4 equipes chegaram ao cume Série C 2017.
- Updated: 5 de setembro de 2016
Ontem, se definiram as 4 vagas de acesso para a Série C 2017. Duas vagas para o Nordeste (Moto Club e CSA) e duas vagas para o Sudeste (Volta Redonda e São Bento).
Resultados e Histórico:
Sábado 18 h:
Volta Redonda/RJ x Fluminense/BA:
A primeira partida fora de casa, já havia dado um prenúncio do acesso do Voltaço, 3×2 em Feira de Santana no estádio da Joia da Princesa. Em casa, venceu por 2 a 1, com dois tentos de Dija Baiano, o grande nome da equipe neste acesso. A entrega e o desgaste físico foram a tônica do clube neste dois embates, agora é pensar na semifinal da Série D. O histórico do Volta Redonda é primeiro lugar com 14 pontos (4 vitórias e 2 empates) na fase inicial. Na fases eliminatórias, triunfos sobre o URT/MG (1 a 1 fora de casa e 2 a 0 em casa) e Anápolis (2 a 1, vencendo fora de casa e 0 a 0 dentro de seus domínios).
Domingo 16 h:
CSA/AL x Ituano/SP:
O confronto mais equilibrado desta fase. O CSA antes do começo do campeonato, era apontado como um dos favoritos ao acesso e isso se confirmou, com um elenco equilibrado em todos os setores, mereceu o acesso. A primeira partida, vitória alagoana dentro do Novelli Junior em Itu por 2 a 1. No jogo seguinte, Cleyton, camisa 7 e artilheiro da equipe com 8 gols, fez o gol do acesso, 1 a 0 magro e importante para uma instituição que tem tradição em terras regionais, agora voltando ao cenário nacional. O seu histórico é definido por na fase preliminar, primeiro lugar com 11 pontos (três triunfos, dois empates e uma derrota). Nos confrontos eliminatórias, vitórias sobre o Parnahyba/PI (2 a 1 para o CSA fora de casa e 3 a 0 em casa) e Altos/PI ( 3 a 0 em casa e derrota por 2 a 0 fora de casa).
Domingo 18 h 30:
São Bento/SP x Itabaiana/SE:
Podemos inferir que esse era o confronto de clubes mais dispare desta fase. O São Bento desde o estadual que vem mostrando sua força, manteve a base e qualificou seu elenco, o Itabaiana, possuía um elenco em termos, bom, mas nada que enfrentasse de frente o clube do interior paulista. Duas vitórias do São Bento (1 a 0 fora de casa e 2 a 0 no Walter Ribeiro). Os 8 mil torcedores viram os tentos de Giovanni e Magrão e o acesso histórico para a Série C. No histórico, primeiro lugar na primeira fase com 13 pontos (quatro vitórias, um empate e uma derrota). Nas fases seguintes, conquistas sobre o Brusque/SC (0 a 0 fora de casa e 1 a 0 dentro de casa) e JMalucelli/PR (1 a 1 fora de casa e 2 a 0 dentro de casa).
Domingo 19 h:
Atlético/AC x Moto Club/MA:
Para finalizar, um embate entre um clube acriano com folha de 27 mil mensais e um clube tradicional no Maranhão que quer fazer frente ao seu rival, no final, classificação maranhense. No primeiro jogo, o Atlético/AC empatou com o Moto fora de casa, parecia que o Acre voltaria a ter um clube na Série C, após alguns anos, entretanto não foi dessa vez. O Moto Club superou seu adversário e sua torcida (7 mil torcedores), venceu por 2 a 1 e voltou a terceira divisão nacional. Os tentos de Cris e Diego Valderrama e um pênalti perdido pelo Atlético, foram decisivos para o acesso maranhense. O Moto Club desafiou os prognósticos e foi a única equipe a subir sendo segundo lugar na primeira fase, foram 10 pontos (duas vitórias e quatro empates). Nas fases posteriores, superou o Águia de Marabá (primeiro em seu grupo, 1 a 0 em casa e 1 a 1 no Pará) e o Juazeirense/BA (3 a 1 em casa e derrota por 1 a 0 fora de casa).