Cristiano Ronaldo, jovens promessas e “classificado”: Portugal entra forte na Eurocopa 2016
- Updated: 20 de maio de 2016
Com o melhor jogador português da história e alguns garotos que se destacaram nesta temporada, a Seleção de Portugal entra como séria candidata ao título, mesmo nunca tendo conquistado uma taça.
Vai começar a Eurocopa 2016, a competição mais importante entre seleções, após a Copa do Mundo, que será disputada na França. A Seleção de Portugal entra com uma das favoritas na disputa do troféu europeu e para muitos, vai sobrar na fase de grupos. Não estamos em tempo de Figo, Deco, Rui Costa ou Eusébio, entretanto, a atual seleção lusitana, comandada por Fernando Santos, é vista com bons olhos por muitos e chega forte na briga pela taça por uma série de fatores: Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores portugueses da história (senão o maior); jovens e antigos destaques, campeões por alguns times europeus; e uma queda significativa do nível de algumas seleções favoritas, desde a Copa do Mundo, realizada no Brasil.
Esses fatores animam os torcedores lusitanos, mesmo que sua Seleção nunca tenha ganhado um caneco europeu sequer. O mais perto que chegou foi em 2004, quando a Euro realizou-se em seu país. Se classificou para a próxima fase, junto à Grécia, com quem faria a final, desbancando Espanha e Rússia. Nas quartas, bateu a Inglaterra nos pênaltis por 6 x 5, após um 2 a 2 no tempo normal e, nas semis, ganhou dos Países Baixos por 2 a 1, empurrada por sua torcida e abrindo caminho para a final, disputada no dia 4 de julho, no Estádio da Luz, em Lisboa. Porém, mesmo diante de um público de 62.865 torcedores e jogadores como Figo, Deco, Pauleta e o atual craque Cristiano Ronaldo, os comandados de Luís Felipe Scolari, naquela oportunidade, foram sucumbidos pela Grécia e perdeu o título com o placar de 1 a 0, gol de Charisteas. Além dessa final em 2004, já chegou nas semifinais da Eurocopa em 3 oportunidades (1984, 2000 e 2012) e, na Copa do Mundo, foi 3º em 1966 e 4º em 2006, além de um 4º lugar nos Jogos Olímpicos de 1996.
Ocupando lugar no Grupo F, junto com Islândia, Áustria e Hungria, a Seleção de Portugal terá certa vida fácil, por se tratar de seleções sem muita tradição no cenário europeu. A tendência é de terminar essa fase como líder, sem derrota, para chegar forte na fase de mata-mata.
A estreia está marcada para o dia 14 de junho, contra a Islândia, no estádio Geoffroy-Guichard, em Saint-Etiénne.
Destaques
Cristiano Ronaldo – O maior artilheiro e destaque da seleção portuguesa com 56 gols em 125, 3 vezes o melhor do mundo, atual e maior artilheiro de uma (17 gols) e todas as edições da Champions League, mais de 50 gols em 6 temporadas seguidas, 30 se tratando só de campeonato espanhol, ídolo de Real Madrid e Manchester United… São várias façanhas que não cabem. Sim, ele é o melhor português da história, mesmo não tendo visto Eusébio e acompanhando apenas o fim da carreira de Luís Figo. Ele tem tudo pra ser o não só destaque de sua Seleção, mas de toda Eurocopa.
Renato Sanches – com apenas 18 anos, o jovem meio-campista fez uma ótima temporada pelo Benfica, ajudando a equipe na conquista do 35º Campeonato Português, o 3º de forma consecutiva. A boa temporada do garoto rendeu o interesse de vários clubes, mesmo com uma multa estimada em 45 milhões de euros. Mesmo com o alto valor, o Bayern de Munique acertou a transferência do atleta, no início deste mês, e ele vai desembarcar na Alemanha após o término da Eurocopa.
Ricardo Quaresma – No alto dos seus 32 anos, Ricardo Quaresma voltou a ter grande destaque no cenário europeu, Peça importante no título turco do Beşiktaş, o malabarista chega à Eurocopa para fazer dupla com Cristiano Ronaldo no comando de ataque.
André Gomes – Um dos maiores destaques do Valência, mesmo com a 12ª colocação da equipe no Espanhol, o volante de 22 anos desperta interesse de vários clubes, como Juventus e Manchester United, puxando a fila. A tendência é que ele vá para o time italiano, pois o seu atual clube tem interesse em um atleta da Vecchia Signora. André Gomes reforça a lista de garotos entre os convocados por Fernando Santos.
Dentre as ausências, destaque para Tiago, volante de 35 anos do Atlético de Madrid. Mesmo com grande importância na classificação até a final da atual edição Champions League, que acontece dia 28 deste mês, o atleta não foi chamado. Outro desfalque importante é o de Fábio Coentrão, que passou por cirurgia no mês passado, devido à uma ruptura do músculo da coxa direita durante um treino, e ficará fora dos gramados de 3 à 6 meses.
Lista de Convocados
Goleiros – Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon) e Eduardo (Dínamo Zagreb);
Laterais – Pepe (Real Madrid), Ricardo Carvalho (Monaco), Bruno Alves (Fenerbahçe) e Cédric (Southampton);
Zagueiros – Vieirinha (Wolfsburgo), Eliseu (Benfica), José Fonte (Southampton) e Raphael Guerreiro (Lorient)
Meio-campistas – João Moutinho (Monaco), William Carvalho (Sporting), Renato Sanches (Bayern de Munique), André Gomes (Valência), Danilo Pereira (FC Porto), Adrien Silva (Sporting) e João Mário (Sporting);
Atacantes – Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Ricardo Quaresma (Besiktas), Nani (Fenerbahçe), Rafa Silva (SC Braga) e Éder (Lille)