodofutebol.net.br Um portal completo, de A à D. Sat, 03 Mar 2018 00:12:49 +0000 pt-BR hourly 1 #?v=4.9.4 https://i1.wp.com/mercadodofutebol.net.br/wp-content/uploads/2017/04/cropped-ico2.png?fit=32%2C32 Bora Vozão – Mercado do Futebol http://mercadodofutebol.net.br 32 32 Ceará rebaixa Tiradentes e assume liderança do estadual http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/ceara-rebaixa-tiradentes-e-assume-lideranca-do-estadual/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/ceara-rebaixa-tiradentes-e-assume-lideranca-do-estadual/#respond Sun, 25 Feb 2018 13:54:24 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=55840 O alvinegro novamente utilizou o time alternativo e mesmo assim conseguiu um triunfo fácil contra o Tigre da PM que

O post Ceará rebaixa Tiradentes e assume liderança do estadual apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
O alvinegro novamente utilizou o time alternativo e mesmo assim conseguiu um triunfo fácil contra o Tigre da PM que foi rebaixado a segunda divisão cearense

 

Seguindo o planejamento do treinador Marcelo Chamusca, o Ceará foi ao estádio Presidente Vargas para testar alguns atletas, dentre eles o volante Matheus Lira que teve a primeira oportunidade como profissional, sendo aprovado. O início da partida foi de muitos erros e estudo por ambas as partes, no entanto aos 20 minutos, Leandro Silva cruzou a meia altura, Luidy tocou para Arthur que deitado guardou mais um gol (neste lance o atleta estava impedido), mas o juiz seguiu a partida, Ceará 1×0.

Logo após, o Vovô aumentou o placar, o atacante Roberto furou e na sobra Luidy tocou fraco para o fundo da meta adversária. Com o 2 a 0, o time descansou e o Tiradentes que precisava vencer começou a atacar, aos 26 minutos, chute do meio da rua de Patuta, a bola passou raspando a trave. No final do primeiro tempo, o alvinegro foi em busca do terceiro, o zagueiro Patrick finalizou para defesa do arqueiro Fábio Lima, no rebote Ernandes chutou e novamente o goleiro do Tigre fez a intervenção.

Foto: JL Rosa/Agência Diário.

No segundo tempo, o Tiradentes buscou a reação e conseguiu seu tento, após marcação de penalidade máxima, Thiago Furlan usando a paradinha deslocou o goleiro, diminuindo o placar do embate, 2×1 Ceará. Após o revés, o Vovô buscou o terceiro gol e achou após cruzamento que ultrapassou a defesa do Tigre e Roberto sozinho finalizou para o fundo da meta. Com o placar consolidado, foi a vez de Fernando Henrique aparecer em três oportunidades, sendo a principal defesa no chute a queima-roupa de Douglas, onde o arqueiro testou seu reflexo.

O Ceará Sporting Club agora se preocupa com os confrontos da terceira fase da Copa do Brasil contra o Clube Atlético Paranaense, o time mostrou que possui um elenco de qualidade, seja alternativo, misto ou titular. Podemos destacar também a presença de jovens valores da base como Arthur, Matheus Lira e Felipe Jonatan que aos poucos vão ganhando espaço no clube. Além disso, o retorno de Rafael Pereira e a primeira partida de Javier Reina mostram que o alvinegro tende a evoluir durante os campeonatos.

O post Ceará rebaixa Tiradentes e assume liderança do estadual apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/ceara-rebaixa-tiradentes-e-assume-lideranca-do-estadual/feed/ 0
Muito abaixo… http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/muito-abaixo/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/muito-abaixo/#respond Fri, 16 Feb 2018 03:07:01 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=55088 Ricardinho se machucou, até o momento ninguém no elenco pode o substituir a altura. Foto de TATIANA FORTES/O Povo Dentre

O post Muito abaixo… apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Ricardinho se machucou, até o momento ninguém no elenco pode o substituir a altura. Foto de TATIANA FORTES/O Povo

Dentre os vários clichês do futebol tem um que diz “poderia jogar até amanhã que não faria gol”, no caso do Ceará hoje, 15 de fevereiro, contra o Sampaio Correia poderia jogar até amanhã que não criaria uma chance de gol.

Outro clichê é dizer que o time “jogou muito abaixo”, esse define bem o time do Ceará na partida contra o Sampaio, quase não há destaques positivos, o jogo mostrou que o Ceará tem uma questão a resolver – Ricardinho não tem substituto para sua posição.

O Ceará teve muita posse de bola, na saída de bola o time jogava em 3-4-3, os dois zagueiros Luiz Otávio e Valdo eram auxiliados por Pedro Ken. Luiz Otávio foi muito bem como sempre e Valdo cometeu apenas um erro, na jogada do gol foi cobrir Luiz Otávio que fora superado por Marlon, Valdo esqueceu de Fernando Sobral que marcou o único gol do jogo. Pedro Ken foi bem atrás e não criou nada na frente.

Na segunda linha Pio e Rafael Carioca avançaram demais, Pio foi péssimo, ruim defensivamente e não fez nada na frente, nem sua bola parada funcionou. Carioca por sua vez produziu na frente, mas atrás tomou muitas bolas nas costas, inclusive na jogada no gol. Richardson foi o melhor em campo e Ricardinho ia mediano até se lesionar, aí reside o grande problema, não existe um meia centralizado que possa substituí-lo, após sua saída o time não criou rigorosamente nada. Wescley entrou no lugar do R8, se esforçou, mas tem jogado melhor na ponta esquerda.

Andrigo, Elton e Felipe Azevedo não tiveram inspiração nenhuma, nada produziram que possa ser destacado. Arthur no lugar de Elton tentou, mas a bola não chegou e Douglas Coutinho não merece menção.

Uma noite pra esquecer e um problema pra resolver, Chamusca é inteligente e vai resolver isso!

 

Marco Túlio Diniz é professor e alvinegro de coração!

O post Muito abaixo… apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/muito-abaixo/feed/ 0
A saga da classificação alvinegra em Brusque http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/saga-da-classificacao-alvinegra-em-brusque/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/saga-da-classificacao-alvinegra-em-brusque/#respond Thu, 08 Feb 2018 19:14:43 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=54771 O Ceará Sporting Club conquistou a sua quarta vitória seguida, além disso conseguiu uma classificação rentável aos cofres, porém com

O post A saga da classificação alvinegra em Brusque apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
O Ceará Sporting Club conquistou a sua quarta vitória seguida, além disso conseguiu uma classificação rentável aos cofres, porém com sustos havendo a possibilidade de cancelamento do embate

 

Um show de desorganização no interior catarinense, isso é o que podemos inferir ao se constatar o atraso de uma hora e vinte minutos por causa da iluminação de alguns postes do estádio Augusto Bauer. A priori, o conserto seria feito na segunda-feira, porém após muitas tentativas, o reparo foi feito por modos não-convencionais e mesmo assim o local da partida não estava totalmente iluminada, neste cenário o Ceará com o seu time quase todo titular foi em busca de vencer e se classificar, o que sempre foi dito em entrevistas pelo técnico Marcelo Chamusca.

Sobre a análise da partida, o Ceará se comportou bem, apesar das adversidades, em nenhum momento deixou ser muito pressionado pelo seu adversário. O primeiro tempo foi resumido em um ataque do Brusque, aos 17 minutos, o volante Carlos Alberto finalizou para defesa do arqueiro Everson, além disso três ataques do alvinegro. Aos 22 minutos, Ricardinho arriscou de fora da área para defesa do goleiro catarinense, aos 27 minutos, após troca de passes, Pedro Ken chutou e o arqueiro adversário fez uma boa intervenção.

Perto do fim do primeiro tempo, Elton dominou a bola e escorregou, o chute passou próximo a meta, já aos 44 minutos, falta de Antônio Carlos e expulsão pelo segundo cartão amarelo, mesmo assim, o empate até o momento persistia, 0x0. O segundo tempo iniciou muito estudado, porém aos 20 minutos, o Ceará abriu o placar com um belo chute de Rafael Carioca, sem chances de defesa. Após isso, o alvinegro segurou o ímpeto do time catarinense e ainda quase conseguiu o segundo gol com Arthur. Fim de Papo: Brusque 0x1 Ceará. Agora o adversário é o Londrina.

O post A saga da classificação alvinegra em Brusque apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/saga-da-classificacao-alvinegra-em-brusque/feed/ 0
Adeus tabu http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/adeus-tabu/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/adeus-tabu/#respond Mon, 05 Feb 2018 19:42:24 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=54533 Jogadores comemoram gol marcado pelo zagueiro Valdo, aos 30 minutos do 1º tempo, após escanteio. (Foto: Lucas Moraes/CearaSC.com) Na noite

O post Adeus tabu apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Jogadores comemoram gol marcado pelo zagueiro Valdo, aos 30 minutos do 1º tempo, após escanteio. (Foto: Lucas Moraes/CearaSC.com)

Na noite de ontem, 04 de fevereiro, o Ceará venceu o Fortaleza após 7 jogos, apesar de o Ceará ter montado times melhores nos últimos anos não estava conseguido vencer seu maior rival.

A equipe alvinegra não produziu muito ofensivamente na primeira etapa, mas foi cirúrgico e marcou 2 vezes (Valdo e Élton) nas duas chances que teve, na segunda etapa o time teve chance até de golear, mas reduziu o ritmo para poupar os atletas, assim mesmo Elton teve uma chance clara e Arthur teve mais duas oportunidades de matar o jogo.

Por outro lado, defensivamente a equipe foi muito bem, dificultando muito as finalizações do ataque tricolores. São agora 3 jogos seguidos com vitória e sem tomar gol, o trinador corrigiu o problema defensivo e os resultados melhoraram bastante.

Diretoria, comissão técnica e jogadores estão de parabéns pela vitória e mais ainda pelo planejamento que vem dando resultados, na próxima quarta-feira o Ceará enfrenta o Brusque pela Copa do Brasil, competição que vale uma boa grana para o clube.

Marco Túlio Diniz, alvinegro de coração!

O post Adeus tabu apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/adeus-tabu/feed/ 0
Triunfo para embalar, que venha o clássico http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/triunfo-para-embalar-que-venha-o-classico/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/triunfo-para-embalar-que-venha-o-classico/#respond Fri, 02 Feb 2018 19:24:18 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=54352 O alvinegro cearense superou o Uniclinic pelo placar de 2 a 0, mantendo o sistema de dosagem de titulares e

O post Triunfo para embalar, que venha o clássico apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
O alvinegro cearense superou o Uniclinic pelo placar de 2 a 0, mantendo o sistema de dosagem de titulares e reservas do treinador Marcelo Chamusca

 

Depois de três partidas sem vencer, o Ceará triunfou na Arena Castelão, o jogo foi tranquilo e com poucas atuações de efeito (Parrudo se destacou pela movimentação em campo). Aos 6 minutos, cruzamento para Douglas Coutinho que de letra chutou a bola para próximo do gol, depois disso muitos momentos de falta de objetividade e disputa no meio-campo. Aos 27 minutos, Zé Aquiraz de falta assustou o goleiro Everson (sempre participativo quando se precisa). Ao chegar do fim do primeiro tempo, o Vovô chegou em três oportunidades.

Aos 40 minutos, lançamento para Elton que tentou finalizar, mas não conseguiu êxito, dois minutos após, cruzamento de Roberto que deixou Douglas Coutinho tocou para o fundo da meta vazia, primeiro tento dele com a camisa da equipe. Com o gol, Douglas ganhou confiança e arriscou de longe para defesa do arqueiro Arthur, do Uniclinic. Final de primeiro tempo: Ceará 1×0 Uniclinic. No segundo tempo, o início foi bem sonolento, mas aos 10 minutos o lance que mudou o ritmo da partida.

Fábio Leite do meio da rua chutou, a bola bateu no travessão e entrou, mas o juiz não validou (neste caso era um lance difícil de acertar). Logo em seguida, cruzamento certeiro de Leandro Silva (quem diria) e cabeceio de Elton para fazer o segundo gol do clube na partida. As entradas de Richardson, Rafinha e Rafael Carioca não mudaram a cara da partida e assim tiveram poucas oportunidades, aos 34 minutos, Roberto utilizando o drible, passou da defesa e chutou de esquerda para defesa do goleiro. Ceará 2×0 e agora chega o desafio maior, o chamado clássico-rei.

O post Triunfo para embalar, que venha o clássico apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/triunfo-para-embalar-que-venha-o-classico/feed/ 0
Para seguir na liderança http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/para-seguir-na-lideranca/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/para-seguir-na-lideranca/#respond Tue, 30 Jan 2018 19:35:44 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=54144 Pio pode estar entre os titulares na partida de hoje. Foto: JL ROSA/Diário do Nordeste   Neste início de temporada

O post Para seguir na liderança apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Pio pode estar entre os titulares na partida de hoje. Foto: JL ROSA/Diário do Nordeste

 

Neste início de temporada o Ceará não vai bem no estadual, ocupando apenas a sétima posição, contudo, na Copa do Nordeste o time lidera seu grupo.

A competição regional é a prioridade 1 do clube para o primeiro semestre, na rodada de estreia do certame o Ceará venceu o Salgueiro fora de casa num jogo amplamente controlado pela estratégia dos comandados de Marcelo Chamusca, foi certamente a melhor estreia entre os 16 clubes que disputam a orelhuda nordestina.

No dia de hoje o alvinegro recebe o CSA de Alagoas (atual campeão da Série C nacional) para se consolidar como melhor equipe desse início de competição. A favor da equipe técnica do Ceará está o tapete da Arena Castelão, estádio de Copa do Mundo, no último jogo pelo estadual o Ceará dominou amplamente o Ferroviário nesse gramado e com a equipe reserva, só não venceu a partida por conta do excesso de chances de gol perdidas.

O Ceará tem enfrentado dificuldades no setor defensivo, Chamusca deve inclusive promover mudanças a partir de hoje. Se perder aumenta a pressão da torcida, se vencer apagará as desconfianças que pairam sobre o grupo.

Há mistério para a escalação, Elton e Luiz Otávio não treinaram ontem e Renato deve perder a vaga, o time deve ir campo às 21:45 com:

Éverson; Leandro (Pio), Luiz Otávio (Patrick), Valdo e Ernandes; Richardson, Pedro Ken; Andrigo, Ricardinho e Felipe Azevedo; Elton (Arthur).

 

Marco Túlio Diniz é professor e torcedor do Ceará.

O post Para seguir na liderança apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/para-seguir-na-lideranca/feed/ 0
Entrevista com o lateral-esquerdo Sanchez, do Inter de Lages-SC http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/entrevista-com-o-lateral-esquerdo-sanchez-do-inter-de-lages-sc/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/entrevista-com-o-lateral-esquerdo-sanchez-do-inter-de-lages-sc/#comments Mon, 29 Jan 2018 18:53:23 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=54066 Sanchez Jose Vale Costa nasceu em Cascavel-CE no dia 28 de setembro de 1995. Foi revelado pelo Ceará Sporting Club

O post Entrevista com o lateral-esquerdo Sanchez, do Inter de Lages-SC apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Sanchez Jose Vale Costa nasceu em Cascavel-CE no dia 28 de setembro de 1995. Foi revelado pelo Ceará Sporting Club e possui passagens por Macaé, Cabofriense e Uniclinic. Atualmente está no Inter de Lages-SC. Conhecido e reconhecido pela habilidade nos passes

 

1–Você jogou no Sub-20 do Ceará nos anos de 2014 e 2015, chegando a atuar no time principal em 2015, como foi sua chegada a Porangabuçu?

R: Cheguei no final de 2009, depois de um treino que fiz no clube no dia que fui visitar a sede do Ceará.

 

2–Após 2015, em 2016 você seguiu no elenco profissional, fale um pouco dessa fase.

R: Em 2015 e 2016 foram meus primeiros anos como profissional, aproveitei bastante os jogos que tive, 2016 infelizmente não joguei tanto quanto eu queria e isso me levou a querer ser emprestado pra atuar mais.

 

3–Ainda em 2015 você ótima partida contra o São Paulo no Morumbi, foi um momento marcante na sua carreira?

R: Foi meu primeiro jogo contra time grande pelo profissional, e sem dúvidas o mais marcante até agora.

 

4–Essa titularidade no Morumbi rendeu entrevistas e matérias na imprensa esportiva da época, quando você estudava Engenharia Civil a noite, dividindo seu tempo entre treinos, jogos e viagens de Cascavel (na Região Metropolitana) para Fortaleza. Fale um pouco desse período.

R: Até então ninguém sabia dessa minha rotina de estudos á não ser meus colegas de trabalho e alguns alunos da Universidade, e quando foi divulgado perceberam que não era tão fácil assim conciliar treino e jogos com aulas e provas.

Foto: Andreia Maciel/Cabofriense.

 

5-Você ainda estuda Engenharia? Pretende seguir a profissão no futuro?

R:  Não, tranquei e estou me dedicando somente ao futebol.

 

6–Ainda em 2016 você foi emprestado ao Uniclinic, onde não teve muitas oportunidades, em 2017 atuou ainda emprestado pela Cabofriense, como foram essas experiências?

R: No Uniclinic vi uma oportunidade parar jogar, mas infelizmente peguei dengue hemorrágica, e fiquei sem poder jogar durante dois meses, período que estive todo no clube praticamente. No Cabofriense joguei o carioca, onde aprendi muita coisa, vivi um campeonato diferente e pude me destacar e sair invicto do clube.

 

7–No ano de 2017 foi encerrado seu vínculo com o Ceará e se transferiu ao Macaé, quando chegou a marcar gol. Foi seu melhor ano na carreira?

R: Sem dúvidas foi o ano em que mais joguei, e posso dizer que foi o melhor ano em termos de jogos e experiências. Das 30 partidas possíveis que poderia jogar no ano, joguei 28.

Foto: Macaé-RJ.

 

8–Quais suas perspectivas para 2018? Se considera torcedor do Ceará? Pretende ainda atuar pelo alvinegro no futuro como fez seu colega Romário?

R: Espero que em 2018 eu aumente o número de partidas jogadas, fazer bons campeonatos, buscar títulos e subir meu nível na carreira. Desde criança torço Ceará, porém deixei um pouco de lado a torcida, futebol agora é minha vida e profissão, torço pelo time que estou jogando, embora eu acompanhe os jogos do Ceará, por que tenho grandes amigos trabalhando e jogando lá! Futuramente quem sabe, nesse momento não penso nisso.

 

O post Entrevista com o lateral-esquerdo Sanchez, do Inter de Lages-SC apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/entrevista-com-o-lateral-esquerdo-sanchez-do-inter-de-lages-sc/feed/ 1
O sistema defensivo é o ponto negativo do Ceará no início de 2018 http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/o-sistema-defensivo-e-o-ponto-negativo-do-ceara-no-inicio-de-2018/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/o-sistema-defensivo-e-o-ponto-negativo-do-ceara-no-inicio-de-2018/#respond Fri, 26 Jan 2018 19:24:06 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=53833 O alvinegro começou o ano com duas vitórias, no entanto duas derrotas acenderam o sinal de alerta, principalmente para os

O post O sistema defensivo é o ponto negativo do Ceará no início de 2018 apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
O alvinegro começou o ano com duas vitórias, no entanto duas derrotas acenderam o sinal de alerta, principalmente para os jogadores do setor defensivo do clube

 

No primeiro embate do ano, o Ceará venceu por 2 a 0 o Salgueiro pela Copa do Nordeste, mas a defesa sem Rafael Pereira (machucado) e Tiago Alves (Red Bull Brasil no primeiro semestre, mas deve retornar) teve muitas dificuldades, principalmente no segundo tempo quando o time sentiu os efeitos de somente 15 dias de treino. Parecia tudo tranquilo, o Ceará vencia o Guarani de Juazeiro por 5 a 0 na metade do segundo tempo, contudo levou dois gols com certa facilidade, contudo o resultado foi primordial naquele momento.

A defesa composta por Valdo (contrato renovado até 2020) não foi bem nas partidas (principalmente contra o Floresta), além dos zagueiros Bruno Pires e Patrick que na partida contra o Iguatu levaram a virada de 2 a 1, tiveram uma atuação limitada e assim não mostraram o devido serviço para serem reservas confiáveis na Série A. Sobre as laterais, a situação preocupa também, no lado direito, Renato (dono da posição na época) fez uma atuação complicada no 1º tempo contra o Floresta, sendo o primeiro gol feito pela liberdade, pois estava no ataque.

O reserva Leandro Silva não convenceu e a indecisão na hora de marcar Edson Cariús no terceiro gol, também pesou para que não fosse aceito por parte da torcida. Já no lado esquerdo, Ernandes tenta fazer sua parte, porém ele atua melhor de volante do que na lateral e não deveria ser titular do clube, já o reserva Rafael Carioca mostra desde a Série B que não é um atleta muito confiável para o nível exigido. Sobre o goleiro reserva Renan, não fez um grande papel e na hora da decisão caiu antes da batida do pênalti de Elanardo, para segundo goleiro, sem problemas.

Em uma análise geral, o Ceará precisa de um zagueiro titular e um reserva e nas laterais precisamos de pelo menos um titular na direita e outro bom nome na esquerda. Pois podemos assim ser campeões e fazermos um bom trabalho com estes que estão no momento no Campeonato Estadual e Copa do Nordeste. Porém para a Série A, o investimento vai ser maior, mas tem que ser certeiro, esse é o momento de aproveitar e ver quem realmente tem condições de permanecer.

O post O sistema defensivo é o ponto negativo do Ceará no início de 2018 apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/o-sistema-defensivo-e-o-ponto-negativo-do-ceara-no-inicio-de-2018/feed/ 0
Vitória na qualidade http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/vitoria-na-qualidade/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/vitoria-na-qualidade/#respond Sat, 20 Jan 2018 02:18:37 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=53251 Andrigo marcou dois gols e foi o principal jogo na vitória contra o Guarani de Juazeiro. Foto cearasc.com   Assim

O post Vitória na qualidade apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Andrigo marcou dois gols e foi o principal jogo na vitória contra o Guarani de Juazeiro. Foto cearasc.com

 

Assim como na estreia no Nordestão, no jogo inicial do campeonato cearense o Ceará chegou à vitória graças a qualidade de seus jogadores, uma vez que não está fisicamente 100%.

O time alvinegro iniciou o jogo contra o Graraju com grande intensidade, em sua formação ofensiva após Everson a havia uma primeira linha formada por Renato, Valdo, Luiz Otávio e Ernades, depois desses se posicionavam Richardson e Pedro Ken. Na saída de bola é comum que Pedro Ken faça a primeira linha com os zagueiros pela esquerda, com Ernandes mais à frente. Ricardinho joga centralizado mais a frente interagindo bastante com a dupla de volantes, os lados de campo são feitos por Andrigo (esquerda) e Felipe Azevedo (direita) que invertem bastante suas posições; e centralizado à frente joga Élton, fazendo pivô, jogando bastante de costas pro gol.

Existe uma formação defensiva, a primeira linha é a mesma, a segunda linha é formada por Andrigo, Richardson, Ken e Azevedo; Elton e Ricardinho são os responsáveis por pressionar goleiro e zagueiros adversários, o que dificulta muito a saída de bola dos adversários, isso resulta muitas vezes em bolas rifadas que são recuperadas pelos jogadores de uma das duas linhas de 4.

Com esse esquema o Ceará fez um excelente primeiro tempo com dois gols de Andrigo e um de Elton, este ainda perdeu pelo menos três outras oportunidades que teve. As poucas investidas do time de Juazeiro foram pelas costas de Ernades. Andrigo, Ricardinho e Ken foram os principais destaques positivos, com destaque especial para Andrigo, que sempre pisa na área e já deu duas assistências e marcou dois gols em dois jogos.

Na segunda etapa o time conseguiu manter a intensidade até por volta dos 20’, quando o jogo estava de 5×0, com gols de Pedro Ken e Ricardinho, este último de pênalti, sofrido por Felipe Azevedo. Após isso o time cansou, como era esperado, Moré deu duas assistências para Leilton que marcou dois gols para os visitantes após falhas defensivas dos dois laterais do Ceará.

Renato fez até aqui duas boas atuações ofensivas, e cometeu hoje sua primeira grande falha defensiva, já Ernandes está se queimando na lateral esquerda, deixando uma avenida, é bom ter atenção com isso, penso que ele deve ser deslocado para disputar posição de volante, mas ainda é cedo para bater o martelo e Chamusca deve tomar uma providência.

O resto do time está voando enquanto o gás dura, no primeiro jogo aguentaram bem 45 minutos contra o Salgueiro, hoje mantiveram a intensidade por 65 minutos, em duas semanas devem estar 100% fiicamente para o clássico e estreia na Copa do Brasil.

Apesar da maratona, o elenco é bastante promissor e nosso professor deve corrigir os problemas nas laterais da primeira linha.

 

Marco Túlio Diniz é professor e apaixonado pelo único campeão invisto do Nordeste!

 

O post Vitória na qualidade apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/vitoria-na-qualidade/feed/ 0
Análise do elenco do Ceará para início de temporada 2018 http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/analise-do-elenco-do-ceara-para-inicio-de-temporada-2018/ http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/analise-do-elenco-do-ceara-para-inicio-de-temporada-2018/#respond Tue, 16 Jan 2018 14:47:55 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=52879 Wescley retorna ao Ceará. Foto: cearasc.com O presidente Robinson de Castro, o gerente de futebol Marcelo Segurado e o treinador

O post Análise do elenco do Ceará para início de temporada 2018 apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Wescley retorna ao Ceará. Foto: cearasc.com

O presidente Robinson de Castro, o gerente de futebol Marcelo Segurado e o treinador Marcelo Chamusca montaram um grupo grande e bastante qualificado para enfrentar as quatro competições do ano, o perfil dos jogadores contratados foi o mesmo dos que fizeram a campanha de sucesso em 2017, jogadores de força e velocidade, que fazem mais de uma função e que têm “sangue no olho”, ou seja, que querem crescer na carreira e enxergam o Ceará como uma importante vitrine do futebol brasileiro.

Esses jogadores devem se entregar ao máximo no objetivo coletivo, sabendo que receberão em dia e que a diretoria não dá privilégios, pois o clube está acima de qualquer profissional.

Dos remanescentes a maioria dos jogadores que analisei que ficariam, acabaram por permanecer.

O elenco é formado por:

Goleiros:

Éverson – Remanescente do ano passado, tem contrato até o fim de 2019, é sempre especulado em outros clubes, mas considerado inegociável pela diretoria, só sai com o pagamento integral de sua multa. Deve ser titular absoluto em mais uma temporada.

Fernando Henrique – teve sua contratação bastante questionada, jogou apenas uma partida na Série B, na vitória de 1×0 no Castelão contra o Paraná que era adversário direto e também subiu, FH não comprometeu, é importante no vestiário e deve ser o terceiro goleiro.

Renan – O experiente goleiro já defendeu o Internacional, onde venceu 2 libertadores e 1 mundial de clubes, além de passagens por Valencia (ESP) e Goiás. Chega para ser o segundo goleiro.

Zagueiros:

Rafael Pereira – Deveria iniciar a temporada como terminou a última, titular ao lado de Luiz Otávio, mas uma lesão de joelho vai tirá-lo de atuação por pelo menos 1 mês.

Luiz Otávio – Outro remanescente que deve ser titular absoluto no início do ano.

Valdo – Será titular no ínicio de ano por conta da lesão de Rafael.

Patrick – é uma jovem promessa, veremos o que pode fazer com a camisa alvinegra.

Bruno Pires – fez sua carreira como profissional quase inteira no México, veio com boas referências.

Laterais:

Ernandes – fez ótima temporada com o América-MG campeão da Série B de 2017 como volante, inicia o ano como titular da lateral esquerda.

Rafael Carioca – bom jogador que permanece, inicia o ano na reserva.

Leandro Silva – jogou Série A com o Avaí em 2017, deve alternar a titularidade da lateral direita com Renato.

Renato – outro que jogou Série A no ano passado, só que pelo Fluminense, foi muito bem na campanha do acesso do Avaí em 2016.

Volantes:

Juninho – veio do Bahia por empréstimo após uma disputa com o Sport, vai brigar pela titularidade, pois tem muita qualidade na saída de bola e em chutes de fora da área.

Parrudo – é uma aposta, tem contrato até o fim do estadual, competição onde deve ser testado.

Naldo – é primeiro volante, deve ser utilizado em jogos em que o time precisar de maior força defensiva, jogou Série A ano passado pela Ponte. Pode jogar como zagueiro.

Pedro Ken – continuará na titularidade ao lado de Richardson, os dois jogaram muito na campanha do acesso.

Richardson – é sempre destaque, titular absoluto. Pode fazer a lateral direita.

Raul – jogador revelado na base do Vozão tem contrato apenas até maio, vem perdendo espaço no elenco por causa de seu empresário que tem dificultado sua renovação de contrato.

Jackson Caucaia – está lesionado, não fez muita coisa com a camisa do Ceará.

Pio – Depois das atuações e gols importantes na campanha do acesso deve jogar no meio campo na volância ou de meia central. Faz a lateral direita.

Meias:

Wescley: última contratação até essa postagem, jogador vem para sua terceira passagem, é identificado com o clube e que o presidente Robinson, deve disputar a titularidade. Faz o lado de campo também.

Ricardinho: esse candidato a ídolo iniciará mais uma temporada como titular, dispensa comentários. Joga de segundo volante.

Leandro Canhoto – mais uma aposta para o estadual.

Reina – outro que retorna, deve jogar no estadual e disputar a titularidade. Faz o lado de campo.

Andrigo – vindo por empréstimo junto ao Inter, fez boa temporada pelo Atlético-GO, inicia o ano como titular. Faz o lado de campo.

Atacantes:

Luidy – jogador de lado de campo, fez ótima Série B em 2016, espero que deslanche novamente no Ceará.

Felipe Azevedo – outro que retorna, faz o lado de campo pela direita, joga de segundo atacante e de falso nove, jogador veloz e goleador, vai somar muito, pois no ano passado não tínhamos um jogador de lado tão bom em finalizações, Felipe já fez 30 gols com a camisa do Ceará.

Alex Amado – tem contrato, mas não deve ser utilizado.

Roberto – dos atacantes de lado do ano passado era o melhor finalizador, deve brigar pela titularidade novamente.

Douglas Coutinho – veio por empréstimo do Atlético-PR, jogador de muita entrega, contratação muito comemorada, não inicia como titular por ainda não estar regularizado.

Rafinha – outro da base que deve ter mais chances no estadual.

Elton – centroavante permanece como titular, dá muita profundidade ao time disputando a bola com os defensores adversários.

Romário – o jogador revelado pelo Ceará que retornava ao clube vinha se destacando nos treinos após sofrer uma lesão ligamentar no joelho, o que deve afastá-lo por até 7 meses, uma pena!

Arthur – o centroavante da base deve ser o “titular” do time que vai disputar o estadual, terá chance de mostrar mais seu valor esse ano.

 

Esses 34 jogadores devem formar no mínimo 2 times, um deve disputar a Copa do Nordeste e os clássicos do estadual e o outro disputaria o restante do estadual. Poderia ainda ser formado um terceiro time, pois muitos jogadores fazem mais de uma função.

O Time 1 inicia o ano contra o Salgueiro com:

Everson; Leandro Silva, Luiz Otávio, Valdo e Ernandes; Richardson e Pedro Ken; Ricardinho, Felipe Azevedo e Andrigo; Élton.

O time 2 seria formado por na estreia do estadual:

Fernando Henrique; Renato, Patrick, Bruno Pires e Rafael Carioca; Raul e Pio; Leandro Canhoto, Roberto e Luidy; Arthur.

Os demais jogadores serão testados alguns apenas quando estiverem regularizados ou retornarem de lesão. Destaco Douglas Coutinho, Juninho, Reina e Wescley que certamente brigarão pela titularidade.

Jogará quem estiver melhor em cada momento e até o fim do primeiro semestre todos terão chance, prevalecendo o mérito.

 

Marco Túlio Diniz, torcedor do Vozão!

O post Análise do elenco do Ceará para início de temporada 2018 apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/bora-vozao/analise-do-elenco-do-ceara-para-inicio-de-temporada-2018/feed/ 0