De Conto Esportes
Mercado do Futebol

Mamelodi Sundowns, o Brasil representado no Mundial

Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reuters.

O Mamelodi Sundowns é um clube localizado na cidade de Pretória (capital executiva da África do Sul) e nesse ano conquistou seu primeiro título continental.

 

Equipe: Mamelodi Sundowns Football Club
Fundação: 1970 (46 anos)
Estádio: Loftus Versfeld (51.762 pessoas)

 

Títulos:

 

Nacionais:

Premier Soccer League: 7 (1997-98 , 1998-99 , 1999-00 , 2005-06 , 2006-07 , 2013-14 , 2015-16)

Internacional:

CAF Champions League: 1 (2016)

 

O Caminho para o Mundial:

 

O Mamelodi Sundowns nem de longe era um dos favoritos ao título quando se iniciou o campeonato, sua trajetória começou na rodada preliminar (fase onde todos os clubes menos os 8 melhores ranqueados participavam). Na estreia enfrentou o Chicken Inn, do Zimbábue, que venceu em casa por 1 a 0, no jogo de volta, a equipe sul-africana reverteu o placar com 2 a 0. Na 1ª rodada, duelou contra o AC Léopards, do Congo, 2 a 0 em casa e empate por 1 a 1, na fase seguinte, jogou contra o AS Vita Club, do Congo, após as duas pelejas, o Mamelodi foi eliminado da competição, porém a história não acaba aqui, o malinês Idrissa Traoré, foi suspenso por quatro partidas em seu antigo clube e o time congolês não se atentou para tal situação e acabou sendo eliminado do campeonato.

Os “brasileiros” (apelido dado ao clube pelo uniforme parecido com a seleção brasileira) chegaram a fase de grupos, onde as oito melhores equipes do continente estavam. Enfrentou no Grupo B, o Zamalek, do Egito, Enyimba, da Nigéria e ES Sétif, da Argélia, ao final dos três jogos, 100% de aproveitamento e classificação para semifinal. Na fase derradeira, duelou contra o ZESCO United, da Zâmbia, que venceu em casa por 2 a 1, entretanto 1 a 0 em casa, classificou o Mamelodi para final. Em 2001, o vice-campeonato foi a tônica, agora o título não escapou, contra o Zamalek, foi superior e triunfou pelo placar de 3 a 0, no jogo de volta, com regulamento em mãos, perdeu por 1 a 0 e conquistou seu primeiro título continental.

download

 

Elenco para o Mundial:

 

A base da equipe provêm do próprio país com 22 dos 31 atletas, entretanto tem a presença de estrangeiros da Costa do Marfim, Zâmbia, Colômbia, Libéria, Brasil, Uganda e Zimbábue. O goleiro titular é o zambiano Kennedy Mweene, de 31 anos está há doze anos no futebol sul-africano, o zagueiro Anele Ngcongca, de 29 anos foi contratado para dar maior experiência ao elenco, pois possui passagens pela seleção sul-africano, Genk (Bélgica) e Troyes (França), o defensor brasileiro Ricardo Nascimento, de 29 anos é revelado pelo Friburguense e tem passagens por Palmeiras e Académica de Coimbra (Portugal).

No meio-campo, os destaques vão para Keagan Dolly, de 23 anos, a grande revelação do futebol nacional, o atleta tem muita habilidade e potencial, além dos experientes e com passagens pela seleção Teko Modise, de 33 anos e Sibusiso Vilakazi, de 26 anos. No ataque, o colombiano Leonardo Castro, de 27 anos, possui passagens por Millionarios e futebol boliviano e peruano, além do zimbabuano Khama Billiat, de 26 anos, o finalizador da equipe. O técnico Pitso Mosimane, de 53 anos ex-auxiliar-técnico da seleção sul-africana.

Foto: Lefty Shivambu/Gallo Images.

Foto: Lefty Shivambu/Gallo Images.

 

Expectativas para o Mundial:

 

Apesar de inferirem, que o futebol africano está abaixo do asiático e do mexicano, os clubes da região foram os únicos que conseguiram desbancar os times da América do Sul no Mundial. O time é limitado tecnicamente, no entanto, a expectativa é chegar na semifinal da competição e mostrar que o Brasil (alcunha da equipe) pode ser representado por um time da África do Sul. A experiência será única e indescritível.

Pela tabela do campeonato, o clube está nas quartas-de-finais e espera o vencedor de Auckland City (Nova Zelândia) e Kashima Antlers (Japão), se passar de fase enfrentará o Atlético Nacional, da Colômbia na semifinal. Superando o adversário chega a final inédita para um time sul-africano.

Foto: Sydney Mahlangu/BackpagePix.

Foto: Sydney Mahlangu/BackpagePix.

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.