Real Madrid – Rumo ao Penta
- Updated: 5 de dezembro de 2016
Créditos: realmadrid.com
Clube: Real Madrid Club de Fútbol
Fundação: 6 de março de 1902 (114 anos)
Estádio: Santiago Bernabéu (85.454 pessoas)
Títulos
Nacionais: 32 Campeonatos Espanhóis; 19 Copas do Rei; 9 Supercopa da Espanha.
Internacionais: 1 Mundial de Clubes; 3 Copas intercontinentais; 11 Ligas dos Campeões da UEFA; 2 Ligas Europa da UEFA; 2 Supercopas da UEFA.
Participação em Mundiais
A primeira participação do Real Madrid aconteceu na Copa Intercontinental de 1960, logo na primeira edição da competição. Vários dirigentes daquela época já trabalhavam a ideia de criar uma competição que tivesse essa mística de “o melhor time do mundo”, ficou definido que o campeão da Conmebol, a taça Libertadores da América e o campeão da UEFA, a Liga dos Campeões, se enfrentariam em dois jogos de ida e volta no seus estádios. Muitos atribuem a realização e criação da Taça Continental ao presidente na época do Real Madrid, Santiago Bernabéu, pois o clube queria testar sua hegemonia fora de territórios europeus.
Em 1960, o Real Madrid já havia vencido as últimas cinco Liga dos Campeões e já era considerado o maior clube da Europa na época. O adversário seria o clube uruguaio Peñarol, campeão da Libertadores, no primeiro jogo em Montevidéu, um empate de 0 a 0, no jogo de volta no Santiago Bernabéu, o clube espanhol fez uma goleada de 5 a 1 e se tornou o primeiro campeão mundial de clubes.
Em 1966, novamente a competição colocava frente a frente Peñarol e Real Madrid, o clube uruguaio venceu as duas partidas de ida e volta por 2 a 0 e venceu o poderoso Real Madrid.
Após mudanças na competição, a Copa Intercontinental virou Copa Europeia/Sul-Americana Toyota, com um jogo único realizado em Tóquio, no Japão. Após vários anos sem vencer a Liga dos Campeões, em 1998, o Real Madri foi disputar o primeiro modelo de jogo único, o adversário era o campeão da Libertadores, Vasco da Gama do Brasil. O Real Madrid foi bicampeão mundial vencendo o jogo por 2 a 1.
Em 2000, o clube espanhol viajou para Tóquio novamente, enfrentaria o Boca Juniors, campeão da Libertadores de 2000. As melhores equipes do mundo protagonizaram uma grande partida e o clube argentino venceu por 2 a 1 o time merengue.
Em 2002, a competição continuou sendo realizada no Japão mas mudou de cidade, fez sua estreia no Estádio Internacional de Yokohama, enfrentando a equipe paraguaia do Olímpia, o Real Madri ganhou seu tricampeonato da competição por 2 a 0.
Em Janeiro de 2000, a FIFA anunciou que iria realizar a primeira Mundial de Clubes da FIFA, convidou vários times de confederações filiadas a entidade, não necessariamente sendo campeões das competições continentais. O Real Madrid foi convidado por ser campeão da Copa Europeia/Sul-Americana em 1998, o clube merengue terminou a competição em quarto lugar, perdendo para o Necaxa-MEX nos pênaltis na disputa.
Na última participação do clube espanhol, a competição foi realizada no Marrocos, nas cidades de Marracech e Rabat, nas semifinais, ganhou por 4 a 0 do Cruz Azul do México e na final enfrentou o time do Papa Francisco, San Lorenzo da Argentina, venceu a final por 2 a 0. O Real Madrid era o favorito na competição, já que possuía um time repleto de craques como Cristiano Ronaldo, Marcelo, Toni Kroos, James Rodríguez, Karim Benzema e Gareth Bale. O time se tornava tetracampeão mundial, mas esse foi o primeiro titulo no atual modelo da competição.
Fonte: nominuto.com
O caminho para o Mundial
Fase de grupos
O trajeto para a conquista da décima primeira Liga dos Campeões começou no grupo A, formado por Paris Saint-Germain, Shakhtar, Malmo e Real Madrid. O clube que iniciou a temporada sendo comandado por Rafa Benitez não sofreu nenhuma derrota na fase de grupos, foram cinco vitórias e um empate, e foram classificados como primeiros colocados para as oitavas de final.
Oitavas de final
Começaram a segunda etapa da competição com uma mudança importante, Zinedine Zidane passou a comandar a equipe no lugar de Rafa Benitez. Zizou que já havia vencido seis jogos no campeonato Espanhol no comando da equipe, não decepcionou e passou para as quartas de final sem muitos sustos.
Quartas de final
Wolfsburg foi a equipe sorteada para enfrentar os merengues nas quartas de final, e no jogo de ida venceram por 2 a 0 e acabaram com a invencibilidade do Real. No jogo de volta, Cristiano Ronaldo fez um hat-trick, acabou com a festa dos alemães e classificou o Real Madrid para a Semifinal.
Semifinal
O sorteio colocou o Manchester City no caminho dos merengues, Zizou não pode contrar com Cristiano Ronaldo, que estava lesionado, para o jogo de ida que foi disputado no Etihad Stadium e acabou com um empate de 0 a 0. No jogo de volta, Santiago Bernabéu lotado torcendo pela classificaçãodo Real Madrid, que venho dos pés de Gareth Bale que chutou cruzado, a bola desviou no Fernando do Manchester e foi direto para o gol. Resultado magro mas que garantiu a equipe de Zidane na final.
Final
A tão esperada final foi contra o Atlético de Madrid, Sergio Ramos abriu o placar aos 15’. No inicio do segundo tempo, Pepe derrubou Torres na área e o pênalti foi marcado, Griezmann foi para a cobrança mas a bola explodiu no travessão. O empate veio aos 33’ com gol marcado por Carrasco. O jogo foi para a prorrogação, nenhum dos dois times marcaram, então foi para os pênaltis, todos converteram em gols, menos Juanfran que acertou a trave, e assim a responsabilidade caiu sobre os ombros de Cristiano Ronaldo, que acertou o gol e deu o título para o Real Madrid.
Elenco para o Mundial
A grande surpresa é a ausência de Gareth Bale, o Gales passou por um procedimento cirúrgico no tornozelo e deve ser desfalque até abril.
Do restante, Zidane poderá contar com as outras estrelas como Cristiano Ronaldo, Marcelo, Modric, Benzema, Sergio Ramos e Toni kroos.
Os relacionados foram:
Goleiros: Keylor Navas, Kiko Casilla, Ruben Yanez,
Defensores: Daniel Carvajal, Danilo, Pepe, Sergio Ramos, Varane, Fabio Coentrão, Marcelo e Nacho Fernandez
Meio-campistas: Toni Kroos, James Rodríguez, Casemiro, Mateo Kovacic, Lucas Vasquez, Luka Modric, Marco Asensio e Isco.
Atacantes: Cristiano Ronaldo, Karim Benzema, Mariano Diaz e Alvaro Morata.
HALA MADRID!