Eficiente como um SUV: conheça o Jeonbuk Hyundai
- Updated: 7 de dezembro de 2016
Surpresa da última Champions League da Ásia, sul-coreanos sonham em jogar contra o Real Madrid.
Kashima Antlers | América do México | Real Madrid | Mamelodi Sundowns | Auckland City | Nacional de Medellín | Jeonbuk Hyundai
Sensação da última AFC Champions League, o Jeonbuk Hyundai Motors Football Club, conhecido simplesmente como Jeonbuk Hyundai é um clube bem jovem: possui apenas 22 anos. Apesar do pouco tempo de história, os sul-coreanos já firmaram como uma das potências do continente asiático, faturando o seu segundo .
Antes que alguém olhe meio torto para o clube devido ao fato dele ter o nome da famosa montadora de carros no nome, saiba que na Coréia do Sul isso é uma prática comum, vários times possuem relações íntimas com alguma empresa, como o Suwon Samsung Bluewings, FC Seoul (fundado pela LG), Busan Ipark e até o Ulsan Hyundai (olha a Hyundai de novo). É cultural e uma forma de fazer os times ficarem fortes, por isso tanto sucesso no futebol (país com mais títulos na AFC, com 11 somados todos os clubes, o Japão é o 2º com 5).
>>> Sensação da Champions League asiática
Para chegar ao mundial, a equipe sul-coreana contou com um fator muito importante: sua força como mandante. Foram 7 jogos em casa, com 6 vitórias (incluindo impiedosos 4×1 e 5×0 nas quartas e semis) e 1 empate.
Não foi uma conquista fácil, os clubes chineses, com grandes investimentos e recheados de estrelas, eram os favoritos. Mas contando com grandes momentos de Leonardo e Lee Dong-gook, o Jeonbuk foi crescendo e brilhou no mata a mata, com destaque para uma acachapante golada por 5×0 contra o grande favorito Shanghai SIPG, de Hulk, Conca e Elkeson. A final contra o forte Al Ain coroou uma campanha memorável do jeito que tinha que ser: uma vitória em casa e muito sofrimento num empate nos Emirados Árabes.
>>> Como chega
O sorteio foi péssimo para o Jeonbuk, repito: péssimo. Os asiáticos enfrentam o América do México no próximo domingo, dia 11/12, às 16h, e se conseguirem a vitória, a semi-final é simplesmente contra o Real Madrid. 2 dos 3 favoritos no caminho.
Sem a tão importante pressão excercida pela torcida em seu estádio, fazer um jogo duro contra o América já é visto como um bom torneio. A passagem para a semi-final seria um bônus.
Olho no bom goleiro Kwoun Sun-Tae e nos meio campistas coreanos Lee ho e Kim Bo-Kyung.
E você, acha que o Jeonbuk pode atingir seu objetivo, passar pelo América do México, e fazer frente ao poderoso Real madrid nas semis-finais do Mundial? Deixe seu recado!