Com depressão, Nilmar não joga mais em 2017.
Nilmar foi diagnosticado com depressão e teve seu contrato suspenso.
Nilmar chegou no Santos dia 10 de julho. Com Ricardo Oliveira machucado e Kayke sem render o esperado, o jogador de 33 anos se apresentou como promessa. Mesmo há 14 meses sem disputar uma partida oficial, o atacante mostrou confiança no seu recondicionamento físico e ficou a disposição do técnico Levir Culpi antes do esperado.
A tão esperada estreia aconteceu no empate diante do Coritiba, participou também do empate diante do Cruzeiro. Somando os dois jogos, ficou um total de 39 minutos em campo. Era esperado para participar do clássico contra o Corinthians, mas não apareceu na lista de relacionados por estar com conjuntivite.
O Santos lançou uma nota sobre a suspensão de contrato com o atleta. – O Santos FC acatou a solicitação do atleta Nilmar para cumprir um afastamento temporário, sem ônus para o clube, para tratar de questões de saúde, com a anuência do Departamento Médico. A Diretoria dará o apoio necessário para que sua reintegração ocorra o mais breve possível. O clube deixou o departamento médico e uma psicóloga à disposição do jogador.
Nilmar não é o primeiro jogador a enfrentar a doença no elenco do Peixe. Thiago Ribeiro teve a depressão diagnosticada também pelos profissionais de saúde da equipe Santista. Depois de dois anos em tratamento, hoje é uma das opções para o ataque.