46 anos de um pequeno gigante
- Updated: 12 de agosto de 2016
Há 46 anos, em 12 de agosto de 1970 nascia um dos clubes mais vitoriosos da França, o PSG.
Fundado por uma união junto ao Saint-Germain-en-Laye, o time começou sua história vencendo a II Liga, e assim subindo á primeira divisão, porém em 1972 houve a separação do clube, os parisienses juntaram-se ao CA Montreuil, surgindo assim o Paris FC, já os germanois continuaram como PSG, mas descendo para a III Liga. Na temporada 1973/1974 a equipe já profissional subiu á I Liga, enquanto o Paris FC foi para a segunda. Nesse ano o Parc Des Princes foi oficializado como o estádio dos parisienses.
Ao longo dos anos o Paris Saint-Germain foi ganhando reconhecimento e patrocínio, contratando grandes estrelas como Ronaldinho Gaúcho, Pauleta, Raí, Hugo Leal, e Daniel Kenedy entre outros. Em 2011 houve a compra do clube pela Qatar Investment Authority, tendo como presidente Nasser Al-Khelaifi, um torcedor declarado. Após a compra, na temporada 2012/2013 começaram a chegar os reforços de peso, David Beckham, Thiago Silva, Lucas Moura, Lavezzi e o mito Zlatan Ibrahimovic. A partir daí, iniciou o domínio parisiense nos títulos franceses.
Com 6 campeonatos franceses, 10 copas da França, 6 copas da liga e 6 supercopas, o PSG já é um gigante francês, porém mesmo sendo um dos clubes mais ricos da Europa e tendo sempre um elenco forte, o time nunca conquistou a Liga dos Campeões e nem o Mundial de clubes, nas últimas temporadas acabou parando nas quartas de final da competição europeia.
Um pequeno gigante, assim pode ser definido o Paris-Saint Germain, mesmo sendo um time novo, e com pouca tradição, têm uma das torcidas mais apaixonadas da Europa, e vai conquistando fãs ao redor do mundo todos os dias. Os principais títulos europeus ainda não alcançados não são um sonho distante, é apenas questão de tempo para o ”Jovem PSG” ser um verdadeiro gigante.