CBF anuncia aumento de vagas nacionais na Libertadores
- Updated: 3 de outubro de 2016
Em reunião na cidade de Bogotá, na Colômbia, as federações sul-americanas e a Conmebol decidiram o novo formato da Libertadores com 44 clubes.
O Brasil terá 7 representantes na Copa Libertadores 2017 em diante, sendo 6 vagas para o Campeonato Brasileiro e uma vaga para a Copa do Brasil, o antes G-4 se tornou G-6, facilitando a vida de muitos clubes que viam suas chances na competição internacional de forma limitada. O país foi o maior beneficiado nesta mudança, Argentina, Chile e Colômbia ganharam ambas uma vaga cada, além do campeão da Sul-Americana que entrará diretamente na fase de grupos. O principal motivo do aumento das vagas foi a desistência dos clubes mexicanos ao novo modelo da competição.
– O Brasil terá mais duas vagas na Copa Libertadores da América. As duas novas vagas no Brasileirão. Confirmação veio na reunião de hoje, em Bogotá. Futebol Brasileiro fica com 7 vagas na Libertadores: 6 no Brasileirão e 1 na Copa do Brasil. Anunciou a CBF, via Twitter.
Fluminense e Atlético-PR estão na frente pela briga pelas duas vagas para a Libertadores, no entanto, Corinthians, Botafogo, Grêmio, Chapecoense e Ponte Preta estão de olho nestas vagas e podem chegar até o fim do campeonato. A edição do próximo ano se inicia em fevereiro e termina em dezembro, a duração que era de 27 semanas, se transformou para 42 semanas.
A ideia da Libertadores é seguir uma linha parecida da Champions League, contando com um mata-mata de 16 clubes, após duas eliminatórias, os 4 melhores conquistam a vaga para a fase de grupos da competição. Para se adequar ao calendário, a CBF passará por reuniões para analisar a adequação de um novo calendário a partir do próximo ano. Outro ponto levantado na reunião foi a obrigação de criar equipes femininas para participação na Libertadores, ajudando no desenvolvimento do futebol feminino na América do Sul.