Série D 2016 (Grupo A até E)
- Updated: 26 de maio de 2016
Hoje (26/05), começaremos a análise dos clubes que disputarão a Série D do Brasileiro, quatro textos que dividem as regiões dos país.
Grupo A:
Atlético Acreano:
O Atlético Acreano está em primeiro lugar no segundo turno do estadual, seu destaque é o atacante Gessé (autor ano passado de autor antes do meio do campo pelo mesmo clube).
Genus/RO:
O Genus está em sexto no segundo turno do estadual, ficou na primeira fase da Copa Verde e eliminou o ASA na Copa do Brasil, entre seus destaques tem os atacantes Cabixi ex-Icasa e Juliano César ex-Rio Branco/AC.
Nacional/AM:
O Nacional é o favorito deste grupo e acesso a Série C do Brasileiro, possuindo um elenco de alto nível para os padrões dos clubes do Norte/Nordeste que disputam a Série D, a equipe ficou na segunda fase da Copa Verde e na primeira fase da Copa do Brasil, entre seus destaques tem: Os zagueiros Edson Rocha ex-América/RN e Roberto Dias ex-Campinense, o meia Leandro Chaves ex-Ceará e Figueirense e os atacantes Malaquias ex-Bragantino e o veterano Nonato ex-Goianésia, ambos os atacantes estão na foto abaixo.
Trem/AP:
A equipe não disputou nenhum campeonato, favorito a ficar na primeira fase, não temos informações sobre o elenco.
Grupo B:
Baré/RR:
O Baré está na final do segundo turno do estadual, pelo nível técnico do Grupo B, brigará pela vaga na próxima fase, o destaque é o zagueiro Clayton He-Man ex-Imperatriz/MA.
Palmas/TO:
O clube tradicional do estado está rebaixado, fazendo uma campanha pífia, 7 pontos em 12 jogos, apesar dos esforços deverá ficar pelo caminho, destaque para o zagueiro Grafite ex-Ferroviário/CE.
Princesa do Solimões/AM:
Melhor elenco e favorito a vaga neste grupo, o Princesa ficou na primeira fase da Copa do Brasil e se preparou muito bem para Série D, os destaques são, o volante Kássio ex-Sport e Figueirense e o atacante Branco ex-Náutico/RR.
São Francisco/PA:
Disputará a segunda vaga a priori, sendo que tem certo favoritismo a vaga, venceu o segundo turno do estadual e perdeu a final contra o Paysandu, a equipe tem no elenco, o goleiro Paulo Rafael (foto) ex-Paysandu e o atacante Aleílson ex-Flamengo e Remo.
Grupo C:
Náutico/RR:
A equipe ficou na semifinal da segunda fase do estadual, foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil e da Copa Verde, como destaque no elenco, o volante Dudé ex-Sport.
Rio Branco/AC:
O Rio Branco tem tradição no cenário da região norte e disputou nos últimos a Série C, após seu rebaixamento tenta voltar, por enquanto sem êxito, está em terceiro lugar do segundo turno do estadual, foi eliminado na primeira fase do Copa do Brasil e ficou na segunda fase da Copa Verde, é favorito a vaga na primeira fase, como destaque tem o goleiro Fernando Pompeu ex-Malmö, da Suécia e o lateral-direito Ley, de muitos serviços prestados ao clube.
Rondoniense:
O Rondoniense está em segundo lugar no estadual, tendência de ficar na primeira fase, o destaque é o zagueiro João Paulo ex-Caxias.
São Raimundo/PA:
O primeiro campeão da Série D está de volta! Com o elenco reformulado, porém tendo as mesmas aspirações, ficou na semifinal do segundo turno do estadual, como destaque tem o atacante Cléo ex-Ceará e Treze.
Grupo D:
Águia de Marabá:
O Águia que passou alguns anos na Série C, quer voltar para seu lugar, é favorito na primeira fase, possui um elenco interessante levando em consideração seus adversários, não teve bom desempenho na segunda fase do estadual, destaques para o volante Mael ex-Santa Cruz, o meia Flamel (foto) ex-Ferroviário e o atacante Wando ex-Vila Nova.
Moto Club/MA:
O intruso ao meio dos clubes nortistas, foi campeão estadual ganhando os dois turnos, o que torna favorito a vaga na próxima fase, como destaques tem, o goleiro Rodrigo Ramos ex-Sampaio Corrêa e o volante Robson Simplício ex-Sampaio Corrêa.
Santos/AP:
O clube inspirado no Santos Paulista, foi eliminado pelo mesmo clube na primeira fase da Copa do Brasil e ficou também na primeira fase da Copa Verde, destaque para o atacante uruguaio Beto Acosta ex-Náutico e Corinthians.
Tocantinópolis:
A equipe está brigando pelo rebaixamento no estadual e foi eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, com o favoritismo de outros clubes, deverá ficar pelo caminho, destaque para o atacante André Leonel ex-Atlético/GO.
Grupo E:
Altos/PI:
Apesar de totalmente desconhecido, a equipe foi valente e chegou a final do estadual, na Série D tem condições de conseguir a vaga para próxima fase, destaques para o lateral-direito Marcos Pimentel ex-Ceará e Santa Cruz e o atacante Pantico (foto) ex-Joinville.
Icasa:
O Icasa é um clube tradicional do estado do Ceará, em 2013, quase subiu para a Série A do Brasileiro, contudo o momento é outro, de desorganização total, culminando no rebaixamento no estadual, não é favorito a vaga, apesar da força de sua camisa perante os rivais, destaque para o lateral-direito Alex Ferreira ex-Paraná e o volante Coquinho ex-Fortaleza.
Juazeirense/BA:
O Juazeirense é o time que tem melhor elenco no grupo, ficou na primeira fase da Copa do Nordeste, foi eliminado pelo Botafogo na segunda fase da Copa do Brasil e ficou em quarto lugar no estadual, destaques para o zagueiro Ricardo Braz ex-Salgueiro, o meia Elvis ex-Santa Cruz e o atacante Richard Falcão ex-Ponte Preta.
Maranhão:
O Maranhão não foi bem no segundo turno do estadual, entra como franco atirador, destaque para o goleiro Ranieri ex-ABC e o atacante Paulo César ex-Sporting Braga, de Portugal.