Mercado do Futebol

Eurocopa 2016: Potências e Surpresas movimentam a competição.

France-UEFA-Euro-2016-Logo-Vector-Image

A partir do dia 10 de junho, começará a Eurocopa 2016, sediada na França, como sempre os favoritos (França, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Portugal, Itália e Espanha) participarão da competição, porém seleções menos tradicionais como Albânia, Irlanda do Norte e Islândia tentarão impor seu futebol que está crescendo de forma relativamente interessante.

eng-gfx-euro-2016-draw_4axcd86nlzli1t8r9kolq3d4u

 

Análise rápida das seleções e perspectivas:

 

Grupo A:

 

Albânia: 

Apesar de totalmente desconhecida, a Albânia possui alguns atletas de alto nível como o goleiro Berisha (Lazio), o zagueiro Cana (Nantes), o lateral Hysaj (Napoli), o meia Lenjani (Nantes) e o atacante Gashi (Colorado Rapids-USA), a classificação já é algo histórico, pois desde de 1964, que não participavam da competição, eliminando a forte seleção da Dinamarca.

 

França:

A tradicional seleção e dona da casa, França, deve passar sem dificuldades neste grupo, apesar do bom nível das seleções concorrentes, como destaques tem Lloris (Tottenham), Varane (Real Madrid), Evra e Pogba (Juventus), Matuidi (Paris SG) e Gignac (Tigres-MEX), o grande desfalque é o atacante Karim Benzema.

19nov2013-jogadores-da-franca-posam-para-foto-tradicional-antes-da-partida-de-volta-contra-a-ucrania-pela-repescagem-europeia-para-a-copa-do-mundo-2014-1384972530860_956x500

 

Romênia:

A Romênia depois de um tempo fora do grande centro do futebol, as últimas participações foram a Euro 2008 e a Copa do Mundo de 1998, a seleção romena vem forte e deve brigar por uma das vagas, destaques são: o goleiro Tătăruşanu (Fiorentina), o zagueiro Chiricheș (Napoli), o meia Maxim (Stuttgart) e o atacante Marica (Konyaspor-TUR).

 

Suíça:

A experiente seleção suíça é a favorita a segunda vaga, mas terá que confirmar em campo esse prognóstico, para isso tem um elenco de boa qualidade com destaques para: O goleiro Sommer (Borussia Monchengladbach), o lateral Lichtsteiner (Juventus), o zagueiro Djourou (Hamburgo), o volante Inler (Leicester City), o meia Shaqiri (Stoke City) e o atacante Drmic (Hamburgo).

 

Grupo B:

 

Eslováquia:

A Eslováquia possui um elenco coeso, entretanto não deve ser o necessário para conseguir passar de fase, seus destaques são: o zagueiro Skrtel (Liverpool), o lateral Pekarik (Hertha Berlim), o volante Kucka (Genoa), o meia Hamsik (Napoli) e o atacante Stoch (Al-Ain-EMI).

 

Inglaterra:

A favorita Inglaterra passará sem muitas dificuldades no grupo da primeira fase, a situação é saber se a equipe tem força para chegar e disputar o título, tem bons atletas, porém ainda fica atrás de certas seleções, destaques: Joe Hart e Sterling  (Manchester City), Cahill (Chelsea), Clyne e Henderson (Liverpool) e Rooney (Manchester United).

(Up LtoR) England's midfielder Ross Barkley, England's defender Phil Jagielka, England's goalkeeper Joe Hart , England's defender John Stones, England's defender Luke Shaw and England's forward Alex Oxlade Chamberlain, (bottom LtoR) England's forward Lamie Vardy, England's midfielder James Milner, England's forward Wayne Rooney, England's midfielder Jonjo Shelvey and England's defender Nathaniel Clyne pose for the team photo prior to the EURO2016 qualifying soccer match San Marino vs England at the San Marino stadium in Serravalle on September 5, 2015. AFP PHOTO / VINCENZO PINTO

Pais de Gales:

A seleção de um jogador, eles dizem, contudo não é somente Bale na equipe e por isso conseguiram a classificação para a Eurocopa, como destaque tem: o goleiro Hennessey (Crystal Palace), o zagueiro Willians (Swansea City), o meia King (Leicester City) e o atacantes Vokes (Burnley), além do craque Bale, do Real Madrid, a última aparição em grande nível foi na Copa do Mundo de 1958.

 

Rússia:

Rússia, terá a Eurocopa como experiência para tentar não fazer feio na Copa do Mundo 2018, para isso tem um elenco bom para disputar e conquistar a segunda vaga, os destaques são: o goleiro Akinfeev (CSKA), o zagueiro Ignashevich (CSKA), o lateral Smolnikov (Zenit), o volante Dzagoev (CSKA), o meia Shatov (Zenit) e o atacante Kokorin (Dinamo de Moscou).

 

Grupo C:

 

Alemanha:

A campeã do mundo não tem muito a ser abordado, o conhecimento sobre a seleção é gigante da parte de todos, principalmente após os “7×1” sobre o Brasil, como destaques: Neuer, Boateng e Thomas Muller (Bayern de Munique), Héctor (Colônia), Kroos (Real Madrid), Ozil (Arsenal).

alemanha

 

Irlanda do Norte:

Começou a surpresa sendo primeiro no grupo de Romênia e Hungria (apesar de não ser seleções de alto nível) nas eliminatórias, a última aparição foi na Copa do Mundo de 1986 como destaques tem: o lateral Baird (West Bromwich), o zagueiro Evans (Manchester United), o meia Davis (Southampton) e o atacante Lafferty (Rizespor-TUR).

 

Polônia:

Sempre tradicional em competições europeias, a Polônia tentará mais uma vez garantir a sua vaga na segunda fase da competição, para isso montou um elenco bom, com um certo diferencial no ataque, os destaque são: Fabiański (Swansea City), o zagueiro Glik (Torino), o volante Kuba (Fiorentina), o meia Krychowiak (Sevilla) e o atacante Lewandowski (Bayern de Munique).

 

Ucrânia:

A Ucrânia quer voltar aos tempos de glórias onde disputou a Copa do Mundo de 2006, mesmo sem aquele elenco da época, para isso tentará roubar a vaga da Polônia (teoricamente o segundo classificado), tem como destaques: o goleiro Pyatov (Shakhtar Donetsk), o zagueiro Rakitskiy (Shakhtar Donetsk), o volante Rotan (Dnipro), o meia Konoplyanka (Dnipro) e o atacante Yarmolenko (Dinamo de Kiev).

 

Grupo D:

 

Croácia:

A seleção croata de boas participações em Eurocopa e Copa do Mundo, quer voltar aos bons momentos, por isso possuí um elenco com jogadores de excelente categoria, o grupo mais embolado da competição promete, os destaques são: o goleiro Subasic (Monaco), o lateral Corluka (Lokomotiv Moscou), o volante Rakitic (Barcelona), o meia Modric (Real Madrid) e o atacante Mandzukic (Juventus).

 

Espanha:

A favorita ao primeiro lugar do Grupo A, quer continuar a hegemonia da Euro, conquistada em 2008 e 2012, apesar de ser complicado, tem no elenco grandes jogadores que poderão dar uma qualidade a mais ao elenco, os destaques são: Casillas (Porto), Sergio Ramos (Real Madrid), Jordi Alba, Busquets e Iniesta (Barcelona) e Pedro (Chelsea).

esp-112015-01-600x358

 

República Tcheca:

A República Tcheca de certa tradição no cenário europeu, brigará forte pela segunda vaga do grupo, contando com a experiência de atletas consagrados e a jovialidade da sua nova geração, como destaques: o goleiro Cech (Arsenal), o zagueiro Kadlec (Fenerbahçe), o volante Plasil (Bordeaux), o meia Rosicky (Arsenal) e o atacante Lafata (Sparta Praga).

 

Turquia:

Como abordamos anteriormente, Croácia, República Tcheca e Turquia brigam pela segunda vaga, a seleção turca para conquistar a segunda vaga, tem atletas que atuam em grandes times e são os expoentes de uma equipe um pouco limitada, os destaques são: o zagueiro Balta (Galatasaray), o lateral Tufan (Bursarpor), o volante Erkin (Fenerbahçe), o meia Arda Turan (Barcelona) e o atacante Burak Yilmaz (Beijing Guoan-CHN).

 

Grupo E:

 

Bélgica:

A geração belga é ampla favorita a segunda vaga e cotada para surpreender e tirar o primeiro lugar da Itália, dentre as seleções de médio porte, é a que tem mais possibilidade de ascender na competição, destaques: Courtouis (Chelsea), Vertonghen e Alderweireld (Tottenham), Witsel (Zenit), De Bruyne (Manchester City) e Mertens (Napoli).

 

Irlanda:

A seleção irlandesa tem como objetivo tentar furar o predomínio de Bélgica e Itália no grupo, possuindo um elenco de certa qualidade, com predominância de jogadores que atuam na Inglaterra, os destaques são: o goleiro Given (Aston Villa), o zagueiro O’Shea (Sunderland), o lateral Hoolahan (Norwich), o volante Whelan (Stoke City), o meia Brady (Hull City)  e o atacante Robbie Keane (Los Angeles Galaxy-USA).

 

Itália:

Apesar de não ter aquela seleção que encanta o mundo com sua garra e habilidade, a camisa da seleção italiana ainda pesa muito e por isso o favoritismo é realidade, claro, tem atletas de excelente categoria, porém longe da categoria dos jogadores da década de 90 e 2000, como destaques: Buffon (Juventus), Darmian (Manchester United), Chiellini (Juventus), Verratti (Paris SG), Candreva (Lazio) e Pellè (Southampton).

andrea-pirlo-na-selecao-italiana-em-2014_446771

 

Suécia:

Antigamente, a Suécia era reconhecida pelo conjunto, atualmente, o centro das atenções é Ibrahimovic que quer levar a seleção as alturas, contudo a limitação técnica do restante dos atletas, o prejudica nesta conquista, os destaques são: o goleiro Isaksson (Kasimpasa-TUR), o lateral Granqvist (Krasnordar-RUS), o zagueiro Olsson (Norwich), o volante Larsson (Sunderland), o meia Kallström (Spartak Moscou) e Ibrahimovic (Paris SG).

 

Grupo F:

 

Áustria:

Apesar de não ser uma das melhores seleções do campeonato, é favorita a segunda vaga deste grupo, pois tem como concorrentes a Hungria e Islândia, como destaques tem: o goleiro Almer (Hannover), o zagueiro Fuchs (Schalke 04), o lateral Dragovic (Dinamo de Kiev), o volante Klein (Stuttgart), o meia Arnautovic (Stoke City) e o atacante Marc Janko (Sydney-Austrália).

 

Hungria:

A seleção húngara não é a mesma desde a saída de Puskas, na década de 50, em uma transferência controversa para a Seleção da Espanha, a última aparição foi na Copa do Mundo de 1986, na opinião dos analistas, está atrás até da Islândia na briga pela segunda vaga, os destaques são: o goleiro Kiraly (Fulham), o zagueiro Kadar (Lech Poznan-Polônia), o volante Tözsér (QPR), o meia Dzsudzsák (Dinamo de Moscou) e o atacante Slazai (Hoffenheim).

 

Islândia:

Apesar da total inexperiência da seleção islandesa em termos de campeonatos de alto nível, a equipe vêm com propósito de conquistar a segunda vaga, algo totalmente provável, principalmente pela qualidade dos seus rivais, em termos de elenco, vence a Áustria, entretanto a inexperiência pode pesar contra, os destaques são: o zagueiro Sigurðsson (Krasnordar), o volante Sigurðsson (Swansea City), o meia Bjarnason (Basel-SUI) e o atacante Sigþórsson (Ajax).

 

Portugal:

A seleção portuguesa que sempre participa das grandes competição, possui um dos melhores atletas do mundo rivalizando com o argentino Messi, no entanto nunca engrena, isso é Portugal, para tentar mudar o quadro, manteve a base da equipe das últimas competições, depende do entrosamento da equipe e da genialidade de Cristiano Ronaldo, os destaques são: Rui Patrício e William Carvalho (Sporting), Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão e João Moutinho (Monaco) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

portugal

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: