- Cuca projeta duelo contra o Grêmio pelo Brasileirão.
- Base de 2014, “novo” capitão e garoto prodígio: a Suíça tenta surpreender na Eurocopa
- Atlético poupado para enfrentar o Inter, será uma boa idéia?
- Duelo de paranaenses na série B!
- CEARÁ hoje é : Vencer ou Ganhar
- Com 2 treinadores, Islândia quer fazer bonito em sua primeira Euro!
Base de 2014, “novo” capitão e garoto prodígio: a Suíça tenta surpreender na Eurocopa
- Updated: 31 de maio de 2016
Após a derrota para a Seleção da Bélgica, no último sábado, pelo placar de 2 a 1, na cidade de Genebra, em amistoso preparativo para a Eurocopa, o técnico Vladimir Petkovic fechou a lista dos 23 convocados que disputarão o torneio europeu de 10 de junho à 10 de julho, na França. O goleiro Yvon Mvogo, do Young Boys-SUI, o zagueiro Silvan Widmer, da Udinese-ITA e os meias Renato Steffen e Luca Zuffi, ambos do Basel-SUI foram os atletas cortados que estavam na pré-lista, além do zagueiro de 31 anos Philippe Senderos, do Grasshopper-SUI. Outra grande ausência fica por conta do volante Gökhan İnler, atleta do Leicester-ING e capitão na Copa do Mundo de 2014, com isso, a braçadeira será passada a Stephan Lichtsteiner, lateral de 32 anos que atua pela Juventus-ITA.
Mesmo sem destaque e títulos tanto na europa quanto no âmbito Mundial, a Schweizer Nati possui um feito único quando o assunto é Seleção. Durante a Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha, alcançou a incrível marca de não sofrer um gol sequer durante a fase de grupos: empatou com a França por 0 a 0 e bateu Togo e Coréia do Sul, ambos pelo placar de 2 a 0, terminando a primeira fase na liderança. Nas oitavas, empatou com a Ucrânia no tempo normal e foi eliminada nos pênaltis, deixando a Copa sem tomar gols no tempo normal. Em 2010, na África do Sul, permaneceu invicta até a segunda rodada. Após vencer a futura campeã Espanha, foi derrotada pelo Chile com o gol de Mark González aos 29 do segundo tempo, quando somava 551 minutos (quase 9 horas) sem sofrer um gol em Copas do Mundo, superando então a marca de 550 minutos da Seleção Italiana, alcançada entre 1986 e 1990.
Ocupando o grupo A, ao lado de França, Romênia e Albânia, a Suíça deve brigar pela segunda posição, estando um pouco à frente de Romênia e Albânia, já que a Seleção Francesa é a franca favorita não só pela qualidade mas por jogar em casa. A estreia está marcada para o dia 11 de junho, contra a Albânia, no Estádio Bollaert-Delelis, em Lens Agglo.
Destaques
Granit Xhaka – Peça importante do Borussia Mönchengladbach-ALE, o meia de 23 anos chega ainda mais motivada para a Eurocopa após acertar sua ida para o Arsenal-ING, com um valor em torno de 25 à 35 milhões de Libras Esterlinas (algo em torno de R$ 131 à R$ 183 milhões de reais). Camisa 10 da seleção, é um atleta rápido e driblador, além de possuir um bom passe.
Breel Embolo – Destaque do Basel-SUI, o jovem atacante fez uma grande temporada e foi fundamental na conquista do título suíço. Em 27 partidas, marcou 10 gols e deu 7 assistências, mesmos números da temporada anterior, com um jogo à menos. Mesmo com lesão no joelho, o atleta de 19 anos foi chamado e já se encontra na fase final de recuperação.
Stephan Lichtsteiner – Um dos líderes da seleção e BiCampeão das últimas edições da Copa da Itália e do Campeonato Italiano, pela Juventus-ITA, o atleta de 32 anos chega para a sua terceira Eurocopa com a missão de comandar a Suíça, já que o seu último capitão não estará presente.
Lista de Convocados
Goleiros: Roman Bürki (Borussia Dortmund-ALE), Yann Sommer (Borussia Monchengladbach-ALE) e Marwin Hitz (Augsburg-ALE).
Zagueiros: Johan Djourou (Hamburgo-ALE), Fabian Schar (Hoffenheim-ALE), Nico Elvedi (Borussia Mönchengladbach-ALE) e Steve von Bergen (Young Boys-SUI);
Laterais: Stephan Lichtsteiner (Juventus-ITA), Ricardo Rodriguez (Wolfsburg-ALE), Michael Lang (FC Basel-SUI) e François Moubandje (Toulouse-FRA);
Volantes: Valon Behrami (Watford-ING), Blerim Dzemaili (Genoa-ITA), Fabian Frei (Mainz-ALE) e Gelson Fernandes (Rennes-FRA);
Meio-campistas: Granit Xhaka (Arsenal-ING), Xherdan Shaqiri (Stoke City-ING) e Denis Zakaria (Young Boys-SUI);
Atacantes: Eren Derdiyok (Kasimpasa Istambul-TUR), Admir Mehmedi (Bayer Leverkusen-ALE), Haris Seferovic (Eintracht Frankfurt-ALE), Breel Embolo (FC Basel-SUI) e Shani Tarashaj (Everton-ING);