Mercado do Futebol

Retornos, saídas e contratações no Santos para 2016

Mantido no cargo para este ano, Dorival Jr deve contar com a base e alguns retornos para o ano de 2016.

Como todo bom início de ano, o que não pode faltar nos primeiros dias, são as expeculações, dispensas, retornos e contratações. Enquanto os jogadores ainda descansam, a diretoria e a comissão técnica trabalha intensamente em nomes e cifras para compor o elenco.

De volta do empréstimo, o meia Elano deve jogar a temporada toda e se aposentar no final do ano.

De volta do empréstimo, o meia Elano deve jogar a temporada toda e se aposentar no final do ano.

Retornando de empréstimo, o Santos terá de volta Stéfano Yuri, Pedro Castro, Patito Rodriguez, Jubal, Diego Cardoso, Elano, Lucas Crispim e Rafael Galhardo. Destes nomes, alguns deve ser envolvidos em futuras negociações e moeda de troca e outros, como o caso dos jogadores Elano e Rafael Galhardo, deverão fazer parte do elenco de 2016. Elano que já tinha sua aposentadoria encaminhada para o final do Paulista, deve ter seu contrato extendido até o final do ano, a pedido do próprio atleta, junto à diretoria, enquanto Rafael Galhardo, pelo bom ano que teve no Grêmio, foi uma pedida do treinador, já que o Grêmio não quis exercer o direito de compra.

De saída do clube, são os seguintes jogadores: Gabriel Gasparotto deverá ser emprestado, Leandro, Chiquinho e Nilson não fazem parte dos planos da comissão técnica, Werley e Marquinhos ainda seguem sem acerto e provavelmente não devem alcançar acerto, e Crystian com contrato encerrado, não deve ser renovado.

Eterna promessa da base, Léo Citadini mais uma vez deve ser emprestado.

Eterna promessa da base, Léo Citadini mais uma vez deve ser emprestado.

Com o elenco atual contando com 39 nomes, ainda existem alguns jogadores que podem deixar a Vila. Ledesma, que pouco foi aproveitado em 2015 está insatisfeito, Diego Cardoso tem proposta de empréstimo do Vila Nova/GO, e outros jogadores como Serginho, Pedro Castro, Jean Chera e Léo Citadini, também receberam sondagens de empréstimo, mas ainda não decidiram seu futuro, antes da reapresentação, que acontecerá no dia 6 de janeiro.

 

Alguns nomes são cotados para desembarcar na Vila, nos próximos dias. Paulinho, meio campista do Flamengo deve se apresentar no dia 5, para assinar contrato por empréstimo para a temporada. Como toda janela que se abre, o nome que mais se ventila nos corredores santistas é o retorno do atacante Robinho e uma possível volta do meio campista Diego Ribas, campeões brasileiros em 2002. Para ambos os casos, a diretoria procura parceiros investidores para arcar com os salários dos jogadores, já que atualmente o time trabalha com um teto salarial de 250 mil, tendo apenas o meio campista Lucas Lima acima deste valor. Além do sonho de reeditar a dupla campeã de 2002, a diretoria trabalha os seguintes nomes: Alan Costa (zagueiro do Internacional), Oswaldo (atacante do Fluminense), Henrique Almeida (atacante do Botafogo/RJ), Ganso (meia do São Paulo), Gum (zagueiro do Fluminense), Ronaldo Mendes (meio campista do ABC) e Pedro Geromel (zagueiro do Grêmio).

 

OPINIÃO: Ainda que se contrate alguns jogadores, e vai contratar, o Santos deve mesmo contar mais uma vez com as revelações de sua base, que a cada ano lança novos talentos. O time ainda passa por dificuldades financeiras, e a falta do patrocinador master e também a vaga para a disputa da Libertadores deste ano, dificultaram muito as contratações de peso. Acredito que a contratação do Robinho pode até sair, a do Diego seria um sonho, que não se realiza há alguns anos. O time ainda precisa de uma boa contratação para a zaga, setor mais frágil do atual elenco, já que David Braz está contundido e Werley não deve ficar. A seu favor, o time terminou o ano com salários em dia e consegue segurar suas maiores estrelas no elenco, o que deve proporcionar um início forte. Para fortalecer as receitas neste ano, o time ainda conta com uma mudança arrojada com relação ao fornecedor de uniformes, onde deixará de receber uma cota fixa como era antigamente e terá maior participação nos valores de camisetas vendidas, além de mandar jogos pontuais no Pacaembú.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: