Não é por capricho. É pela igualdade e pelo respeito!
- Updated: 4 de maio de 2017
Quer algo mais simbólico que um torcedor com a camisa do seu clube de coração?! É a forma de demonstrar o amor que, muitas vezes, não cabe no peito.
O futebol é tal qual a religião. Em tese, ele não deveria fazer distinção de gênero, nem de raça, cor ou credo. Futebol é união.
União entre pessoas que tem um amor em comum: o de torcer! Torcer é sinônimo de amor. E o amor pode ser expressado de várias maneiras, o do torcedor é carregando no peito o escudo do seu clube de coração. Seja em dia de jogo ou depois de uma classificação -ou até da derrota-, as pessoas têm o direito de expressarem o seu sentimento. A maioria veste sua camisa, que serve como símbolo de proteção e também de orgulho.
Mas, para as mulheres isso é um tanto difícil. Você já entrou no site da fornecedora de artigos do seu clube e pesquisou na categoria “feminino”? Pois bem, lá você vai encontrar camisas personalizadas, com cores “alternativas, específicas para o público feminino”, mas e os uniformes de jogo, aqueles iguais aos que os jogadores usam? Aquelas camisas que são vistas nos homens? Não tem para mulher? Sim, muitos clubes tem a versão feminina. Mas, como nem tudo são flores, alguns não têm e quando possuem, são colocadas à disposição somente as com “demanda comercial”. E onde fica o meu direto de torcer como eu quero? Eu quero igualdade, afinal, o futebol é isso, não é?! Lembrem da velha frase “não é só futebol”, é muito mais que isso! É se sentir parte de algo especial, é não fazer segregação! É inadmissível que em pleno 2017 mulheres tenham que implorar por camisas oficiais do seu clube. Não só é meu direito como torcedora, mas também meu direito como consumidora.
Muitas estão cansadas de comprar a versão masculina ou até mesmo infantil. Isso é puro descaso e falta de sensibilidade. “Mas como assim mulher compra camisa?” Sim, não só compram como também fazem coleção!
Vocês já reparam no olhar de alguém que compra ou ganha uma camisa nova do seu time? É algo inacreditável. Só o futebol proporciona isso. Então, para você que acha que mulher não compra camisa, que não acha que camisa de mulher vende, pense em você e como se sentiria ao não encontrar uma camiseta. Pense também em quem daria tudo pra ter uma, seja você homem, mulher, pense como pessoa que ama futebol.
Vai continuar afirmando que mulher não compra camisa?
Sobre o Corinthians, a Nike e a falta de sensibilidade
“A camisa II não será disponibilizada na versão feminina”. Esta frase pegou as Corinthianas de surpresa. A versão 2017 II, a mais bem aceita entre os torcedores, não terá sua versão feminina. Isso causou revolta, mas as torcedoras não se acomodaram e fizeram a campanha #RespeitaAsTorcedorasNike nas redes sociais, para chamar a atenção da fornecedora dos artigos. Todas temos o direito de torcer. E o problema não está somente no Corinthians, outras mulheres, de outros clubes também sofrem com isso.
Não é por capricho, é pela igualdade, pelo respeito e também pelo futebol!
#RespeitaAsTorcedorasNike #RespeitaAsTorcedorasCorinthians