Adeus, Oswaldo!
- Updated: 15 de dezembro de 2016
Oswaldo de Oliveira não é mais o treinador do Corinthians. O anuncio foi feito pela diretoria do clube em nota oficial hoje (15) ás 12h38, após reunião no período da manhã no Parque São Jorge. O clima era insustentável e a pressão sobre Roberto de Andrade era grande, sendo que o anúncio era aguardado desde ontem pela imprensa e por torcedores Corinthianos nas redes sociais, sendo que alguns veículos de comunicação anunciaram a demissão ontem mesmo (Mas a grande maioria acabou voltando atrás e apagaram devido a indefinição do clube paulista). A expectativa era grande pois ontem (14), Oswaldo de Oliveira interrompeu suas férias no Rio de Janeiro para se reunir em um almoço com membros da diretoria em um restaurante na região dos Jardins, em São Paulo.
O treinador foi contratado sob grande rejeição da torcida, contestação dos dirigentes e bancado por Roberto de Andrade, e após 9 jogos com desempenho pífio, Oswaldo finalmente foi demitido. Ele dirigiu o Corinthians 9 jogos, conseguindo apenas 2 vitórias (Contra o lanterna América e o rebaixado Internacional, ambos na Arena Corinthians), quatro empates e três derrotas. Dentro dessas 3 derrotas, teve a derrota e consequente eliminação para o Cruzeiro da Copa do Brasil pelo placar de 4 a 2 e a humilhante derrota no clássico com o São Paulo pelo placar de 4 a 0.
Conforme previa em contrato, o presidente Roberto de Andrade ainda terá valores a pagar para Oswaldo de Oliveira por encerrar o contrato antes do término do vínculo. Foi o quarto técnico do Corinthians no ano, terceiro após a saída de Tite para a Seleção Brasileira, e a diretoria aparenta não ter um planejamento sólido para o futuro do Timão e a falta de organização e um amontoado de decisões erradas vem demonstrando o despreparo da diretoria Corinthiana no ano de 2016.
Para assumir o clube para a temporada 2017, os nomes mais cotados são os de Guto Ferreira, Fernando Diniz, Jair Ventura e Vanderlei Luxemburgo (que tem rejeição da torcida, mas é um nome querido pela diretoria). Os dirigentes afirmaram que esperam anunciar o futuro treinador em breve e que a definição deve acontecer ainda essa semana.