Mercado do Futebol

Ótimo com times grandes; péssimos com pequenos: assim é o Grêmio

Foto: Rodrigo Rodrigues

O que era para ser uma partida ganha, acabou em empate. Foi assim nas duas últimas rodadas para o Grêmio. Empatando com o lanterna, América Mineiro em 0x0 fora de casa, e repetindo o resultado com o Santa Cruz, 17° colocado, na Arena. Como ser campeão empatando com times de Z4? E não me venham dizer que a culpa foi dos desfalques. Luan e Walace são importantíssimos, sim, mas nada que justifique a partida horrível que o Grêmio fez contra o Santa Cruz.

Qual seria o problema, então? Na minha humilde opinião, acredito que seja o fato das equipes serem, relativamente, pequenas, e sendo assim os jogadores gremistas entrarem sem motivação, como se a partida já estivesse ganha. É claro que não é assim que funciona! Se a equipe quer ganhar o campeonato e disputar uma Libertadores, nunca vai olhar para a equipe adversária, vai olhar para si mesmo e apontar seus próprios erros. Entrar em campo e dar o sangue pelo jogo, sendo o oponente, uma equipe fraca ou forte. Só assim seremos campeões.

Repassando esses dois últimos jogos e pensando no sorteio da Copa do Brasil, onde o Grêmio vai disputar a vaga com o Atlético Paranaense, acredito que o adversário com quem o Grêmio caiu seja bom para o Tricolor. Veja bem: contra times fortes, o Grêmio fez, na maioria das vezes, ótimas partidas – houve jogos no Brasileirão 2016, que, se o Grêmio fizesse o mesmo desempenho em campo em todos os jogos, o título estaria muito perto. Mas, contra times pequenos, o resultado é sempre imprevisível. Então, não seria óbvia a preferência por um dos times mais fortes da competição? Sempre tem o medo, é claro. Mas, o Grêmio tem essa mania de ganhar dos fortes e perder dos fracos. Esperamos que não seja diferente quando enfrentarem o Atlético Paranaense ou qualquer outro clube forte nas competições. Claro, tem que ajustar o fato de perder para times fracos, mas isso o Roger que irá trabalhar.

 

O Botafogo seria o próximo adversário do Grêmio no Brasileirão, mas, pelo fato de o time carioca não poder usar o Maracanã durante as Olimpíadas e ser o mandante da partida, o jogo foi adiado para o dia 04/09. Sendo assim, o próximo confronto será com o Corinthians, em casa, no dia 14/08. A dúvida que fica para esse jogo é a seguinte: será que o Grêmio vai entrar em campo como um verdadeiro time que briga pelo título ou como uma equipe que não consegue fazer um gol em casa contra um time que está no Z4? Esperamos que seja a primeira opção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: