Barcelona corre risco de ficar fora do Espanhol em caso de independência da Catalunha
Nesta quarta-feira (6), o governo separatista da Catalunha assinou um decreto convocando um referendo de autodeterminação para o dia 1º de outubro logo após o Parlamento aprovar a lei permitindo esta ação, que é considerada inconstitucional por Madrid, que tentará, de todas as formas jurídicas, impedir esta ação.
Em entrevista exclusiva à RTP, o ministro conselheiro do Governo da Catalunha, Raül Romeva, sublinhou que não será respeitada a decisão do Tribunal Constitucional espanhol de suspender a Lei do Referendo e assim, anular o referendo independentista. Ainda acrescenta que, sendo essa a vontade popular, a região declarará independência.
Mas onde o FC Barcelona entra nessa história?
O futebol pode ser afetado, caso a independência se concretize. Segundo Javier Tebas, presidente da Liga Espanhola, o Barcelona e demais clubes catalães não poderiam disputar o campeonato nacional e um acordo nessa direção seria improvável (atualmente, Girona e Espanyol também estão na primeira divisão).
“Se esse processo avançar, que esperamos que não, os clubes catalães não poderiam jogar a La Liga. As independências unilaterais não são um pedido qualquer e não seria fácil chegar a um acordo. Eles fazem um processo unilateral, também sairiam da União Europeia, e os clubes catalães não poderiam jogar o Campeonato Espanhol.”, disse Javier ao Clarín.
O presidente se mostrou preocupado com a situação que envolve os clubes, além de ser um futuro incerto, é uma situação ruim, principalmente para o Barcelona.
“Espero que a situação se reconduza porque a Espanha é um estado de Direito e as ilegalidades não podem seguir adiante (…) Creio que a Liga da Catalunha seria um pouco como a da Holanda e os direitos de TV não seriam os mesmos que os clubes recebem atualmente. O Barcelona deixará de ser um grande clube da Europa.”, acrescentou.
No dia 1º de outubro, dia previsto para o referendo, o Barcelona irá disputar uma partida contra o Las Palmas. A partida, até o momento, não foi adiada e tudo indica que não será.
Lembrando que, o próximo confronto do Barcelona é neste sábado às 15h45, contra o Espanyol, pela terceira rodada do Campeonato Espanhol.