Estaduais – Nordeste Parte 1
- Updated: 23 de dezembro de 2015
A partir de hoje começaremos uma análise sobre os estaduais e a Liga Sul-Minas-Rio 2016, primeiramente falaremos sobre os campeonatos de Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.
Campeonato Alagoano:
O campeonato é dividido em duas fases: 1ª fase (Copa Alagoas) e 2ª fase (Copa Maceió), a 1ª fase é disputada sem os dois melhores times do estadual anterior e o campeão só conquista o troféu da competição, na 2ª fase, segue-se o campeonato e os dois melhores dos dois grupos se enfrentam na semifinal se desenrolando até o campeão da competição.
ASA:
Os principais jogadores do Fantasma são: o goleiro Pedro Henrique ex-Goiás, o lateral-esquerdo Rafael Testoni ex-ABC e o zagueiro Ramon ex-Macaé.
Destaque: O meia Raul Victor, de 34 anos ex-Ceará, Goiás e Santa Cruz.
Coruripe:
Os principais jogadores do Hulk são: o zagueiro Fernando Belém ex-Salgueiro e o atacante Junior Chicão ex-Sampaio Corrêa. O técnico é Leandro Campos ex-ASA e Ceará.
Destaque: O goleiro Gott, de 24 anos (O maior goleiro do Brasil com 2,04 m) ex-Icasa e Sampaio Corrêa.
CRB:
Os principais jogadores do Clube de Regatas Brasil são: o goleiro experiente Julio César ex-Santo André, o zagueiro Diego Jussani ex-ABC e Joinville e o meia Luiz Fernando ex-Figueirense.
Destaque: O atacante Lúcio Maranhão, de 27 anos ex-ASA, Vitória, Figueirense e Fortaleza.
CSA:
Apesar de não possuir divisão, o Centro Sportivo Alagoano possui a melhor equipe do campeonato com vários destaques em nível nacional e regional, é o favorito a vaga na Série D e por isso o investimento foi tão maciço.
Principais jogadores: O goleiro Rafael ex-Fluminense, o volante Marcinho Guerreiro ex-Palmeiras e Real Múrcia e o atacante Rafael Oliveira ex-Paysandu e Botafogo/PB.
Destaque: O meia Didira, de 27 anos (Ídolo do ASA e com passagem pelo Atlético Mineiro).
CSE:
Os destaques da equipe são: O zagueiro Sílvio ex-ASA e o volante Luciano Totó ex-Figueirense e Atlético/GO.
Ipanema:
O destaque do time é: O meia-atacante Tiago Neiva, de 28 anos ex-Bahia e Bangu.
Santa Rita:
O Bahia emprestou o jovem zagueiro Ewerton ao clube de Boca da Mata.
Murici, Penedense e Sete de Setembro:
Sem informações, a posteriori iremos atualizar estes clubes.
Campeonato Baiano:
O campeonato é dividido da seguinte forma, a primeira fase tem 12 clubes, os melhores avançam para as quartas-de-final, depois disso, confrontos mata-mata até o conhecimento do campeão estadual.
Bahia:
O clube tricolor está em formação, há muitas especulações a cerca da nova equipe, nomes como Luisinho, Marinho, Pará, Borges e Jhon Cley estão na pauta, além de nomes que podem voltar como o goleiro Marcelo Lomba, de acertado somente o comando técnico com Doriva ex-São Paulo e Vasco e o atacante Hernane ex-Flamengo e Sport.
Bahia de Feira:
Os principais jogadores do Tremendão são: O zagueiro Menezes (foto) ex-Fortaleza e Santa Cruz e o meia Bruninho ex-Ceará e Cruzeiro. O clube de Feira de Santana havia anunciado a contratação do lateral Alex Cazumba ex-São Paulo, contudo o América de Natal atravessou a negociação e acertou com o atleta para 2016.
Feirense:
O atacante João Neto ex-Bahia e Sampaio Corrêa é o destaque da equipe do Feirense.
Fluminense de Feira:
O zagueiro Josemar, de 35 anos com passagem pelo futebol sueco é o destaque do Touro do Sertão.
Juazeirense:
O destaque do elenco é o atacante Richard Falcão, de 28 anos ex-Ponte Preta.
Vitória:
O clima de incerteza paira no ar do Esporte Clube Vitória, as eleições deixaram as renovações e contratações em segundo plano, o lado econômico também pesa na formação de um elenco qualificado para a Série A, sobre os negociações, já houveram renovação com Vágner Mancini, Diego Renan (foto) e Fernando Miguel, Rhayner deixou a equipe para a Ponte Preta, Escudero está indo para o Puebla do México e Pedro Ken está na mira para renovar o contrato.
Vitória da Conquista:
Dentre os times do interior tem a melhor equipe, destaques para o meia Kléber (foto) ex-São Caetano e São Bernardo e o atacante André Cassaco (Com muitas passagem pelo Horizonte, do Ceará).
Colo Colo, Flamengo de Guanambi, Galícia, Jacobina e Jacuipense:
Sem informações, a posteriori iremos atualizar estes clubes.
Campeonato Paraibano:
O estadual da Paraíba é segmentado na primeira fase, onde os 10 clubes disputam 4 vagas para a semifinal, os classificados disputam o título em um quadrangular final, quem tiver mais pontos é o campeão.
Atlético/PB:
Os destaques do Atlético são: O meia Miro Bahia ex-Santa Cruz e o atacante Cristiano Tiririca ex-Remo, Náutico e Criciúma (com passagens pelo futebol peruano e sul-africano).
Auto Esporte:
Os principais jogadores do Macaco Autino são: Os atacantes Ricardinho, de 31 anos ex-Botafogo, Palmeiras e Santa Cruz e o experiente André Neles (foto) ex-Palmeiras, Ceará e Atlético Mineiro (tem passagem pela seleção da Guiné-Equatorial).
Botafogo-PB:
O Belo tem em mãos o melhor elenco da competição com alguns atletas conhecidos de grandes clubes brasileiros e jogador de muita importância em times de menor expressão, a disputa da Copa do Nordeste e da Série C alavanca a equipe em termos financeiros.
Os principais jogadores do Bota são: O goleiro Michel Alves ex-Ceará e Vasco, o zagueiro Plínio ex-CRB e Sampaio Corrêa, o volante Gedeil (Ídolo do Macaé, passou 7 anos na equipe) e o veterano atacante Warley, de 37 anos ex-Palmeiras e Udinese.
Destaque: O atacante Neto Baiano, de 33 anos ex-Sport, Criciúma, Vitória e Goiás.
Campinense:
Os destaques da Raposa são: O goleiro Glédson ex-Portuguesa e Náutico, o meia Roger Gaucho ex-Ceará e Oeste e o atacante Adalgisio Pitbull ex-Icasa e Guarani.
Destaque: O meia Chapinha, de 32 anos ex-Icasa, América/RN e Boa Esporte.
Sousa:
O destaque do conjunto do Dinossauro é o meia Márcio Tarrafas, de 30 anos ex-Icasa, Náutico e Bahia (com passagem pelo Boa Vista de Portugal, essa é a terceira passagem dele pelo clube).
Treze:
Os principais jogadores do elenco são: O goleiro Rafael Dida ex-Brasil de Pelotas e Guarani, o volante Elanardo ex-Paysandu e Icasa e o atacante Lúcio Cúrio ex-América/RN e Botafogo/PB.
Destaque: O atacante Thiago Furlan, de 30 anos ex-XV de Piracicaba e Icasa.
CSP, Esporte de Patos, Paraíba e Santa Cruz:
Sem informações, a posteriori iremos atualizar estes clubes.
Campeonato Piauiense:
O estadual é compreendido em duas fases, a primeira fase é a Taça Estado do Piauí e a segunda fase é a Taça Cidade de Teresina, ambos tem fases de grupos e os quatros melhores disputam semifinal e final, caso haja um vencedor diferente em cada turno, os dois se enfrentarão na decisão final.
Flamengo-PI:
O destaque vai para a primeira experiência no comando técnico de um clube para o ex-lateral Athirson (de passagem por Flamengo e Portuguesa). O clube tinha acertado com o zagueiro Léo Fortunato ex-Cruzeiro, entretanto o Tupi atravessou a negociação e levou o jogador.
Destaque: O atacante Marcelo Macedo, de 32 anos ex-Flamengo, Fluminense e Figueirense.
River-PI:
O acesso a Série C deixou a equipe com uma visibilidade maior e por isso está procurando qualificar seu elenco, principalmente pelo motivo de ter perdido bons valores do elenco 2015, os principais jogadores são: o goleiro Dalton ex-Figueirense, o zagueiro Paulo Paraíba ex-Bahia e o volante Rogério ex-Fortaleza.
Destaque: O meia André Beleza, de 30 anos ex-Ceará, Santos e Sampaio Corrêa (Possui passagem pelo Colônia, da Alemanha).
Altos, Caiçara, Cori-Sabbá, Parnahyba, Piauí e Picos:
Sem informações, a posteriori iremos atualizar estes clubes.
Campeonato Potiguar:
A fórmula de disputa é a seguinte, no primeiro turno (Copa Cidade de Natal), os 10 clubes se enfrentam e os dois últimos colocados fazem o mata-mata do rebaixamento, no segundo turno (Copa Rio Grande do Norte) também decidi o outro campeão que vai disputar a final do estadual, os dois campeões disputam o título.
ABC:
O clube passou por uma reformulação no quadro geral da diretoria e por enquanto anunciou a renovação de contrato do volante Márcio Passos e o técnico Narciso (com passagens pela base do Palmeiras, Corinthians e Santos).
América/RN:
A equipe está mais evoluída em termos de elenco do que os demais times, possui jogadores de bom nível técnico, destaques são: O zagueiro Flávio Boaventura ex-Atlético/PR e Paraná, o meia Tiago Dutra ex-Criciúma e o atacante Adriano Pardal ex-Ceará e Caxias.
Destaque: O meia Cascata, de 33 anos ex-Náutico e Sampaio Corrêa (é a terceira passagem dele pelo clube).
Potiguar:
O destaque é o meia Felipe Sertânia ex-Fortaleza e Sampaio Corrêa.
Alecrim, Assu, Baraúnas, Corintians, Globo, Palmeira e Santa Cruz:
Sem informações, a posteriori iremos atualizar estes clubes.