Em Minas o Primeiro!
- Updated: 7 de dezembro de 2016
Há exatos 50 anos, no dia 07/12/1966 o Cruzeiro Esporte Clube se tornava o primeiro clube mineiro a conquistar um título em nível nacional. Um clube jovem na época, com apenas 45 anos de existência, e já mostrando grande força no campeonato regional, ganhando consecutivos títulos mineiros, a equipe celeste naquela oportunidade conquistou o título da chamada Taça Brasil, que hoje é o Campeonato Brasileiro, ganhando na final, do nada mais, nada menos do famoso Santos de Pelé.
Naquele formato a Taça Brasil era disputada entre grupos, no início eram 22 equipes em busca do título, por sua vez, o Cruzeiro enfrentou o Americano-RJ, Grêmio, Fluminense e na grande final o Santos, todos os jogos tinham ida e volta. Dos 8 jogos disputados o Cruzeiro terminou o campeonato com 7 vitórias e 1 empate, foi campeão invicto incontestado, aplicando 2 goleadas sobre o Americano nas oitavas de final, já nas quartas empatou com o Grêmio fora de casa e venceu no Mineirão, contra o Fluminense nas semi finais, mais 2 vitórias Celeste, então veio a final, contra o Santos, campeão da Libertadores em 62 e 63 e campeão da própria Taça Brasil 5 edições seguidas, de 1961 a 1966.
Na grande final o favoritismo estava todo pro lado do Santos, mas o Cruzeiro, continuou sua supremacia naquele ano e tratou de “resolver” o jogo logo no primeiro jogo da final, que foi disputado no Mineirão, diante de um público por volta de 90 mil torcedores no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro aplicou uma senhora goleada, 6a2, sendo 5a0 só no primeiro tempo, deixando a torcida cruzeirense enlouquecida. Dirceu Lopes anotou 3 gols naquele jogo, que ele mesmo considerou a melhor partida de sua carreira, além dele Tostão, Natal e Zé Carlos (contra), fecharam a conta pro lado azul.
Para muitos uma surpresa e ao final daquele jogo acharam que já estava tudo resolvido, mas no jogo de volta em São Paulo, o Santos abriu a vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo, reequilibrando o jogo, será?
Existe até um fato de que no intervalo pessoas ligadas ao Santos foram até o vestiário celeste perguntando onde queriam o terceiro jogo, já contando que o Santos devolveria o placar de 6 a 2 e assim seria necessário o terceiro jogo em campo neutro, os jogadores do Cruzeiro disseram que não iriam falar disso porque eles voltariam pro segundo tempo e iriam ganhar o jogo, não deu outra, novamente Tostão, Dirceu Lopes e Natal fizeram para o Cruzeiro virando aquela partida.
No apito final, Santos 2×3 Cruzeiro, o Cruzeiro então se sagrando o Campeão da Taça Brasil de 1966, trazendo os olhos do esporte no Brasil para Minas Gerais pela primeira vez, onde dali pra frente se tornou campeão de importantes títulos nacionais e internacionais.
Parabéns Cruzeiro pelos 50 anos dessa enorme e gloriosa conquista. Quem tem títulos, tem história!