Eurocopa ta chegando e os Tchecos vêm para surpreender!
- Updated: 20 de maio de 2016
Após uma excelente campanha nas eliminatórias, a República Tcheca chega na Eurocopa pensando primeiro em surpreender. Com uma boa seleção, os comandados do técnico Pavel Vrba tem a missão de classificar o país para a segunda fase e assim, conseguir lutar por vôos mais altos!
Escudo da República Tcheca
Com a separação da Checoslováquia em 1993, se dividindo em República Tcheca e Eslováquia, começa também o selecionado Tcheco, substituindo a antiga Checoslováquia como seleção de futebol e herdando seus feitos históricos.
Como República Tcheca, o selecionado tem como seu maior resultado o vice campeonato na Euro de 96, perdendo na final para a Alemanha. Depois dessa derrota, os Tchecos chegaram nas semi finais da euro de 2004, sendo eliminados pela super zebra Grécia, que seria a campeã daquele ano. Na disputa pelo terceiro lugar, os Tchecos venceram a Holanda e ficaram com o terceiro lugar. Destaque para Milan Baros, artilheiro da competição com 5 gols.
Milan Baros em ação na Euro 2004
Já na maior competição de seleções, a copa do mundo, os tchecos só possuem uma participação. Na Alemanha em 2006, liderados pelo craque Pavel Nadved, a seleção vermelha foi eliminada na primeira fase da competição em um grupo onde Itália e Gana se classificaram.
Craque Pavel Nedved na Copa da Alemanha
Porém, após a boa campanha nas eliminatórias para Euro 2016, os Tchecos sim devem acreditar que podem fazer uma belíssima campanha. Sendo líder do grupo A, venceu 7 de 10 jogos e se classificou diretamente junto com as Islândia. Turquia conseguiu a sua vaga na repescagem. A toda poderosa Holanda, que perdeu as duas partidas contra os Tchecos, foi eliminada vexatória mente e não disputará a competição européia.
Agora, classificada para a euro, a República Tcheca terá um grupo complicado pela frente. No sorteio, os Tchecos caíram no grupo D junto com os atuais Bi Campeões a Espanha, Turquia e Croácia. Adversários bem capacitados e muito difíceis, porém os Tchecos estão confiantes.
Grupo da República Tcheca
Para a disputa da Euro, os tchecos tem em dois craques sua liderança e segurança. Um eles é o grande goleiro Petr Cech, que fez uma bela temporada pelo Arsenal da Inglaterra, chega para mais uma Eurocopa com seu ar experiente e seguro na meta vermelha. Eleito melhor goleiro na Euro em 2004, tendo participado da Copa do Mundo de 2006 e das Euros 2008 e 2012, Cech com 33 anos chega para ser o capitão de uma boa seleção, pronta para fazer bonito na França neste ano.
Petr Cech, a Muralha Tcheca!
Outro craque dessa seleção é o meia Tomáš Rosický. Jogando pelo Arsenal, Tomas sofreu uma grave lesão no joelho em fevereiro deste ano. Luta para conseguir voltar ao selecionado e disputar a Euro. Com ele, os Tchecos ganham em liderança, experiência e um craque dentro de campo. Aos 35 anos, Rosicky pode conduzir a República Tcheca a um excelente resultado!
Tomas Rosicky, o mago Tcheco!
Com seu uniforme vermelho e branco, os Tchecos vêm para a França mas não a passeio. Deverão fazer uma bela Eurocopa e surpreender a todos. Não fiquem espantados de verem os Tchecos, chegando cada vez mais longe e sonhando muito.
Uniforme da República Tcheca para a Euro!
Assim como disse o brasileiro Dyjan de Azevedo, que joga no Banik Ostrava, uma das equipes do país, os tchecos não estão para brincadeira:
– Eles estão vindo com uma nova geração, que de dois anos para cá vem jogando muito bem e taticamente vem surpreendendo. Acredito que com esse time agora vai surpreender e vá fazer um bom campeonato – disse o brasileiro.
Saudações Tchecas!
por Lucas Bonora – @luhbonora11