Estaduais na Região Nordeste (CE, MA, PE E SE)
- Updated: 13 de janeiro de 2017
Hoje (13/01), prosseguiremos com a análise dos estaduais no país, concluindo a parte da Região Nordeste, com os estado do Ceará, Maranhão, Pernambuco e Sergipe.
Campeonato Cearense:
O estadual do Ceará começa amanhã. O formato de disputa é novo, os 10 clubes se enfrentam na primeira fase e os 8 melhores passam para as quartas, quem vencer o duelo segue para a semifinal e final, todos jogos eliminatórios.
Ceará:
O alvinegro quer retomar o caminho das conquistas em nível estadual, mesmo com o jejum, é o favorito ao título pelo investimento no elenco da equipe. O técnico é Gilmar Dal Pozzo ex-Chapecoense.
Principais atletas: O goleiro Everson ex-Confiança, o zagueiro Rafael Pereira ex-Náutico, o lateral-esquerdo Romário ex-Atlético-GO, o volante Ricardinho ex-Ponte Preta, o meia Felipe Menezes ex-Palmeiras e o atacante Magno Alves (foto) ex-Fluminense.
Ferroviário:
O Tubarão da Barra está de volta a primeira divisão depois de dois anos, houve investimento em atletas experientes para conseguirem fazer bonito na competição. O técnico é Marcelo Vilar ex-Botafogo-PB. Dentre os destaques tem o goleiro Mauro ex-Icasa, o lateral-esquerdo Jeanderson ex-Sampaio Corrêa, o volante Erandir (foto) ex-Fortaleza, o meia Mimi ex-Itapipoca e o atacante Maxuell ex-Ceará.
Fortaleza:
O tricolor quer manter o título em seu terreno, para isso tirou parte do elenco 2016 e montou uma equipe jovem, principalmente por questão de lesão. O técnico é Hemerson Maria ex-Joinville.
Principais destaques: O goleiro Marcelo Boeck ex-Chapecoense, o lateral-direito Felipe ex-Maranguape, o zagueiro Ligger ex-Oeste, o volante Vacaria ex-Juventude, o meia Rodrigo Andrade (foto) ex-Criciúma e o atacante Lúcio Flávio ex-Paraná.
Guarani de Juazeiro:
A equipe diferente de anos anteriores, teve seu investimento reduzido, o destaque é o volante Emerson Santos, de 20 anos ex-Ceará.
Guarany de Sobral:
O clube teve dificuldades ao acertar suas certidões e quase foi rebaixada a segunda divisão, mesmo assim conseguiu se manter. Como destaques tem o zagueiro Romário Mendes ex-Grêmio e o atacante Luiz Carlos ex-Fortaleza.
Horizonte:
Dentre os times do interior, é o que mais investiu e deve ser a equipe que tentará conseguir o título fora do eixo da capital. Os principais nomes tem o goleiro Fábio Lima ex-Tiradentes, o zagueiro Gilmak ex-Botafogo-SP, o lateral-direito Robert ex-Boa Esporte e o atacante Canga ex-Fortaleza.
Itapipoca:
O time quer se manter mais um ano na primeira divisão e para isso contratou o conhecido volante Elanardo ex-Paysandu.
Maranguape:
A segunda fase é a meta novamente do time da região metropolitana. Dentre os nomes possui: O zagueiro Albano ex-Horizonte, o meia Paulo Vitor ex-CRB e o atacante Gugu ex-Icasa.
Tiradentes:
O Tigre da PM vem forte para tentar chegar a semifinal da competição. Dentre os nomes: O volante Michel ex-Remo, o meia Jailton ex-Avaí e o atacante Valdir Papel ex-Vasco. O técnico é Sérgio Alves, ídolo do Ceará.
Uniclinic:
O fator “Copa do Nordeste” deixa a equipe da Águia, a frente dos seus rivais de porte intermediário. Os principais nomes são: O goleiro Dionatan ex-Ceará, o lateral-esquerdo Amaral ex-Fortaleza, o zagueiro Airton Junior ex-Guarani de Juazeiro, o volante João Neto ex-Icasa, o meia Netinho ex-Guarany de Sobral e o atacante Preto ex-Mirassol. O técnico é Vladimir de Jesus ex-Icasa.
Campeonato Maranhense:
Os 8 clubes maranhense, disputam a passagem para a semifinal em dois grupos, na fase seguinte, partidas mata-mata, sendo que são dois turnos. O torneio se inicia no dia 21 de janeiro.
Americano:
A equipe priorizou os destaques jovens da região para se manter na primeira divisão, o nome mais conhecido é o atacante Samuel ex-Sampaio Corrêa.
Imperatriz:
Dentre os times do interior, o clube investiu bem e quer novamente mostrar sua força a nível estadual. Os nomes principais são: O goleiro Rodrigo Ramos ex-Sampaio Corrêa, o lateral-esquerdo Aelson ex-Avaí, o volante Robson Simplício ex-Moto Club e o atacante Léo Paraíba ex-Remo.
Maranhão:
O nome de destaque do clube é o goleiro Alencar ex-Gama.
Moto Club:
A equipe subiu de divisão, mesmo assim o investimento não foi tão forte como esperado. Entre os destaques tem: O zagueiro Ozéia ex-Criciúma, o lateral-direito Tote ex-River-PI, o volante Esdras ex-Paysandu e o atacante Junior Juazeiro ex-Mogi Mirim. O técnico é Ruy Scarpino ex-América-RN.
Sampaio Corrêa:
Apesar do rebaixamento, é o grande favorito e assim manter sua hegemonia no estado, investiu forte para manter o nível da equipe.
Nomes principais: O goleiro Paulo Rafael ex-Paysandu, o lateral-esquerdo Esquerdinha ex-Hércules (Espanha), o zagueiro Arthur Sanches ex-Flamengo, o volante Daniel Barros, o meia Hiltinho ex-Boa Esporte e o atacante Carlos Alberto ex-Fortaleza.
São José:
O destaque é o meia Kléo ex-Moto Club.
Cordino e Santa Quitéria:
Sem destaques.
Campeonato Pernambucano:
O Campeonato já está rolando desde do dia 4 de janeiro, se utilizando dos times menores da competição. São 9 equipes, quem vencer no seu grupo, entra no hexagonal com os três grandes do estado, assim para classificar para semifinal e final.
Afogados:
O destaque é: O atacante Bebeto ex-Paraná.
Belo Jardim:
Tem como destaques: O zagueiro Junior ex-Larissa (Grécia) e o atacante Roma ex-Sporting Covilhã (Portugal).
Central:
O time de Caruaru dentre os menores, foi o que investiu melhor para a competição. Dentre os destaques tem: O zagueiro Marlon ex-Ceará, o lateral-direito Diogo ex-ASA, o volante Everton ex-Sport, o meia Ailton ex-Atlético-GO e o atacante Anderson Lessa ex-Salgueiro.
Náutico:
O alvirrubro ficou na Série B e esse ano fez muitas contratações, ficando mesmo assim atrás dos rivais, tem entre seus principais nomes: O goleiro Tiago Cardoso ex-ABC, o zagueiro Adalberto ex-América Mineiro, o volante Maylson ex-Grêmio, o meia Marcos Antônio ex-Portuguesa e o atacante Anselmo ex-Fortaleza.
Salgueiro:
O time está na Série C, mesmo assim não fez um grande investimento para a primeira fase. Os principais nomes são: O goleiro Mondragon, o lateral-direito Marcos Tamandaré ex-Macaé, o volante Moreilândia e o meia Elvis ex-Mogi Mirim.
Santa Cruz:
A equipe coral, mesmo com o rebaixamento, investiu forte, procurando manter a conquista do título a nível estadual, tem entre seus destaques: O goleiro Julio César ex-Corinthians, o lateral-direito Vitor ex-Goias, o zagueiro Jaime ex-Figueirense, o volante Elicarlos ex-Náutico, o meia Bady ex-Atlético-PR e o atacante Zé Carlos (foto) ex-CRB.
Serra Talhada:
O principal nome é o técnico Sérgio China ex-Salgueiro.
Sport:
O clube rubro-negro possui entre os principais nomes: O goleiro Magrão, o lateral-direito Samuel Xavier ex-Ceará, o zagueiro Durval ex-Santos, o volante Rithelly, o meia Diego Souza (foto) ex-Palmeiras e o atacante Rogério ex-São Paulo. Entretanto a equipe irá jogar com seu time da base, mesmo assim promete brigar pela retomada do título estadual.
Vitória das Tabocas:
O investimento foi maior que a boa parte dos times que enfrenta na primeira fase. Dentre os nomes: O zagueiro Diego Padilha ex-Ceará e o atacante Diogo França ex-Icasa.
América, Atlético, Flamengo:
Sem informações.
Campeonato Sergipano:
O Sergipano começa amanhã. Os 10 times, se enfrentam para primeira fase, para passarem 6 clubes, fazem o hexagonal, depois a semifinal e final do campeonato.
Confiança:
É o grande favorito ao título, o time disputa a Série C e portanto tem maiores condições de contratar.
Principais nomes: O goleiro Sílvio ex-Chapecoense, o lateral-direito Radar ex-Ipatinga, o zagueiro Mimica ex-Sampaio Corrêa, o volante Jardel ex-Ceará, o meia Ronny ex-Palmeiras e o atacante Thiago Silvy (foto) ex-Coritiba.
Dorense:
Investiu em peças da região, o destaque é o meia Juninho ex-Central.
Estanciano:
O destaque é o atacante Anderson Ataíde ex-Campinense.
Frei Paulistano:
A equipe mesmo novata na competição, quer alçar grande voos, possuindo no seu elenco: O zagueiro Sílvio ex-ASA, o meia Alex Gaibú ex-Ceará e o atacante Carlinhos Bala ex-Sport.
Itabaiana:
É o time do interior, que tem melhores condições de vencer a dupla da capital. Os destaques são: O goleiro Genivaldo ex-Ceará, o zagueiro Tiago Garça ex-ABC, o lateral-direito Janilson ex-Icasa, o volante Zaquel, o meia Chapinha ex-Botafogo-PB e o atacante Diego Neves ex-Fortaleza. O técnico é Ailton Silva ex-Portuguesa.
Lagarto:
O destaque é o volante Raulino ex-Confiança.
Sergipe:
Quer manter o título em sua casa, investindo bem para a competição. Os destaques são: O lateral-esquerdo Vicente ex-Ponte Preta, o zagueiro Cris ex-Grêmio Barueri, o volante Ramalho ex-ASA e o meia Davi Ceará ex-Londrina.
Amadense, Boca Júnior, Botafogo:
Sem informações.