- Cidade Azul e Branco
- Série B inicia nesta sexta-feira.
- Confira um resumo dos treinos do Fla, antes de estrear no Campeonato Brasileiro
- O que esperar da Ponte Preta no Brasileiro 2016???
- Análise sobre os reforços e renovações no gigante da colina!
- Em jogo cheio de sustos, Tricolor vence Galo pela Libertadores!
Série B inicia nesta sexta-feira.
- Updated: 12 de maio de 2016
Na sexta (13/05), começará a emocionante e equilibrada disputa do campeonato brasileiro da Série B, vamos as análises da equipe que definirão os favoritos a acesso e descenso.
Atlético/GO:
O destaque principal é a contratação do Marcelo Cabo, que estava no Resende, ex-Ceará e Macaé. O clube manteve a base que chegou a semifinal do estadual, contratou o zagueiro Ricardo Silva ex-Ceará e Atlético/PR e o atacante Caion ex-Náutico e Mirassol.
Destaque: O goleiro Márcio, de 34 anos (7 anos de clube e mais de 500 partidas realizadas e mais de 30 gols convertidos).
Avaí:
A equipe do Leão da Ilha teve um péssimo estadual, principalmente no que diz a segunda parte, onde passou muito tempo até sem pontuar, para não passar vergonha a nível nacional, contratou e dispensou em demasia, o técnico é Silas Pereira.
Contratações: O zagueiro Fábio Sanches ex-Paysandu e Mogi Mirim, os meias Vinicius Pacheco ex-Flamengo e Paraná e Jajá ex-Flamengo e os atacantes Lucas Coelho ex-Grêmio e Goiás e Tatá ex-São Bernardo e Portuguesa.
Destaque: O meia Marquinhos, de 34 anos ex-Grêmio e Santos (quinta passagem dele pelo clube e dez anos não-consecutivos vestindo a camisa do time catarinense).
Bahia:
A equipe que andava muito bem, de uma hora para outra, caiu de produção, sendo eliminado por Santa Cruz, na semifinal da Copa do Nordeste e para o Vitória no Campeonato Baiano. Mesmo assim para começo de análise tem um elenco acima do nível da Série B, em termos de contratações trouxe o meia Renato Cajá ex-Ponte Preta e Botafogo, o comando é de Doriva.
Destaque: O atacante Hernane “Brocador”, de 30 anos ex-Sport e Flamengo.
Bragantino:
O Massa Bruta foi 1º lugar na primeira fase da Série A2 do Paulista, contudo foi eliminado pelo Batatais na fase das quartas-de-final em casa, mesmo assim manteve o técnico Leonardo Condé e contratou pontualmente.
Contratações: O meia Leandro Oliveira ex-Londrina e Santa Cruz e os atacantes Eliandro ex-Batatais e Zambi ex-Caxias e Nova Iguaçu.
Destaque: O atacante Lincom, de 32 anos ex-Corinthians (maior artilheiro da história do clube de Bragança).
Brasil de Pelotas:
A equipe gaúcha não teve um bom desempenho no estadual, mesmo assim manteve a base com contratações pontuais. O técnico é Rogério Zimmermann.
Contratações: O lateral-esquerdo Marlon ex-Vasco e Criciúma e o atacante Siloé ex-Ceará e Santa Cruz.
Destaque: O goleiro Eduardo Martini, de 37 anos ex-Avaí e Ponte Preta ( o goleiro experiente é o símbolo de garra xavante).
Ceará:
O Vozão teve um primeiro semestre turbulento, eliminação inacreditável na segunda fase do estadual e derrota melancólica em casa para o Santa Cruz na Copa do Nordeste. Por isso houve uma reformulação na equipe com dispensas e contratações a esmo (o lateral-direito Eduardo, o zagueiro Ewerton Páscoa, o meia Tomás Bastos e a volta de empréstimo do atacante Robinho) e no comando técnico com a volta de Sérgio Soares.
Os principais jogadores são: o goleiro Everson ex-Confiança, o zagueiro Antônio Carlos ex-Fluminense e São Paulo, o volante Richardson ex-Confiança e o atacante Bill ex-Botafogo e Santos.
Destaque: o atacante Rafael Costa, de 28 anos ex-Joinville e Ponte Preta (destaque na Série B de 2015 e no primeiro semestre desse ano).
CRB:
O CRB tem um elenco deveras interessante a nível de Série B, entretanto deve ser um mero figurante, muito melhor do que brigar pelo rebaixamento. O título estadual, o técnico Mazola Junior e a volta de Gérson Magrão e Zé Carlos ao elenco regatiano são pontos a favor da equipe.
Os principais jogadores do Clube de Regatas Brasil são: o goleiro experiente Julio César ex-Santo André, o zagueiro Diego Jussani ex-ABC e Joinville, o volante Somália ex-Botafogo e América/RN, o meia Dakson ex-Vasco e Náutico.
Destaque: O atacante Neto Baiano, de 33 anos ex-Criciúma, Goiás e Sport.
Criciúma:
O Criciúma teve um estadual muito irregular, por isso contratou em boa quantidade, principalmente atletas do Palmeiras (por acordo junto ao empréstimo do meia Roger Guedes). O técnico continua sendo Roberto Cavalo.
Contratações: O lateral-direito Lucas Taylor, o zagueiro Nathan, o meia Gabriel Leite e Juninho, ambos empréstimos junto ao Palmeiras. O zagueiro Ferron ex-Ponte Preta e Sport e os atacantes Jheimy ex-Sampaio Corrêa e Oeste e Roberto ex-Avaí e Coritiba.
Destaque: O goleiro Luiz, de 33 anos (O melhor atleta do Criciúma no ano de 2015 e já possui mais de 80 jogos pelo clube).
Goiás:
O Goiás se enquadra entre os clubes favoritos da Série B, mesmo com a eliminação na primeira fase do Copa do Brasil em casa pelo River, do Piauí, o ponto positivo foi o título estadual. Em termos de elenco está bem qualificado e contratou o volante Léo Lima ex-Palmeiras e Grêmio para ser o expoente do acesso.
Destaque: O goleiro Renan, de 31 anos ex-Inter e Valência (3 anos no clube e mais de 100 partidas).
Joinville:
O JEC teve um bom começo de ano, apesar do vice-campeonato do estadual. O técnico Hemerson Maria tem como novo aluno, o zagueiro Diego Sacoman ex-Ceará e Corinthians.
Os destaques do selecionado são: O goleiro Agenor ex-Inter, o zagueiro Bruno Aguiar ex-Santos e Sport, o lateral-direito Edson Ratinho ex-São Paulo e Inter, o volante Diones ex-Sampaio Corrêa e Diego Felipe ex-Avaí, o meia Thomás ex-Flamengo e o atacante Felipe Alves ex-Boa Esporte.
Destaque: O zagueiro Bruno Aguiar, de 30 anos ex-Santos e Sport (3 anos de clube e cerca de 100 jogos).
Londrina:
O LEC foi campeão do interior paranaense nesse semestre, no entanto nada que deixe a equipe em bons momentos. A eliminação em casa para o Cruzeiro na Copa do Brasil escancarou a atual situação da equipe na Série B, as contratações foram comedidas: o lateral Léo Pelé ex-Fluminense, o zagueiro Everton Sena ex-Santa Cruz e o atacante Jô ex-Cruzeiro/RS, o técnico é Cláudio Tencati, que está há 5 anos no comando do clube.
Os principais atletas da equipe são: O lateral-esquerdo Paulinho ex-Paraná e Paysandu, os volantes Jumar ex-Palmeiras e Vasco, o meia Netinho ex-Vila Nova e América/RN e o atacante Bruno Batata ex-Oeste e Vila Nova.
Destaque: O atacante Keirrison, de 27 anos ex-Palmeiras, Santos e Cruzeiro.
Luverdense:
O atual campeão mato-grossense quer se manter mais um ano na Série B. Manteve o técnico Júnior Rocha e contratou: O lateral-direito Régis ex-São Bento, o meia Sérgio Mota ex-Ceará e São Paulo e o atacante Hugo ex-Náutico e Avaí.
Os principais jogadores do time são: O goleiro Gabriel Leite ex-Red Bull Brasil, o zagueiro Raul Prata ex-Ituano, o volante Muralha ex-Flamengo e o atacante Alfredo ex-América/RN e São Paulo.
Destaque: O atacante Cláudio, de 25 anos (destaque do Palmeiras e do Brasil no Mundial Sub-17 em 2005) ex-Brasil de Pelotas, Salgueiro e Campinense.
Náutico:
O Náutico conquistou o terceiro lugar do estadual. A preparação agora é com Alexandre Gallo e as chegadas de alguns atletas: O lateral-esquerdo Matheus Muller ex-Remo e Palmeiras, o volante Eurico ex-Cruzeiro e Ponte Preta, o meia Maylson ex-Red Bull Brasil e Grêmio e o atacante Taiberson ex-Inter.
Os principais destaques são: O goleiro Júlio César ex-Corinthians, o zagueiro Ronaldo Alves ex-Internacional, o meia Caíque Valdívia ex-ASA e Paysandu e o atacante Rafael Coelho ex-Vasco e Avaí.
Destaque: O experiente zagueiro Fabiano Eller, de 38 anos ex-Vasco e Inter.
Oeste:
O time de Itápolis caiu de divisão, há possibilidade da equipe se fundir com o Audax, porém apesar disso é um dos favoritos a descenso. O técnico é Roberto Fonseca, as contratações foram: O zagueiro Gabriel Dias ex-Palmeiras e Boa Esporte e o meia Clébson ex-Salgueiro e São Bento.
Principais jogadores: O zagueiro Ligger ex-Icasa, o lateral-esquerdo Fernandinho ex-Palmeiras, o meia Mazinho ex-Palmeiras e Coritiba, o atacante Ricardo Bueno ex-Atlético/MG.
Destaque: O meia Marcelinho Paraíba, de 40 anos ex-Flamengo, Hertha Berlin e São Paulo.
Paraná:
O tricolor paranaense chegou a semifinal do estadual, sem tanto dinheiro para contratações a grande nível, investi na sua base e em atletas do interior paulista (os zagueiros João Paulo e Pitty ambos ex-São Bento e os atacantes Marcelinho ex-Ituano e Corinthians e Robert ex-Palmeiras e Cruzeiro). O técnico é Claudinei Oliveira.
Os principais atletas são: O zagueiro Zé Roberto ex-Luverdense, o meia Válber ex-Sampaio Corrêa e o atacante Lúcio Flávio ex-ABC.
Destaque: O goleiro Marcos, de 39 anos (relevado no próprio Paraná) ex-Sporting Braga.
Paysandu:
O Papão da Curuzu dominou tudo o que disputou neste ano, a equipe entra como favorita ao acesso e ainda investiu bem em contratações: O lateral-esquerdo João Lucas ex-Chapecoense, o volante Jhonnatan ex-Ceará, o meia Rafael Costa ex-Paraná e os atacantes Ruan ex-Goiás e Sport e Alexandro ex-Ponte Preta. O técnico é Dado Cavalcanti.
Os principais jogadores da equipe são: O goleiro Emerson ex-Boa Esporte, o zagueiro Fernando Lombardi ex-São Bernardo, o volante Ricardo Capanema, o meia Celsinho ex-Figueirense e o atacante Betinho ex-Palmeiras e Santa Cruz.
Destaque: O atacante Leandro Cearense, de 31 anos ex-Vila Nova e Cuiabá.
Sampaio Corrêa:
O Sampaio Corrêa alternou bons e maus momentos neste último semestre. O técnico é Dejan Petkovic que disputa ainda o estadual, para ser preciso a final da segunda fase, o que pode deixar a Bolívia Querida em situação delicada no começo do campeonato, as contratações foram: O zagueiro Eli Sabiá ex-Botafogo/SP e Santos, o meia Gustavo Marmentini ex-Atlético/PR e o atacante Max ex-Palmeiras e Guarani.
Os destaques do selecionado são: O lateral Jeanderson ex-Portland Timbers/EUA, o volante Walfrido ex-Fortaleza e Criciúma e o atacante Edgar ex-Luverdense.
Destaque: O atacante Pimentinha, de 28 anos (destaque da equipe há 3 anos, mais de 70 jogos).
Tupi:
O time mineiro escapou do rebaixamento estadual por um ponto de diferença e na última rodada. O experiente técnico Ricardo Drubscky terá muito trabalho para manter o clube na Série B para isso contratou: O volante Marcos Serrato ex-Ponte Preta e Paraná e os atacantes Thiago Silvy ex-Palmeiras e Coritiba e Giancarlo ex-Bragantino e Paraná.
Destaque: O meia Luiz Sacilotto, de 33 anos ex-Cesena e Peruggia, ambos da Itália.
Vasco:
O cruz-maltino ainda está invicto no ano, venceu seus clássicos e foi campeão carioca, apesar de amplo favorito ao acesso, não terá tanta vida fácil assim. O técnico é Jorginho e por enquanto não contratou.
Os principais jogadores do clube: O goleiro uruguaio Martin Silva ex-Olímpia, o lateral-direito Yago Pikachu ex-Paysandu, o zagueiro Luan, o volante Bruno Gallo ex-Marítimo, o meia Andrezinho ex-Botafogo e Internacional e o atacante colombiano Duvier Riascos ex-Cruzeiro.
Destaque: O meia-atacante Nenê, de 34 anos ex-Paris Saint Germain, Palmeiras e Santos.
Vila Nova:
O tigre goiano ficou pelo meio do caminho no estadual, sendo eliminado pelo rival Goiás, o holofote maior Wendell Lira acabou sendo dispensado da equipe. O técnico Leandro Niehues tem como novos comandados: O lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro ex-Sport e Portuguesa, o meia Jean Carlos ex-São Bernardo e Palmeiras e Pedro Carmona ex-Náutico e os atacantes Fabinho ex-Ceará e Guarani e Vandinho ex-Flamengo e Avaí.
Os principais jogadores do selecionado: O goleiro Edson ex-Atlético/MG e Goiás, o lateral-direito Marinho Donizete ex-Criciúma e Boa Esporte, o zagueiro Anderson ex-Fluminense e Ceará, o volante Robston ex-Atlético/GO e Ceará e o atacante Diego Cardoso ex-Santos.
Destaque: O atacante argentino Frontini, de 34 anos (naturalizado brasileiro, atuou por 22 clubes no país, um deles o Santos em 2005).