Estaduais Região Sul.
- Updated: 8 de janeiro de 2016
O texto de hoje (08/01) analisará os estaduais da região sul do país, os grandes e pequenos clubes se movimentaram para exercer um bom papel no campeonato.
Atualização: 26/01
Campeonato Catarinense:
O estadual é disputado entre os 10 times no primeiro e segundo turnos, depois os 4 piores enfrentarão o quadrangular de descenso e os melhores disputarão semifinal e final.
Avaí, Criciúma e Figueirense:
Análise no texto: Liga Sul-Minas-Rio
Brusque:
Os principais atletas são: O lateral-direito Aelson ex-Avaí, os volantes Carlos Alberto ex-Atlético/MG e Goiás e Cambará ex-Paraná e o atacante Potita ex-Chapecoense e Bahia.
Destaque: O atacante Giancarlo, de 33 anos ex-Paraná e Criciúma
Camboriú:
Os principais jogadores são: O zagueiro Alessandro Lopes ex-ABC, o lateral-direito Thoni ex-Chapecoense e o atacante Brasão (foto) ex-Santa Cruz e Atlético/GO.
Chapecoense:
A Chape se manteve mais um ano na Série A e deve vir forte para 2016, apesar das saídas de Vílson, Apodí, Camilo e Túlio de Melo, para isso fez boas contratações e renovações importantes como a do zagueiro Neto.
Os principais atletas da equipe são: O goleiro Danilo, o zagueiro Thiego ex-Figueirense e Ceará, o lateral-esquerdo João Lucas ex-Paysandu, o volante Josimar ex-Ponte Preta, o meia Cléber Santana ex-Atlético de Madrid e o atacante Kempes ex-Joinville.
Destaque: O atacante Bruno Rangel, de 34 anos (2ª passagem dele pelo clube, mais de 100 jogos e 50 gols).
Guarani de Palhoça:
O destaque é o técnico uruguaio Sérgio Ramirez, de 64 anos (com vasto currículo de Avaí, Joinville, Ceará e Vitória), entre os atletas se destaca o meia Alex Maranhão ex-Ceará e Sampaio Corrêa.
Inter de Lages:
Os destaques do time são: O volante Michel Schmöller ex-América-RN, o meia André Gava ex-Criciúma e o atacante Isac ex-Icasa e América/RN.
Joinville:
O JEC após o rebaixamento para Série B passou uma grande reformulação no seu elenco, porém manteve o técnico PC Gusmão ex-Ceará e Vasco no cargo, o clube está comedido no mercado.
Os destaques do selecionado são: O goleiro Agenor ex-Inter, o zagueiro Bruno Aguiar ex-Santos e Sport, o lateral-direito Edson Ratinho ex-São Paulo e Inter, o volante Diones ex-Sampaio Corrêa e Diego Felipe (foto) ex-Avaí, o meia Thomás ex-Flamengo e o atacante Felipe Alves ex-Boa Esporte.
Metropolitano:
Os destaques do elenco são os atacantes Harrison ex-Atlético/PR e Rafinha (foto) ex-Flamengo e Atlético/GO.
Campeonato Gaúcho:
As 14 equipes do campeonato se enfrentam na primeira fase, os 8 melhores se confrontam nas quartas-de-finais, a partir dessa fase são confrontos mata-mata.
Grêmio e Inter:
Análise no texto: Liga Sul-Minas-Rio
Aimoré:
Os principais atletas do selecionado são: O goleiro Alessandro (foto) ex-Vasco e Náutico, o zagueiro César Lucena ex-América/MG e Sport, o lateral-direito Arilton ex-Bahia e Internacional e o atacante César Santin ex-Copenhague, da Dinamarca.
Brasil de Pelotas:
O Xavante conseguiu de forma heroica, o acesso a Série B e com o objetivo conquistado, vislumbra um ano de 2016 promissor, para isso manteve a base e fez contratações pontuais.
Os principais jogadores são: O zagueiro Teco ex-Grêmio e Botafogo, o volante Diogo Oliveira ex-Criciúma, o meia Marcos Paraná ex-Ceará e ABC e o atacante Nena ex-ASA e Guarani.
Destaque: O goleiro Eduardo Martini, de 36 anos ex-Avaí e Ponte Preta.
Cruzeiro:
Os principais jogadores do time são: O goleiro Andrey ex-América/RN e Paysandu, o lateral-esquerdo Rodrigo Heffner (foto) ex-Náutico e Coritiba, o zagueiro Felipe ex-Chapecoense e o meia Chiquinho ex-Vitória e América/RN e o atacante Caion ex-Portuguesa e Náutico.
Glória:
Os principais atletas da equipe são: O goleiro Rafael Roballo ex-Atlético/GO e ABC, 0 lateral-direito John Lennon ex-Botafogo e Atlético/GO e o atacante Giancarlo (foto) ex-Vitória e Macaé.
Juventude:
Os destaques do elenco são: O lateral-direito Hélder Maurílio ex-Ceará e Internacional, o zagueiro Pereira (foto) ex-Sport e Coritiba e o meia Bruno Ribeiro ex-Palmeiras e Blackburn Rovers.
Lajeadense:
Os principais jogadores do clube são: O goleiro Lauro (foto) ex-Ponte Preta e Internacional, o zagueiro Edson Borges ex-Vasco e Juventude e o meia Reinaldo ex-Palmeiras e América/RN.
Novo Hamburgo:
Os principais destaques da equipe são: O goleiro Bruno Fuso ex-ABC e Coriitba, o zagueiro André Paulino ex-Chapecoense, o meia Preto (foto) ex-Portuguesa e Vitória e o atacante Robinho ex-Ceará e Confiança e Zulu ex-Juventude e Icasa.
Passo Fundo:
Os principais jogadores do time são: O zagueiro Léo Kanu ex-Náutico, o volante Amaral ex-Ceará e os atacantes Jean Carlos ex-Ceará e Figueirense e Branquinho ex-Ceará e Santo André.
Destaque: O meia Souza, de 36 anos ex-São Paulo, Grêmio e Paris Saint Germain.
São José:
Os destaques da equipe são o meia Felipe Guedes ex-Juventude e o atacante Jô ex-Internacional.
São Paulo:
Os destaques do selecionado são: O lateral-esquerdo Romano ex-Ceará e Portuguesa e o meia Athos (foto) ex-Chapecoense e Remo.
Veranópolis:
Os principais jogadores da equipe são: O zagueiro Leonardo ex-ABC e Chapecoense, o lateral-esquerdo Lúcio (foto) ex-Santa Cruz e Palmeiras, o volante Willian Favoni ex-Guarani e o atacante Zambi ex-Nova Iguaçu e ABC.
Ypiranga:
Os principais jogadores do time são: O volante Jardel ex-Ceará e Juventude, o meia Danilinho ex-Atlético/GO e Figueirense e o atacante Rodolfo ex-Palmeiras e Rio Claro.
Campeonato Paranaense:
O campeonato é disputado por 12 clubes, na primeira fase são 11 rodadas, os 8 melhores irão as quartas-de-finais e o campeão será definido em jogos mata-mata.
Atlético/PR e Coritiba:
Análise no texto: Liga Sul-Minas-Rio
Cascavel:
Os destaques da equipe são o volante Willian Leandro ex-Coritiba e o atacante nigeriano Henry Kanu ex-Guarani de Juazeiro e Icasa.
JMalucelli:
Os destaques da equipe são: Os zagueiros Valdomiro ex-Portuguesa e Leandro Silva ex-Coritiba, o meia Dinélson ex-Portuguesa e Ceará e o atacante Vandinho ex-Flamengo e Sport.
Londrina:
O Londrina subiu para a Série B do Brasileiro, manteve a base e fez boas contratações para montar um bom elenco para o estadual.
Os principais atletas da equipe são: O lateral-esquerdo Paulinho ex-Paraná e Paysandu, os volantes Jumar ex-Palmeiras e Vasco e Netinho ex-Vila Nova e América/RN e o atacante Bruno Batata ex-Oeste e Vila Nova.
Destaque: O volante Germano, de 34 anos ex-Coritiba, Santos e Ceará.
Maringá:
Os destaques do elenco são: O lateral-esquerdo Hélder Santos ex-Ceará e Figueirense, o zagueiro Cleiton ex-Ceará e Paraná e o atacante Neilson ex-Londrina.
Operário Ferroviário:
O campeão paranaense trouxe de volta atletas que fizeram a campanha de campeão ano passado, além de atletas renomados.
Os destaques do selecionado são: O goleiro Juninho ex-Atlético/MG e Paraná, o lateral-direito Alessandro ex-Botafogo e Atlético/PR, o volante Chicão ex-Criciúma e os atacantes Juba ex-Criciúma e Goiás e Reinaldo ex-Brisbane Roar e Beijing Guoan.
Paraná:
O Paraná Clube procura surpreender no campeonato com o investimento em jogadores jovens, sendo alguns da base, contudo também tem atletas experientes no seu elenco.
Os principais atletas são: O goleiro Marcos (relevado no próprio Paraná) ex-Sporting Braga (foto), o zagueiro Zé Roberto ex-Luverdense, o lateral-direito Dick ex-Ituano, o meia Válber ex-Sampaio Corrêa e o atacante Lúcio Flávio ex-ABC.
PSTC:
Os destaque da equipe são: O volante Makelele ex-Bahia e o atacante Chimba ex-ABC e Paraná.
Rio Branco:
O destaque é o atacante Ratinho, de 36 anos ex-Remo.
Toledo:
Os destaques do time são: O zagueiro experiente Asprilla (foto) ex-Náutico e Figueirense, o volante Fábio Gomes ex-Palmeiras e Ceará e o atacante Bruno Gaúcho ex-Bragantino.
Foz do Iguaçu:
Não temos informações.