Mesmo de portões fechados, Barcelona vence Las Palmas e permanece líder da La Liga
1 de Outubro 2017.
Hoje foi um dia marcante na Catalunha. Dessa vez, o jogo do Barcelona não foi a principal atração do final de semana, e não foi a alegria do domingo espanhol. Dessa vez, o público não teria que apenas torcer para o Barça. Hoje, dia 1 de Outubro de 2017, seria o dia de votação do referendo, para que a Catalunha se tornasse independente.
Aqui no Brasil, foi uma manhã cheia de dúvidas, se haveria jogo ou não. Na Espanha, um tarde turbulenta, também com a mesma dúvida. O Barcelona não disputaria e deixou isso claro por algum tempo, até que foi dado o veredito final, que a partida aconteceria, de portões fechados. Notícia que, obviamente, não agradou a maioria dos culés presentes para assistir ao jogo, tendo em vista, que os portões estavam lotados de torcedores para o jogo que aconteceria na tarde deste domingo (1), mas que também esperavam por um protesto maior vindo do clube, que “é mais que um clube”.
Foi um dia atípico e estranho no Camp Nou, casa do Barcelona. Jogo sem a presente torcida sempre apaixonada e vibrante de todos os jogos, sem o amarelo, vermelho e azul gritando sob as arquibancadas do campo. Um silêncio. O Camp Nou foi tomado por um silêncio de revolta, de aclamação por democracia, aquilo que pediam do lado de fora. Partida de portões fechados.
A atuação da equipe blaugrana no primeiro tempo não foi boa,, o entusiasmo não era o mesmo e o time parecia não estar num dia favorável, e é reflexo dos inúmeros acontecimentos no dia de hoje. Mesmo com uma equipe boa em campo, não tivemos oportunidade de chegar e levar perigo para o Las Palmas. O primeiro tempo foi fraco e sem oportunidades, jogadas de perigo e boas chances, para ambos. La Palmas até que tentou.
No segundo tempo de jogo podemos observar um Barcelona mais alerta e dinâmico no jogo, com passes precisos e boas jogadas. Rakitic e Iniesta foram escolhas de Ernesto Valverde apenas para a segunda parte da partida e isso refletiu muito no jogo. Logo aos 3min o volante Busquets abriu o placar para o Barça, num escanteio cobrado por Messi, o volante não marcava pelo Barcelona no Campeonato Espanhol há quase 3 anos. Daí por diante o Barcelona começou a mostrar quem mandava na casa e avançou mais durante o jogo. O Las Palmas em momento algum deixou de lutar pelo resultado e pressionar o time Catalão. Tanto que, aos 5min, em um contra- ataque eles chegam com vontade, e chutam para o gol, mas a bola sai de fininho do lado da trave. Aos 25min Messi recebe nas costas da zaga, sem nenhuma marcação e deixa o goleiro Chichizola no chão, dribla e na sequência, bate para o gol vazio, sozinho.
Assim que Messi faz o gol, minutos após um torcedor consegue passar pela segurança e entra no gramado para fazer um protesto. Ele é rapidamente retirado de campo pelos seguranças.
Não demora muito para que Rakitic toque para Suárez, que acha Messi livre na área. O camisa 10 bate de primeira e faz o seu segundo no jogo! Durante o decorrer do segundo tempo, Barça continuou no ataque, mas não com tanta força, deixando o placar final de 3 a 0.
Dia cheio. Dia marcante. Dia de números. Hoje, Messi marcou 594 jogos oficiais com a camisa blaugrana e tornou-se o terceiro jogador com mais jogos na história do clube, deixando para trás o histórico capitão Puyol.
Sobre os portões fechados durante a partida, o presidente comentou “Estamos muito preocupados com a situação, e jogamos assim para dar apoio aos que não gozam de liberdade de expressão. Não jogar traria uma perda de seis pontos. A segurança estava garantida, mas foi a portas fechadas por esta exceção. Jogamos com as portas fechadas para mostrar nossa dor, não por problemas de segurança.” disse Bartomeu em entrevista à “BeinSport”, ainda durante o jogo.
O resultado de hoje, acrescenta na bagagem do Barcelona, +3 pontos no Campeonato Espanhol e permanece com os 100% de aproveitamento que a equipe vinha tendo durante as rodadas e os 7 jogos, com 7 vitórias, sequência grandiosa, que o time só havia alcançado na temporada de 2013/14. Agora, estamos isolados na liderança com 21 pontos. A equipe de Ernesto Valverde hoje, entrou em campo com as camisas amarelas, dando ênfase de apoio à democracia.
O próximo confronto do Barça pelo Campeonato Espanhol é no dia 14 de Outubro, contra o Atlético de Madrid às 15h45, pela oitava rodada.