Sporting segue líder, Porto e Benfica goleiam e seguem na cola
Na Liga NOS, o campeonato português, os três grandes vão bem. Na 17ª rodada do campeonato luso os três grandes venceram seus compromissos e asseguraram as três primeiras colocações do torneio, que garantem vaga para a Liga dos Campeões.
Os três principais emblemas de Portugal entraram em campo ontem, domingo (10). O Sporting, líder do torneio, encarou em casa o xará de Braga, e os visitantes deram um susto nos Leões. chegaram a abrir 2 a 0 no placar. Gols marcados por Wilson Eduardo e Rafa Silva, ao fim da primeira etapa. Foi então que a estrela de Jorge Jesus brilhou, ao substituir Bruno César por Montero e William Carvalho por Gelson Martins, o Sporting ganhou ímpeto e voltava com com outra cara, tentando a todo momento fazer gols e sair vitorioso. Aos 57 min Adrien Silva diminui num penalti, aos 76 Montero empatou o jogo, e aos 90 Slimani que já havia perdido uma dezena de gols virou o marcador garantindo a vitória leonina e a liderança da competição.
Em seguida, foi a vez do Porto entrar em campo, num clássico diante do rival regional e municipal, o Boavista. Os Dragões que estão sem treinador após a demissão do espanhol Julen Lopetegui, decidiram apostar até o fim da temporada no ídolo do clube Rui Barros, e deu certo. O Porto goleou os rivais regionais pelo placar de 5 a 0. O Porto vivia uma incógnita após a demissão de Lopetegui, mas o time não tomou conhecimento do Boavista e venceu bem fora de casa, até mesmo com alguns jogadores que não haviam fazendo boas partidas sob o comando do espanhol, jogando radicalmente bem, como o camaronês Aboubakar que foi pra rede duas vezes, Layún que fez uma partida perfeita e Casillas que foi seguro, e não passou a insegurança que passou nos últimos dois jogos. Apesar da vitória por goleada o Porto está na segunda colocação, há 4 pontos do líder Sporting.
O Benfica também entrou em campo ontem, contra o Nacional, na Ilha da Madeira. Devido a um nevoeiro na Ilha, o jogo teve que ser paralisado aos 7 minutos e teve que ser retomado, hoje (segunda 11). As Águias não tiveram dificuldades para golear os Nacionalistas, por 4 a 1, com destaque para o brasileiro Jonas, chamado em Portugal de Jonas Pistolas, por fazer pistolas com as mãos ao comemoras seus gols, que fez um “hat-trick”, o outro gol encarnado foi marcado pelo grego Mitroglou, descontou para o Nacional, Soares. O Benfica ainda chegou a fazer o quinto gol com Raúl Jimenez, mas foi invalidado pelo árbitro da partida. O Benfica está na terceira colocação do campeonato português, com o mesmo número de pontos que o Porto segundo colocado, possui mais vitórias e um saldo de gols superior aos Dragões, mas devido ao confronto direto, que é o primeiro critério de desempate, perde a colocação. E está há 4 pontos do líder Sporting.
Veja a tabela completa da 17ª rodada da Liga NOS
Vitória de Guimarães 2 x 2 Arouca
Académica 2×1 Tondela
Marítimo 5×1 Moreirense
Rio Ave 1×0 União da Madeira
Estoril 2×0 Belenenses
Sporting 3×2 Sporting Braga
Boavista 0x5 Porto
Nacional 1×4 Benfica
Paços de Ferreira x Vitória de Setúbal (11/01 18h)