De Conto Esportes
Mercado do Futebol

OS 8 POSSÍVEIS TREINADORES PARA O CEARÁ EM 2017

A temporada do Vozão ainda não acabou, mas o segundo fracasso de Sérgio Soares a frente do Ceará na disputa da Série B gerou uma indefinição da diretoria alvinegra sobre a permanência do treinador para 2017. Então selecionamos 8 treinadores no mercado do futebol, na qual poderão assumir o Vozão na próxima temporada.

 

fdf

ROGÉRIO ZIMMERMANN

IDADE: 51 anos

CLUBE ATUAL: Brasil de Pelotas/RS

HISTÓRICO: Canoas/RS, Santa Cruz/RS, Cabense/PE e Brasil de Pelotas.

TÍTULOS/CONQUISTAS: 2 Acessos à primeira divisão gaúcha (Brasil de Pelotas); 2 Campeonatos do interior gaúcho (Brasil de Pelotas); Campeão Série A2 do gauchão (Brasil de Pelotas); 1 Acesso à segunda divisão do campeonato brasileiro (Brasil de Pelotas).

O treinador que está há quase cinco anos no Brasil de Pelotas, é o exemplo de que a paciência para um trabalho de longo prazo realmente apresenta resultados positivos. Hoje ídolo no xavante, Zimmermann é bem visto no futebol gaúcho e foi indicado por vários torcedores de Grêmio e Internacional quando ambas as equipes estiveram sem um treinador. O técnico conseguiu o acesso à segunda divisão do campeonato brasileiro em 2015, quando na oportunidade eliminou o Fortaleza. Atualmente na Série B 2016, com um elenco bem limitado, Rogério Zimmermann vem fazendo um ótimo trabalho. Com a meta de se manter na segunda divisão, a equipe xavante cresceu em um certo momento da competição e chegou até a figurar no G4, mas depois de algumas rodadas perdeu força e acabou derrapando na tabela. O time de Zimmermann é forte dentro de seus domínios, os primeiros 15 minutos de jogo é de pressão por parte da equipe xavante, que busca o gol a todo custo, fazendo assim, o adversário sair um pouco mais do campo de defesa e sua equipe “matar o jogo”. Defesa sólida, contra-ataque rápido e força na bola parada são algumas das características dos times de Rogério Zimmermann, um treinador com perfil diferente dos últimos que passaram pelo Ceará, mas que demonstra ótimos valores e potencial para ser o comandante do Vozão para 2017.

 

durante o treino desta tarde na Arena Corinthians, zona leste da cidade. O proximo jogo do time será amanha, quinta-feira, dia 16/04, contra o San Lorenzo/Argentina, retrno da fase de classificação da Copa Libertadores da America 2015. Juiz: Víctor Carrillo - Sao Paulo / SP - Brasil - 15/04/2015. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

GILMAR DAL POZZO

IDADE: 47 anos

CLUBE ATUAL: Sem clube

HISTÓRICO: Veranópolis/RS, Pelotas/RS, Novo Hamburgo/RS, Chapecoense, Criciúma, ABC/RN, Náutico e Paysandu.

TÍTULOS/CONQUISTAS: Copa FGF (Pelotas); Campeão do interior gaúcho (Veranópolis); 1 Acesso à segunda divisão do brasileiro (Chapecoense), 1 acesso à primeira divisão do brasileiro (Chapecoense).

Com um trabalho de sucesso na Chapecoense em 2013, Gilmar Dal Pozzo ganha recursos para ser um dos cotados a fim de dirigir o Ceará na próxima temporada. O treinador que chegou na equipe catarinense nos meados de 2012 e teve como objetivo livrar a Chapecoense do rebaixamento para a quarta divisão, surpreendeu a todos e além de livrar a equipe do descenso, conseguiu o acesso à segunda divisão. Com liberdade para iniciar um projeto como achava necessário, Gilmar Dal Pozzo valorizou boa parte dos atletas que participaram do acesso e indicou alguns jogadores junto a diretoria na qual ele achava importante. Vice-campeão estadual e vice-campeão da Série B em 2013, o treinador coleciona sua passagem pela Chapecoense como melhor trabalho até o momento. Após passagens por Criciúma e ABC/RN, o treinador fez um bom trabalho quando chegou ao Náutico em 2015 após a saída de Lisca. Sua equipe terminou a Série B daquele ano em 5º colocado, ficando apenas a 2 pontos do 4º colocado América/MG. Sua última passagem foi pelo Paysandu, onde colecionou vários empates consecutivos e acabou sendo demitido do cargo. Especializado em Gestão de Recursos Humanos, o treinador admite que uma boa comunicação interpessoal dentro de um clube é fundamental para um ambiente vencedor. Adepto ao futebol equilibrado, Gilmar Dal Pozzo utiliza-se de esquemas táticos como: 4-5-1, 4-2-3-1 e até um 4-1-4-1 e seus trabalhos caracterizam-se como um time veloz e com um sistema defensivo bem postado. O treinador não esconde sua boa relação e amizade com o atual técnico da seleção brasileira, Tite. Dal Pozzo admite que se espelha no amigo e recentemente foi convidado pelo próprio Tite para acompanhar junto com ele alguns treinamentos da seleção brasileira visando os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo 2018.

 

57b4b695db892

ANTÔNIO CARLOS ZAGO

 IDADE: 47 anos

CLUBE ATUAL: Juventude/RS

HISTÓRICO: Palmeiras, São Caetano, Mogi Mirim, Vila Nova/GO, Audax/SP, Roma-ITA (aux. técnico), Shakhtar Donetsk-UCR (aux. técnico) e Juventude.

TÍTULOS/CONQUISTAS: Vice-campeão gaúcho (Juventude); 1 Acesso à segunda divisão do brasileiro (Juventude).

O ex-zagueiro e atual treinador Antônio Carlos Zago, é uma das sensações em 2016. Zago já atuou como coordenador técnico no Corinthians em 2008-2009 e iniciou sua carreira como treinador no São Caetano, onde não obteve muito êxito. Após passagens por Palmeiras, Mogi Mirim, Vila Nova/GO e Audax/SP, o então treinador recebeu uma proposta da famosa Roma da Itália (clube na qual Zago é ídolo até hoje) para trabalhar como auxiliar técnico de Zdenek Zeman. Além da Roma, Antônio Carlos Zago se transferiu para o Shakhtar Donetsk da Ucrânia, onde também foi auxiliar técnico, mas dessa vez do romeno e treinador da equipe principal, Mircea Lucescu. O treinador aproveitou o seu momento na Europa para estudar e se especializar visando seu futuro como treinador. Zago retornou ao Brasil em 2015 para assumir o Juventude, mas os resultados positivos só vieram no ano seguinte. O treinador junto a equipe jaconera foi vice-campeão gaúcho eliminando o Grêmio de Roger Machado dentro da própria Arena do Grêmio nas semifinais e perdeu o título para o Inter no Beira-rio. Além do acesso à segunda divisão do brasileiro eliminando o Fortaleza na Arena Castelão, o time de Zago fez uma bela campanha na Copa do Brasil, onde eliminou o Paysandu nos últimos minutos de jogo e o gigante São Paulo nas oitavas de finais. O Juventude acabou sendo eliminado nos pênaltis pelo Atlético/MG de Robinho e cia nas quartas de finais da competição. Zago é adepto a marcação forte, com um time bem compacto e atacando com velocidade, principalmente pelos lados de campo. O treinador está bastante valorizado e seria um grande investimento para o Vozão em 2017.

622_e668ceb0-a58e-3ad6-91d2-07780919a782

MARCELO MARTELOTTE

IDADE: 47 anos

CLUBE ATUAL: Sem clube

HISTÓRICO: Palmeiras Sub20, Santos (aux. técnico), Ituano/SP, Santa Cruz, Sport, Náutico, Atlético/GO, América/RN e Paraná Clube.

TÍTULOS/CONQUISTAS: Campeão paulista Sub20 (Palmeiras); Campeão pernambucano (Santa Cruz); Campeão goiano (Atlético/GO); 1 Acesso à primeira divisão do brasileiro (Santa Cruz).

O treinador que iniciou sua carreira dirigindo as categorias de base do Palmeiras, foi contratado pelo Santos como auxiliar técnico em 2010. Anos depois, Martelotte chegou ao Santa Cruz, mais precisamente em 2013, onde substituiu o treinador Zé Teodoro e conseguiu arrumar a equipe coral. Campeão estadual com o Santa, Marcelo Martelotte se transferiu para o rival Sport após o campeonato pernambucano, porém não obteve êxito na equipe da ilha do retiro e acabou sendo demitido. No mesmo ano, o treinador recebeu uma proposta do Náutico com a meta de livrar o timbu do rebaixamento para a segunda divisão do brasileirão, mas não conseguiu tal feito. Martelotte colecionou um trabalho bem abaixo da média no América/RN e logo em seguida treinou o Atlético/GO na qual foi muito bem de início e sagrou-se campeão estadual, porém não conseguiu fazer um bom trabalho com o dragão no início de Série B e acabou sendo demitido. Retornou ao Santa Cruz nos meados de 2015, onde a equipe encontrava-se ameaçada no Z4 da competição e Martelotte conseguiu o feito de levar o tricolor pernambucano à elite do futebol brasileiro e ainda por cima ficando em 2º lugar do campeonato. O treinador ainda teve sua última passagem esse ano pelo Paraná Clube, na qual chegou para substituir Claudinei Oliveira e logo de cara conseguiu bons resultados com a equipe paranaense, porém foi perdendo forças e acabou sendo demitido do cargo tempo depois. Marcelo Martelotte demonstra ser um técnico sério e estudioso, mostra não ser adepto a um futebol “retranqueiro” como alguns torcedores pensam e o treinador está livre no mercado e conhece bem a Série B, além de obter acessos na carreira, Martelotte pode ser uma das opções como novo comandante do Ceará para 2017.

 

5b04868d6200fefb2fbfcef42b257184

MILTON MENDES

 IDADE: 51 anos

CLUBE ATUAL: Sem clube

HISTÓRICO: Machico-POR, Marítimo-POR, Qatar SC, Al-Shahaniya, Paraná Clube, Ferroviária/SP, Atlético/PR, Kashiwa Reysol-JAP e Santa Cruz.

TÍTULOS/CONQUISTAS: Campeão Série A2 Paulista (Ferroviária/SP); Campeão do Nordeste (Santa Cruz) e Campeão pernambucano (Santa Cruz).

Diferente de muitos treinadores brasileiros, o elegante Milton Mendes iniciou sua carreira de técnico na Europa, mais precisamente em Portugal. A frente do Machico-POR por três temporadas, o treinador teve uma rápida passagem pelo futebol brasileiro e logo em seguida viajou para o Catar, na qual treinou o Qatar SC e o Al-Shahaniya. Em 2014 retornou ao Brasil para comandar o Paraná Clube, onde fez um trabalho regular e pediu demissão após eliminação nas quartas de final do estadual. Milton Mendes foi contratado pela Ferroviária/SP ainda em 2014 para a disputa da Série A2 do campeonato paulista, e com um excelente aproveitamento de 78%, na qual em 17 jogos foram 13 vitórias, 1 empate e 3 derrotas, o treinador conquistou o título da competição. O ótimo trabalho na equipe paulista resultou em olhares do Atlético/PR que contratou o técnico em 2015 para a disputa da Série A. Com um início muito bom, Milton Mendes junto a equipe paranaense chegou a brigar pelo G4, mas após uma série de resultados negativos o treinador perdeu o elenco e acabou sendo demitido do cargo. No começo de 2016 o treinador foi contratado pelo Santa Cruz para substituir o então treinador Marcelo Martelotte, e em pouco tempo de trabalho conquistou a Copa do Nordeste, eliminando os grandes nordestinos Ceará e Bahia e vencendo a final em cima do enjoado Campinense/PB. O time de “MM” não relaxou e arrastou também o Campeonato Pernambucano, eliminando o Náutico nas semifinais e levando o título em cima do Sport. Com totais créditos, Milton Mendes teve um início de Série A fantástico, levando o Santa Cruz a liderança do campeonato nas rodadas iniciais, porém, após algumas rodadas o treinador foi perdendo força, o Santa Cruz sofreu com problemas salariais e foi deslizando na tabela, onde pouco tempo depois o treinador acabou entregando o cargo. Milton Mendes é um dos poucos treinadores brasileiros que possuem o certificado de treinador UEFA PRO e ultimamente o técnico viajou a Europa para renovar o seu curso de treinador e na oportunidade continuar se especializando para o seus próximos desafios. Milton Mendes demonstra ser um treinador adepto ao futebol moderno e ofensivo, de muita compactação e toque de bola. Apesar de desempregado, o técnico vem de dois títulos seguidos e está bem valorizado no mercado, apesar do alto custo para uma Série B de brasileiro, seria um ótimo investimento para o Vozão visando a temporada 2017.

 

guarani_marcelo_chamusca-6943507

MARCELO CHAMUSCA

 IDADE: 50 anos

CLUBE ATUAL: Guarani/SP

HISTÓRICO: Bahia (aux. técnico), São Caetano (aux. técnico), Goiás (aux. técnico), Botafogo/RJ (aux. técnico), Avaí (aux. técnico), Oita Trinita-JAP (aux. ténico), Al Arabi-CAT (aux. técnico), El Jaish (aux. técnico), Vitória da Conquista/BA, Salgueiro, Fortaleza, Atlético/GO, Sampaio Corrêa e Guarani/SP.

TÍTULOS/CONQUISTAS: Campeão cearense (Fortaleza); 1 Acesso à segunda divisão do brasileiro (Guarani/SP).

O atual treinador do Guarani/SP iniciou sua carreira como auxiliar-técnico no Bahia nos anos 2000, naquela oportunidade, Chamusca fez parte da comissão técnica na qual sagrou-se campeã do nordeste com o tricolor baiano. Passagens como auxiliar no Bahia, Sport, Goiás, Botafogo/RJ, Avaí, Oita Trinita do Japão, Al-Arabi do Catar e El Jaish também do Catar, ofereceram grandes experiências para Marcelo Chamusca que retornou ao Brasil em 2012 para assumir o Vitória da Conquista/BA e logo em seguida o Salgueiro/PE. O bom trabalho no Salgueiro/PE despertou o interesse do Fortaleza, que contratou Marcelo Chamusca em 2014. Naquela ocasião o treinador foi vice-campeão estadual e acabou sendo eliminado pelo Macaé, deixando escapar o tão desejado acesso à segunda divisão do brasileiro. Após uma curta passagem pelo Atlético/GO, Marcelo Chamusca retornou ao Fortaleza em 2015 e pela segunda tentativa, conseguiu o título de campeão cearense, porém, no final do ano acabou amargando mais uma eliminação na Série C do brasileiro, daquela vez para o Brasil de Pelotas. Chamusca foi contratado esse ano pelo Sampaio Corrêa, mas com uma passagem sem sucesso, o treinador com o limitado time do tubarão maranhense acabou dando adeus precocemente da Copa do Nordeste e perdendo o título estadual para o maior rival, Moto Club. Apesar da baixa no Sampaio, na oportunidade foram 11 jogos, com 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, o que chamou atenção do Guarani de Campinas, que contratou o treinador para a disputa da Série C do brasileiro. Com uma campanha na fase de grupos excelente e aproveitamento acima de 60%, Chamusca enfim conseguiu o acesso no mata-mata, vencendo o ASA/AL no Brinco de Ouro e levou o bugre a semifinal da competição. Com um vitória histórica de 6 a 0 pra cima do ABC/RN que havia ganhado o jogo de ida por 4 a 0, o time de Marcelo Chamusca acabou finalista. Após um empate em 1 a 1 no jogo da ida no Brinco de Ouro, o bugre acabou sendo derrotado por 3 a 0 em Varginha e ficou com o vice-campeonato. Marcelo Chamusca demonstra ser um treinador bem motivador e competente na famosa disputa de pontos corridos, seus times sempre obtém ótimos aproveitamentos e o treinador é credenciado para fazer parte da lista de possíveis treinadores do Vozão em 2017.

 

alexandregallo_brunodomingos_mowapress3

ALEXANDRE GALLO

 IDADE: 49 anos

CLUBE ATUAL: Sem clube

HISTÓRICO: Villa Nova/MG, Portuguesa, Tokyo Verdy, Sport, Internacional, Figueirense, Atlético/MG, Bahia, Náutico, Santo André/SP, Al Ain, Seleção Brasileira Sub15/17/20/21, Al-Qadisiya e Ponte Preta.

TÍTULOS/CONQUISTAS: 1 Recopa Sulamericana (Internacional); Campeão pernambucano (Sport); Campeão Catarinense (Figueirense); Radif Cup (Al Ain); Torneio Internacional de Toulon (Brasil Sub20); Torneio Valais Youth Cup (Brasil Sub20); Torneio Internacional de COTIF (Brasil Sub20) e Torneio Internacional da China (Brasil Sub21).

O vitorioso Alexandre Gallo entra como um dos favoritos para assumir o Ceará em 2017. O treinador que iniciou sua carreira como auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira no Corinthians, também chegou a ser auxiliar de Wanderley Luxemburgo no Santos em 2004, onde foi campeão brasileiro. Com passagens como treinador principal por Villa Nova/MG, Portuguesa e futebol japonês, Gallo chegou ao Internacional/RS na qual conquistou um dos títulos mais importantes da sua carreira, a Recopa Sulamericana, porém não conseguiu bons resultados no campeonato brasileiro e acabou sendo demitido. O maior destaque de Alexandre Gallo foi pelo Náutico em 2012, na qual transformou o alvirrubro em uma das sensações do campeonato brasileiro da primeira divisão e levou o timbu à Copa Sulamericana. Após tal feito com a equipe pernambucana, Gallo foi convidado pela CBF para dirigir as categorias de base da seleção brasileira. Em 2015 foi treinador do Al-Qadisya da Árabia Sudita e ano seguinte retornou ao Brasil, com uma breve passagem pela Ponte Preta, onde foram 12 jogos, 7 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com um aproveitamento de quase 64%. Retornou ao Náutico ainda nessa temporada para a disputa da Série B, na qual começou bem o campeonato mas logo depois foi perdendo forças até ser demitido. O treinador tem bastante rodagem pelo futebol brasileiro e internacional e gosta de trabalhar com um elenco jovem. Adepto ao futebol ofensivo, posse de bola e agilidade, Gallo é um dos cotados para assumir o Ceará em 2017.

 

image

GIVANILDO OLIVEIRA “GIVA”

 IDADE: 68 anos

CLUBE ATUAL: Náutico

HISTÓRICO: Sport, Confiança, Central, ABC, CRB, Paysandu, CSA, Bragantino, Ponte Preta, Remo, Guarani/SP, Bahia, Vitória, Fortaleza, Atlético/PR, Brasiliense, Vila Nova/GO, Santa Cruz, Treze/PB, América/MG e Náutico.

TÍTULOS/CONQUISTAS: Hexa campeão paraense (Paysandu/Remo); Bi campeão da Série B (Paysandu/América-MG); 1 Copa dos Campeões (Paysandu); 1 Copa do Norte (Paysandu); 1 Campeonato Alagoano (CSA); Tetra campeão pernambucano (Sport/Santa Cruz); 1 Copa do Nordeste (Sport); 1 Série C (América-MG); 1 campeonato mineiro (América-MG); 1 Campeonato Baiano (Vitória); 5 Acessos à primeira divisão do brasileiro (2x América-MG/Paysandu/Santa Cruz/Sport) e 1 Acesso à segunda divisão do brasileiro (América-MG).

O emblemático Givanildo Oliveira, também conhecido como “Velho Giva” ou “Rei do Acesso”, na qual é chamado carinhosamente por alguns torcedores, é bastante rodado pelo futebol brasileiro. Iniciando sua carreira em 1983, Givanildo coleciona diversos títulos e acessos, e suas últimas passagens provam que o treinador ainda entende bem do assunto e continua com suas táticas e objetivos bem traçados e definidos. Recentemente o treinador conquistou mais um acesso pelo América/MG, mais precisamente em 2015, onde no ano seguinte sagrou-se campeão do campeonato mineiro batendo de frente com os gigantes Cruzeiro e Atlético/MG. Givanildo atualmente dirige o Náutico na qual tem a missão de levar o timbu à primeira divisão do brasileiro, disputando vaga com Vasco, Avaí, Bahia e Londrina. O técnico ainda tem sua situação indefinida para 2017, um acesso à elite do futebol brasileiro com o Náutico pode segurar Givanildo Oliveira por mais uma temporada no alvirrubro, porém, em caso de permanência na Série B, o treinador sofrerá vários “assédios” por parte de alguns clubes brasileiros, um deles, possivelmente será o Ceará, que terá como maior objetivo para 2017 o título estadual e o acesso à elite do futebol brasileiro. Givanildo é adepto ao futebol equilibrado e seus times mostram boa compactação e eficiência, na qual o torna quase imbatível dentro de seus domínios.

 

 

Deixe seu comentário:

One Comment

  1. Júnior Pinheiro

    14 de novembro de 2016 at 20:49

    Marcelo Chamusca

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.