Retornos, saídas e contratações no Santos para 2016
- Updated: 3 de janeiro de 2016
Como todo bom início de ano, o que não pode faltar nos primeiros dias, são as expeculações, dispensas, retornos e contratações. Enquanto os jogadores ainda descansam, a diretoria e a comissão técnica trabalha intensamente em nomes e cifras para compor o elenco.
Retornando de empréstimo, o Santos terá de volta Stéfano Yuri, Pedro Castro, Patito Rodriguez, Jubal, Diego Cardoso, Elano, Lucas Crispim e Rafael Galhardo. Destes nomes, alguns deve ser envolvidos em futuras negociações e moeda de troca e outros, como o caso dos jogadores Elano e Rafael Galhardo, deverão fazer parte do elenco de 2016. Elano que já tinha sua aposentadoria encaminhada para o final do Paulista, deve ter seu contrato extendido até o final do ano, a pedido do próprio atleta, junto à diretoria, enquanto Rafael Galhardo, pelo bom ano que teve no Grêmio, foi uma pedida do treinador, já que o Grêmio não quis exercer o direito de compra.
De saída do clube, são os seguintes jogadores: Gabriel Gasparotto deverá ser emprestado, Leandro, Chiquinho e Nilson não fazem parte dos planos da comissão técnica, Werley e Marquinhos ainda seguem sem acerto e provavelmente não devem alcançar acerto, e Crystian com contrato encerrado, não deve ser renovado.
Com o elenco atual contando com 39 nomes, ainda existem alguns jogadores que podem deixar a Vila. Ledesma, que pouco foi aproveitado em 2015 está insatisfeito, Diego Cardoso tem proposta de empréstimo do Vila Nova/GO, e outros jogadores como Serginho, Pedro Castro, Jean Chera e Léo Citadini, também receberam sondagens de empréstimo, mas ainda não decidiram seu futuro, antes da reapresentação, que acontecerá no dia 6 de janeiro.
Alguns nomes são cotados para desembarcar na Vila, nos próximos dias. Paulinho, meio campista do Flamengo deve se apresentar no dia 5, para assinar contrato por empréstimo para a temporada. Como toda janela que se abre, o nome que mais se ventila nos corredores santistas é o retorno do atacante Robinho e uma possível volta do meio campista Diego Ribas, campeões brasileiros em 2002. Para ambos os casos, a diretoria procura parceiros investidores para arcar com os salários dos jogadores, já que atualmente o time trabalha com um teto salarial de 250 mil, tendo apenas o meio campista Lucas Lima acima deste valor. Além do sonho de reeditar a dupla campeã de 2002, a diretoria trabalha os seguintes nomes: Alan Costa (zagueiro do Internacional), Oswaldo (atacante do Fluminense), Henrique Almeida (atacante do Botafogo/RJ), Ganso (meia do São Paulo), Gum (zagueiro do Fluminense), Ronaldo Mendes (meio campista do ABC) e Pedro Geromel (zagueiro do Grêmio).
OPINIÃO: Ainda que se contrate alguns jogadores, e vai contratar, o Santos deve mesmo contar mais uma vez com as revelações de sua base, que a cada ano lança novos talentos. O time ainda passa por dificuldades financeiras, e a falta do patrocinador master e também a vaga para a disputa da Libertadores deste ano, dificultaram muito as contratações de peso. Acredito que a contratação do Robinho pode até sair, a do Diego seria um sonho, que não se realiza há alguns anos. O time ainda precisa de uma boa contratação para a zaga, setor mais frágil do atual elenco, já que David Braz está contundido e Werley não deve ficar. A seu favor, o time terminou o ano com salários em dia e consegue segurar suas maiores estrelas no elenco, o que deve proporcionar um início forte. Para fortalecer as receitas neste ano, o time ainda conta com uma mudança arrojada com relação ao fornecedor de uniformes, onde deixará de receber uma cota fixa como era antigamente e terá maior participação nos valores de camisetas vendidas, além de mandar jogos pontuais no Pacaembú.