Vitrine Colorada: O zagueiro Ernando
- Updated: 7 de outubro de 2016
Ernando Rodrigues Lopes, nasceu em 14 de abril de 1988, na cidade de Formosa/GO, hoje é um dos principais nomes do elenco colorado.
O zagueiro Ernando, hoje tem 28 anos e passa por um dos momentos mais emblemáticos de sua carreira, a saga de “ressurreição colorada”, da saída do Z4 para a tabela intermediária, da manutenção de uma escrita de nunca ter caído para a Série B do país. O texto tem o intuito de exaltar a carreira deste bom zagueiro, que atuou em somente dois clubes, o Goiás e o Sport Club Internacional.
A carreira de Ernando se iniciou em 2005, no sub-17 do clube esmeraldino, logo após, houve a ascensão rápida para o sub-20, no ano seguinte, o primeiro ano de profissional, a disputa da Libertadores 2006, onde chegaram nas oitavas-de-final sendo eliminado pelo critério gol fora de casa pelo Estudiantes, da Argentina, teve poucas oportunidades durante esta época. O ano de 2007, os primeiros passos rumo ao destaque nacional, foram 25 jogos e um gol, no dia 30 de setembro, na goleada do time sobre o Botafogo por 3 a 0, fora de seus domínios.
No ano de 2008, houve uma evolução no número de jogos, foram 33 embates e um gol, no empate de 3 a 3 contra o Flamengo fora de casa, o 8º lugar no Brasileiro e a 3ª fase da Copa do Brasil, fizeram o Goiás ter um ano positivo. A partir do ano de 2009, a média de atuações, foram acima de 40 por ano. Em 2009, foram 40 e nenhum gol, nas disputas nacionais e continentais (sul-americana). Em 2010, o contraste, o maior número de partidas disputadas anualmente, 45 jogos, o rebaixamento para a Série B em penúltimo lugar e o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, perdendo nos pênaltis para o Independiente, da Argentina.
Em 2011, um ano normal, sem destaque, não conquistando o estadual e nem o acesso a Série A. No ano seguinte, o título do Campeonato Brasileiro Série B, um dos principais atletas de um time equilibrado, atuou em 40 embates, com um tento marcado, na derrota para o ABC por 3 a 2 em Natal. Em 2013, o ano da despedida, o sexto lugar no Campeonato Nacional e a Semifinal na Copa do Brasil, foram importantes para uma honrosa saída do clube, seu último gol com a camisa alviverde foi no empate em 1 a 1 sobre o Corinthians. Chegou a marca de 400 partidas no Goiás, se não chegou a ser ídolo, é muito lembrado pela torcida do Esmeraldino do Centro-Oeste.
No ano de 2014, uma reviravolta em sua carreira, Ernando assinou um pré-contrato com o Inter e após o termino do contrato com o Goiás se apresentou ao Colorado. Já chegou e foi colocado como titular, uma responsabilidade grande que conseguiu resolver com maestria. Sua estreia foi contra o São Paulo de Rio Grande e o seu primeiro gol foi contra o Pelotas, fora de casa, placar foi de 1 a 0, foram 46 partidas no seu primeiro ano e o clube foi campeão estadual e terceiro no Brasileiro.
No ano seguinte, o nome do atleta ficou reconhecido por todos, pela segurança na defesa e por fazer gols quando ia ao ataque, foram 56 jogos e quatro gols (sendo dois contra o Flamengo, tanto na ida como na volta pelo Brasileiro, um contra o Vasco, na goleada por 6 a 0 e um contra a Lajeadense pelo Gaúcho). O Inter foi campeão gaúcho, ficou em quinto lugar no Brasileiro e chegou as semifinais da Copa Libertadores (eliminação em um duelo contra o Tigres, do México).
Neste ano, o inicio foi positivo com mais um título estadual e um excelente começo no Brasileiro, porém a pauta mudou e a ressurgência com as duas últimas vitórias em casa, deixa um alento a torcida colorada, que é possível reverter o quadro. Até o momento chegou a marca de 145 jogos com a camiseta vermelha e branca e 8 gols, durante este ano os tentos foram contra o São José-RS, América Mineiro e Botafogo. Ernando será um dos expoentes da virada, mostrando a força do Sport Club Internacional.