DIA FABULOSO! Luís Fabiano marca, Vasco lota São Januário e vence a primeira no Brasileirão
- Updated: 22 de maio de 2017
A derrota por 4 a 0 na primeira rodada, contra o Palmeiras, não foi o suficiente para desanimar o torcedor vascaíno. Em São Januário, no último domingo (21), a torcida lotou o Caldeirão vascaíno: mais de 19 mil pessoas assistiram o triunfo do Gigante diante do Bahia. Os torcedores fizeram sua parte, e o time correspondeu. Com destaque para Luís Fabiano, o melhor da partida, o Vasco venceu o Bahia por 2 a 1, com um gol e uma assistência do camisa 9. E não foi só a vitória, além disso, os Cruz-Maltinos conseguiram ter de volta a confiança para seguir na Competição.
A partida
O Vasco, que começou com Nenê no banco de reservas, se impôs já no início do jogo. Luís Fabiano, o principal nome da partida, teve duas oportunidades claras de gol já no inicio, mas parou no goleiro do Bahia. A primeira delas, foi após falta cobrada na área por Douglas Luís, onde ele cabeceou em cima de Jean. A outra, foi em jogada com o atacante Kelvin, que cruzou rasteiro para o camisa 9 e, em ótimo reflexo, Jean salvou o que seria o primeiro gol vascaíno. Essas, por sua vez, foram as principais chances do Vasco na primeira etapa. Já o Bahia conseguiu uma boa chance no chute fora da área de Armero; Martín Silva conseguiu fazer a defesa e jogar para escanteio.
Para o segundo tempo, o Vasco voltou com o mesmo time, porém, já no primeiro minuto da etapa final, Rafael Marques desarmou atacante do Bahia, sentiu fisgada na coxa e saiu do gramado demonstrando muitas dores; Breno foi escolhido por Milton para substitui-lo. Seria a estreia do zagueiro com a camisa vascaína, já na semana de sua chegada. O Vasco voltou à campo com a mesma pegada do primeiro tempo: pressionando e buscando o gol. E ele veio. Aos 7’, após lançamento de Martin Silva, Luís Fabiano dominou bem, fez a função de pivô, e tocou para Pikachu abrir o placar. O camisa 11 chutou na saída do goleiro Jean, para festa vascaína. Após gol, o Bahia pressionou com o centroavante Gustavo. O jogador teve duas oportunidades de cabeça para empatar o jogo; as duas oportunidades foram para fora. Aos 24’ e 28’, o comandante Milton mexeu mais uma vez: entraram Wagner e Bruno Consedey, no lugar de Pikachu e Jean, respectivamente. Próximo dos 30’, Mateus Pet avançou pelo meio e abriu para Gilberto, que cruza. A bola vai para Kelvin, que chuta. Jean faz a defesa, mas a bola sobra para Luis Fabiano, que não perdoa e manda para o fundo das redes. É o primeiro gol do Fabuloso em São Januário com a camisa do Vasco! Gol de número 400 na carreira do Fabuloso. Logo após o gol do Vasco, o Bahia descontou com o atacante Gustavo. O time baiano ainda tocou a bola no ataque, em busca do empate, mas o jogo terminou assim. Vasco 2 a 1, somando seus primeiros pontos no Campeonato.
Nenê no banco de reservas
O técnico Milton optou por deixar Nenê no banco, dando lugar a Kelvin no time principal. A mudança se deu, principalmente, após derrota para o Palmeiras, por 4 a 0. Milton barrou o jogador para tornar o time mais rápido, com mais poder defensivo, tendo em vista que a equipe perde o poder de marcação jogando com Nenê e Luís Fabiano. E mais: Pikachu é um jogador lento na marcação. Isso explica o porquê de não jogar mais com ele na lateral. Com a mudança, o time do Vasco se comportou melhor em campo. Kelvin jogou os 90 minutos, e Matheus Pet, com a camisa 10 vascaína, fez uma boa partida. O jogador flutuou bem no campo inteiro, dando passes e chutando à gol. Não dá para firmar que o time jogou melhor sem Nenê, sabendo da importância dele no Vasco, porém, podemos dizer que o objetivo de Milton com a mudança foi alcançado: tornar o time mais veloz, e mais organizado defensivamente.
O Vasco fez seu dever, somou os três pontos, e encara o Fluminense na próxima rodada. O jogo acontece em São Januário, e teve uma mudança confirmada pela CBF: a partida, que iria acontecer às 19h, foi alterada para às 16h do mesmo dia. O único desfalque, até aqui, é a saída do zagueiro Rafael Marques, que saiu machucado durante o último jogo. A vaga dever ser preenchida por Breno, que entrou no lugar dele contra o Bahia.